As 10 vantagens do aluguel de tablets para empresas!
Benefícios do aluguel de tablets para empresas
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 13 minutos

 

Quais são as vantagens do aluguel de tablet? Com a transformação digital caminhando a passos largos, a tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais importante nas organizações.

 A sua empresa está conseguindo acompanhar os constantes avanços de hardware e atualizações de software? Deixar de se manter em dia com novos recursos pode fazer o seu negócio ficar para trás. Mas ainda bem que é possível contar com o aluguel de tablets e roteadores!

A ideia de ser usuário, em vez de proprietário, tornou-se bastante popular. Por exemplo, hoje em dia, muita gente prefere usar o Uber em vez de ter um carro. Afinal, quem tem um automóvel precisa gastar com financiamento, combustível, seguro, licenciamento, manutenção e desvalorização. Todas essas despesas fazem o gasto com o Uber valer mais a pena.

No caso do aluguel de equipamentos eletrônicos, trata-se de uma boa saída para as empresas não terem que lidar com diversos custos e inconvenientes de ter esses aparelhos. Por isso, continue a leitura para entender melhor os motivos disso e veja 10 vantagens do aluguel de tablets e roteadores.

O que é o aluguel de tablets e roteadores?

O aluguel de tablets e roteadores é o processo em que um negócio deixa de fazer a compra direta de equipamentos de TI e passa a contar com um parceiro especializado para a gestão desses equipamentos. Essa medida reduz o foco que a equipe de TI dá para as atividades de gerenciamento de infraestrutura e traz custos mais precisos para a área. Além disso, amplia o nível de flexibilidade no ambiente corporativo.

O investimento no aluguel de tablets e roteadores pode ser feito em vários cenários. Nos eventos corporativos, por exemplo, ele abre o espaço para o negócio ampliar temporariamente a sua infraestrutura de TI sem ter gastos elevados. Assim, os times poderão executar o credenciamento de pessoas, realizar pesquisas de opinião e fornecer internet de qualidade para todos os convidados sem grandes riscos ou dificuldades.

Já na gestão da infraestrutura diária, o aluguel de tablets e roteadores dá a flexibilidade para o negócio crescer e mudar a sua rotina sem medo. Os times contarão com a certeza de que os equipamentos existentes sempre atenderão às suas necessidades. Desse modo, entregar os resultados esperados não será um grande desafio.

É melhor comprar ou alugar tablet?

A ideia de ser o dono de um bem é bastante atraente. Por exemplo, é comum ouvirmos pessoas usarem a expressão “sonho da casa própria”. Além disso, assim que alguém consegue comprar o primeiro carro, passa a ter uma sensação gostosa de independência.

No caso da compra de um imóvel, cada vez mais pessoas têm mudado de ideia. Afinal, elas têm percebido que há vantagens em alugar, já que essa opção oferece a liberdade de se mudar para outro bairro ou outra cidade quando a circunstância exigir, ou mesmo quando der vontade. Além disso, elas entendem que é melhor aplicar o dinheiro em vez de gastar uma grande soma para pagar a entrada de um financiamento.

Quanto à compra de um carro, existem as desvantagens que mencionamos na introdução. Mas e quando se trata de aparelhos eletrônicos, como tablets e roteadores?

As implicações da compra

Para usuários domésticos, não há grandes problemas em adquirir um tablet de uns R$1.500 e usá-lo por alguns anos até que fique obsoleto. No caso de roteadores, que são mais baratos, também não é tão inconveniente trocá-los depois de algum tempo, quando surgem modelos mais avançados.

Entretanto, o que podemos dizer de empresas que precisam de dezenas de tablets para executar suas atividades? Aí a compra dos equipamentos já se torna um problema, e daqui a pouco vamos mostrar os motivos disso.

Algumas organizações, ainda, têm uma particularidade interessante: elas precisam desses aparelhos só de vez em quando. Por exemplo, há empresas que usam tablets em eventos internos de fim de ano. Outras podem precisar dos equipamentos apenas em feiras ocasionais. Se a compra fosse a única maneira de obtê-los, o custo envolvido na infraestrutura seria um grande obstáculo, não é mesmo?

A tranquilidade de ser usuário em vez de proprietário

A solução para evitar os inconvenientes da compra envolve deixar de lado a ideia de ser proprietário de dispositivos eletrônicos para ser apenas um usuário. Quando uma empresa adere à ideia de alugar tablets e roteadores, ela passa a usar esses equipamentos sem a necessidade de comprá-los. Assim, ela os usa enquanto eles estão servindo ao seu propósito.

Em algum momento, o hardware desses aparelhos não suportará mais o software, que evolui a cada dia. Ou eles podem simplesmente parar de funcionar, já que todo equipamento está sujeito a esse imprevisto. Se você for apenas um usuário em vez de proprietário, qual será a solução? Solicitar a troca!

Isso significa, por exemplo, evitar absorver os prejuízos da obsolescência e da manutenção. É evidente que as empresas têm a redução de custos como um dos pilares de sua gestão, e o fato de serem usuárias de aparelhos eletrônicos vai ao encontro dessa necessidade.

Quais são as vantagens do aluguel de tablets e roteadores?

Como é possível prever, são várias as vantagens do aluguel de tablets e roteadores. Separamos 10 delas e vamos explicá-las a seguir.

1. Tecnologia de ponta

Você sabe muito bem que os softwares passam por aprimoramentos constantemente, não é verdade? Porém, à medida que isso ocorre, o que acontece com o hardware de um tablet? Chega um momento em que ele não suporta mais os programas e precisa ser trocado.

Por isso, as empresas precisam trabalhar com aparelhos que tenham tecnologia de ponta. Isso garante boa produtividade, visto que os aplicativos rodam sem travar. Assim, o desempenho do funcionário é muito melhor.

Se a sua empresa usa tablets e roteadores alugados, quando eles começarem a ficar um pouco ultrapassados, poderão ser trocados por um modelo mais novo. Dessa forma, o seu negócio estará sempre equipado com aparelhos de qualidade.

Em outras palavras, o investimento no aluguel de tablets e roteadores garante que o negócio sempre terá uma infraestrutura de equipamentos atualizada e em dia com as principais tendências do setor de TI. Além de trazer mais recursos para o dia a dia das equipes, isso evita problemas de segurança de dados. Ou seja, a empresa poderá utilizar ferramentas confiáveis e inovadoras em todas as suas atividades.

Confira nosso guia abaixo:

2. Maior segurança de dados

Falhas de segurança em smartphones e tablets são muito comuns. Por isso, todo usuário deve tomar certas precauções para evitar ser afetado por ataques de invasores. Porém, se o aparelho está sendo usado no ambiente corporativo, a necessidade de segurança é ainda maior, visto que, nesse caso, informações sensíveis estão em jogo.

Ao alugar tablets de uma empresa que tenha credibilidade, você terá a certeza de que cada aparelho foi configurado e revisado por um técnico capacitado, o que proporcionará uma boa segurança. Quando chegar o momento de devolver os aparelhos, eles serão resetados por técnicos para que as informações armazenadas sejam destruídas, de modo que voltem a ter as configurações de fábrica.

Tenha em mente que leis como a LGPD colocaram a segurança de dados no centro das atenções corporativas, mudando drasticamente o modo como equipes lidam com dados de terceiros e as suas informações estratégicas. Por isso é tão importante trabalhar com uma empresa de boa reputação: isso garante que as suas informações corporativas não cairão nas mãos de terceiros e você poderá entregar serviços de qualidade para os seus consumidores sempre.

3. Otimização do tempo

Quando se trata da gestão de equipamentos de TI, o tempo é um recurso essencial em várias etapas do processo. Para começar, quando se percebe a necessidade de trazer equipamentos para a empresa, é preciso analisar a viabilidade disso. Dependendo do tamanho da compra, isso talvez demande levantamentos e reuniões.

Assim, pode passar um período considerável desde que a necessidade é percebida até a finalização da compra. Mas o gasto de tempo não para por aí. Quanto mais equipamentos de TI há na empresa, mais tempo é necessário para cuidar dos aparelhos.

Além da configuração inicial, tablets e roteadores podem demandar intervenções ocasionais. Por isso, os usuários precisam contar com alguém para resolver problemas e tirar dúvidas. Desse modo, alguém deve estar disponível para oferecer a ajuda necessária.

Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de equipamentos, pode ser preciso manter funcionários dedicados a essa questão. Isso significa mais tempo e mais dinheiro sendo usados para cuidar dos aparelhos que foram comprados.

O aluguel como solução para a otimização do tempo

De que forma o aluguel pode ajudar a otimizar o tempo? Primeiramente, como ele não envolve um gasto enorme de dinheiro, a análise de viabilidade é mais simples. O motivo é que a empresa pagará uma mensalidade, que não requer o desembolso imediato de um alto valor.

Além disso, sua empresa não precisa se preocupar com os aspectos técnicos, já que eles ficam por conta do fornecedor. A configuração inicial, bem como as manutenções ocasionais, é responsabilidade de quem forneceu os aparelhos. Desse modo, não é preciso destacar colaboradores para cuidar disso.

Você pode até estar pensando no seguinte: “mas a mensalidade que minha empresa vai pagar dá para comprar tablets novos”. Acontece que o custo não vem só na forma de dinheiro. Como acabamos de ver, o tempo — que em um negócio equivale a dinheiro — deve ser levado em conta.

Entretanto, mesmo no que se refere a recursos financeiros, a compra traz outros gastos, como veremos no próximo tópico.

4. Redução de custos

Imagine a sua empresa ter que desembolsar cerca de R$13 mil para comprar, por exemplo, 10 tablets de qualidade. Uma descapitalização dessas poderia prejudicar o caixa do negócio, impedindo o investimento em outras áreas.

Após cerca de três a cinco anos, os aparelhos estarão obsoletos e representarão um problema. Por outro lado, alugar esses equipamentos evitará todas essas inconveniências e reduzirá a despesa para obtê-los.

Além disso, a aquisição de tablets e roteadores para uma empresa está associada a diversos gastos e preocupações. Afinal, ao comprar equipamentos desse tipo, é preciso cuidar da logística para que todos eles cheguem em segurança e funcionando corretamente. Depois disso, é necessário encarregar um funcionário de fazer a configuração ou contratar alguém para cuidar dessa tarefa.

Como se não bastasse, é normal surgirem defeitos e, se você é o proprietário de um bem, também é responsável por providenciar o conserto. Mesmo que o equipamento esteja na garantia, muito provavelmente ele não será substituído enquanto estiver na assistência técnica. Isso significa que algum funcionário ficará sem sua ferramenta de trabalho, o que vai gerar prejuízo.

Sem surpresas na hora da manutenção

Vamos supor que sua empresa tenha fechado um contrato para alugar vários tablets. Depois de algum tempo, um deles dá defeito e é preciso providenciar a manutenção. Nesse caso, talvez você esteja se perguntando se é preciso arcar com algum custo.

Afinal, pode ser preciso trocar peças. A logística também tem seu custo, uma vez que o aparelho deve ser enviado ao fornecedor. Quem é o responsável por essas despesas?

Ao contratar o fornecimento de tablets e roteadores, a manutenção será responsabilidade da empresa fornecedora. Isso significa que, quando surgirem defeitos, bastará acionar o suporte e a equipe avaliará o que é necessário fazer para resolver a questão o mais rápido possível.

Se for preciso fazer qualquer troca, não haverá custos extras para a sua empresa, já que todos esses serviços fazem parte do contrato. Isso significa não ter que arcar com a mão de obra da manutenção nem da aquisição de peças ou de novos aparelhos.

Dedução no Imposto de Renda

Na questão dos custos, ainda podemos falar sobre a possibilidade de obter benefícios no Imposto de Renda. Acontece que o aluguel é uma maneira de se obter equipamentos na forma de serviços, o que é chamado de HaaS, ou Hardware as a Service.

Essa despesa é lançada no programa do Imposto de Renda e abatida da base de cálculo, já que se trata de um custo operacional. Uma vez que isso reduz o lucro líquido, o resultado é um imposto menor, o que resulta na redução de custos.

5. Otimização da logística

Ao comprar os equipamentos, você precisa cuidar para que eles cheguem em segurança na sua empresa. E, depois, a logística pode envolver vários outros aspectos.

Um deles é a configuração inicial. Já explicamos que ela demanda tempo, mas esse não é o único ponto que requer atenção. Esse serviço envolve conhecimento técnico, e isso não pode se limitar a chamar um colaborador que entende um pouco de informática para ajudar.

Equipamentos corporativos precisam ser seguros, já que contêm informações que não podem sair do âmbito interno da empresa. Por isso, eles precisam ser configurados por quem é realmente especializado no assunto e está acostumado com esse tipo de demanda.

No caso das manutenções corretivas, vamos supor que sua empresa decida terceirizar a manutenção dos aparelhos comprados. Será que a logística vai funcionar bem? Quem vai se encarregar do transporte? Em quanto tempo a correção será feita? Por quanto tempo o setor ficará sem o equipamento?

Os detalhes da logística não param por aí. Suponhamos que a sua empresa vai organizar um evento e precisará de tablets para usar na recepção. Vai ser preciso contar com um software específico, não é mesmo? Quem é proprietário dos equipamentos precisa correr atrás do aplicativo e providenciar o licenciamento e a instalação.

Por outro lado, ao alugar, basta você explicar ao fornecedor qual é o objetivo dos equipamentos e eles virão com o software necessário para as atividades. Tudo isso em um só contrato e uma só despesa, sem nenhuma surpresa.

Para completar, ao alugar tablets e roteadores, o fornecedor garante agilidade na entrega, desde que você escolha uma boa empresa como parceira, é claro. Assim, não é preciso se preocupar com a possibilidade de os equipamentos não estarem prontos a tempo.

6. Maior personalização do software

Seria ótimo usar aplicativos que funcionem sob medida para as atividades realizadas pelo seu negócio, não é? Saiba que essa opção está disponível caso você decida alugar tablets para a sua empresa. Uma das vantagens do aluguel de tablet!

Cada empreendimento tem as suas particularidades e isso exige softwares personalizados. Por isso, ao solicitar tablets e roteadores, analise a possibilidade de contratar um pacote de serviços — também chamado de solução — que inclua o fornecimento de aplicativos perfeitamente alinhados com os processos do seu negócio.

Por exemplo, se você trabalha em um instituto de pesquisa, é preciso contar com um software específico, que atenda às particularidades desse tipo de atividade. Para agências de marketing, soluções que facilitem a apresentação de ideias ao cliente são bem-vindas.

Empresas de eventos, por outro lado, têm necessidades diferentes. Por exemplo, elas precisam de um software que atue na recepção, simplificando o credenciamento dos visitantes. Mas outros aplicativos podem ser úteis nessas ocasiões.

Quando se organiza uma feira, é fundamental fazer uma pesquisa de satisfação para entender o que os visitantes acharam da experiência. Esse feedback é essencial para a gestão do evento, uma vez que, sem ele, não é possível aperfeiçoar as futuras edições. Para fazer isso de uma forma que engaje o público, vale a pena caprichar na interatividade e disponibilizar tablets para que as pessoas preencham o questionário.

Assim, fica claro que cada negócio ou projeto tem necessidades que requerem softwares específicos, às vezes criados sob medida. Ao optar pelo aluguel de tablets, sua empresa pode contratar uma solução completa, que contemple o desenvolvimento de uma aplicação. Essa personalização contribui muito para a eficiência dos processos, de modo que é vantajoso contar com ela.

7. Proteção compartilhada em casos de roubos ou furtos

Infelizmente, é preciso levar em conta o risco de os equipamentos da empresa serem roubados, em especial quando eles são usados em atividades externas. Para lidar com isso, quem é proprietário de dispositivos eletrônicos tem a opção de fazer um seguro que proteja contra furto e roubo.

Por outro lado, quando a empresa decide alugar tablets com um fornecedor de confiança, é possível reduzir o custo com o seguro. Acontece que existe a proteção compartilhada, serviço adicional cuja despesa é dividida entre contratante e contratado.

Principalmente no caso das empresas que precisam de uma grande quantidade de aparelhos, o valor economizado no seguro de cada tablet pode, no final, significar uma grande economia. Assim, caso ocorra furto ou roubo, é possível ter o aparelho substituído sem precisar lidar com surpresas nas contas a pagar.

8. Suporte 24 horas

Se a sua empresa comprou tablets, roteadores e outros aparelhos, talvez você ache que a garantia atenderá a todas as necessidades em caso de defeito. Mas pense bem: será que o fabricante oferece suporte 24 horas, substituição de equipamentos estragados e troca no local? Muito provavelmente não.

Ao optar pelo aluguel de roteadores e tablets, você contará com um suporte que oferece ajuda a qualquer momento. Assim, as atividades do seu negócio não serão interrompidas e a produtividade será mantida. Muito pelo contrário: sempre haverá um time preparado para ajudar o negócio a solucionar os problemas e manter a disponibilidade de seus serviços. Uma das vantagens do aluguel de tablet!

9. Cobertura nacional

Um dos grandes desafios das empresas modernas é ter operações que possam ser executadas em qualquer lugar. Isso demanda a disponibilidade de uma infraestrutura robusta e que possa ser acessada em qualquer lugar. Nessas horas, contar com parceiros que possam entregar aparelhos em qualquer lugar do país é crucial.

O aluguel de tablets e roteadores é um serviço que pode ser contratado independentemente de onde o seu negócio está localizado. Toda a logística fica sob a responsabilidade da empresa que fará o fornecimento dos aparelhos. E o bom é que o aluguel só começa a contar a partir do momento em que você recebe os equipamentos.

Além disso, não é necessário se deslocar até outra cidade ou estado para negociar e assinar o contrato. Afinal, a contratação é online, o que garante uma praticidade enorme.

10. Solução centralizada

Embora sua empresa tenha vários setores que contribuem para o bom andamento das atividades, o core business é o que merece a maior atenção. Afinal, trata-se do núcleo do negócio, a própria razão de sua existência. Essa é uma das vantagens do aluguel de tablet!

O problema é que certas atividades podem desviar a atenção e tomar o tempo tanto dos colaboradores quanto dos gerentes. Elas incluem, por exemplo, tarefas relacionadas a aspectos técnicos do funcionamento de equipamentos de TI.

Quando é preciso lidar com configurações, defeitos, logística, orçamentos, entre outras coisas, a equipe acaba dando menos atenção às suas atividades principais. Isso pode resultar na diminuição da produtividade e até mesmo em retrabalho.

O aluguel de tablets evita todas essas inconveniências, por se tratar de uma solução centralizada. Afinal, em apenas um contrato, sua empresa tem acesso a:

  • fornecimento de tablets e roteadores de acordo com as suas demandas;
  • Até 24h para despacho de tablets reservas em caso de defeitos;
  • envio dos equipamentos para os locais em que o negócio está localizado;
  • proteção compartilhada contra furto e roubo, evitando prejuízos para a empresa no seu dia a dia;
  • proteção contra quebra de tela, maximizando a durabilidade dos equipamentos e reduzindo a necessidade de trocas;
  • suporte ao usuário qualificado, que reduz o tempo necessário para solucionar problemas;
  • troca de equipamentos em caso de obsolescência, aumentando o nível de atualização das soluções e reduzindo as chances de o negócio ficar exposto a falhas de segurança;
  • instalação de aplicativos conforme as demandas da empresa, aumentando o nível de personalização e usabilidade dos tablets.

Terceirizar a gestão dos tablets e lidar com apenas um fornecedor para resolver todas essas questões simplifica a resolução de problemas.

Quais são os modelos de tablets disponíveis na Tec Mobile?

Agora você já entende bem o que está envolvido em ser usuário ou proprietário de tablets e roteadores. Também ficou claro que é muito vantajoso alugar esses equipamentos em vez de comprá-los. Por isso, é hora de fechar o assunto falando sobre quais modelos estão disponíveis na Tec Mobile.

Já podemos adiantar que eles são de qualidade e visam atender às necessidades da rotina corporativa. Ou seja, são aparelhos que contribuem para a produtividade dos colaboradores. Ao escolher entre os modelos da Tec Mobile, saiba que é possível optar entre Android e iOS.

Android

No caso do Android, a Samsung é referência indiscutível. É verdade que ela fabrica aparelhos mais simples, voltados para o uso doméstico. Mas ela também oferece tablets topo de linha, que atendem muito bem às necessidades das empresas, e é por isso que nós os trouxemos para a Tec Mobile.

Os tablets da Samsung são os melhores aparelhos para quem precisa de um dispositivo com Android. Eles contam com recursos exclusivos de produtividade, o que ajuda os seus times a aproveitarem ao máximo os equipamentos. Além disso, a Samsung é líder no mercado de Android, sendo reconhecida pela sua habilidade de entregar recursos inovadores.

Você pode escolher entre os seguintes modelos:

  • Galaxy Tab A de 7 polegadas;
  • Galaxy Tab A de 8 polegadas;
  • Galaxy Tab E de 9,6 polegadas;
  • Galaxy Tab A de 10,1 polegadas.

iOS

Nós também temos iPads, que são os tablets da Apple. Esses aparelhos são famosos pela qualidade, além de o fabricante ser referência em experiência do cliente. Por isso, quem escolhe seus equipamentos não se decepciona. A Tec Mobile disponibiliza:

  • iPad Air;
  • iPad 4.

Conforme você viu neste artigo, o aluguel de tablets e roteadores vale a pena. É muito vantajoso não ter que arcar com a rápida desvalorização e com os custos relacionados com a manutenção. Essa solução é uma ótima maneira de manter os equipamentos da empresa atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação dos colaboradores que os utilizam.

É claro que você deve negociar esse serviço apenas com uma empresa que tenha credibilidade no mercado. Então, entre em contato agora mesmo com a Tec Mobile e descubra como podemos ajudar!

E então, tem mais alguma dúvida sobre as vantagens do aluguel de tablet?

Deixe um comentário