Sistema operacional de tablets: principais pontos que deve saber | Tec Mobile
sistemaoperacionaldetabletsprincipaispontosquedevesaber
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 8 minutos

 

Muitas pessoas usam dispositivos eletrônicos como PCs, laptops, smartphones ou tablets diariamente. Você que lida com marketing e eventos sabe bem disso, certo? Bom, todos esses dispositivos geralmente estão executando um sistema operacional (OS).

No entanto, poucos usuários sabem o que esse software pode fazer e por que vem pré-instalado na maioria dos dispositivos. Embora os laptops e dispositivos de desktop geralmente sejam executados por meio do Windows, macOS ou Linux, a maioria dos dispositivos móveis executa iOS ou Android. Ainda que a maioria dos sistemas operacionais difiram amplamente, suas funções básicas e estrutura são muito semelhantes em princípio.

Neste artigo, nós explicamos os principais pontos que você precisa entender sobre os sistemas operacionais para tablets. Acompanhe!

O que é sistema operacional?

Um sistema operacional é o software principal que gerencia todo o hardware e outros softwares em um computador. Também conhecido como “OS”, ele faz interface com o hardware do computador e fornece serviços que os aplicativos podem usar.

Ele executa tarefas básicas como gerenciamento de arquivos, memória e processo, manipulação de entrada e saída, e controle de dispositivos periféricos, como unidades de disco e impressoras.

Na maioria das vezes, existem vários programas de computador diferentes em execução ao mesmo tempo e todos eles precisam acessar a unidade de processamento central (CPU), a memória e o armazenamento do computador. O sistema operacional coordena tudo isso para garantir que cada programa receba o que precisa.

Como funciona?

Como dissemos, no nível mais simples, um sistema operacional faz duas coisas:

  • gerencia os recursos de hardware e software do sistema de computador. Esses recursos incluem processador, memória, espaço em disco etc.;
  • fornece uma maneira estável e consistente para os aplicativos lidarem com o hardware sem precisar conhecer todos os detalhes dele.

Para entender melhor como isso funciona, podemos dividir essas atividades em alguns pontos.

Uma plataforma para programas de aplicativos

O sistema operacional fornece uma plataforma, sobre a qual outros programas, chamados de programas de aplicativos, podem ser executados. Esses aplicativos ajudam os usuários a realizar uma tarefa específica facilmente. Ele atua como uma interface entre o dispositivo e o usuário e é projetado de forma a operar, controlar e executar vários aplicativos.

Gerenciando a unidade de entrada-saída

O sistema operacional também permite que o dispositivo gerencie seus próprios recursos, como memória, monitor, teclado, impressora etc. O gerenciamento desses recursos é necessário para uma utilização eficaz. O sistema operacional controla os vários recursos de entrada e saída do sistema e os aloca aos usuários ou programas de acordo com suas necessidades.

Interface de usuário consistente

Outro recurso importante do sistema operacional é que ele fornece ao usuário uma interface fácil de trabalhar, para que ele não precise aprender uma abordagem diferente a cada vez e possa se concentrar no conteúdo e ser produtivo o mais rápido possível. Ele fornece modelos, componentes de interface para tornar o funcionamento de um dispositivo realmente fácil para o usuário.

Multitarefa

O sistema operacional gerencia a memória e permite que vários programas sejam executados em seu próprio espaço e até mesmo se comuniquem entre si por meio da memória compartilhada. A multitarefa oferece aos usuários uma boa experiência, pois eles podem executar várias tarefas em um computador ao mesmo tempo.

Por que entender sobre sistema operacional?

Bom, já que estamos falando em tablets, a partir daqui vamos nos concentrar nos sistemas operacionais desses dispositivos móveis. Um OS móvel permite que smartphones, tablets (computadores pessoais) e outros dispositivos executem aplicativos e programas.

Ele normalmente é inicializado quando um dispositivo é ligado, apresentando uma tela com ícones ou blocos que apresentam informações e fornecem acesso aos aplicativos. Os sistemas operacionais móveis também gerenciam a conectividade de rede celular e sem fio, bem como o acesso ao dispositivo.

Como você pode ver, um sistema operacional está no centro de qualquer dispositivo de computação. Ele molda a experiência geral, influenciando tudo, desde a aparência dos aplicativos até a alocação de recursos de memória suficientes para garantir que seus comandos possam ser executados sem problemas.

Quais os principais pontos você deve saber sobre sistema operacional?

Um sistema operacional móvel é a base que permite que você execute seus aplicativos e programas favoritos em seu dispositivo móvel. É ele que permite aos usuários jogar seus jogos escolhidos, acessar uma variedade de configurações e utilizar a variedade de serviços que seu dispositivo móvel oferece. É essencialmente a espinha dorsal de todos os recursos de um dispositivo móvel. Portanto, vamos examinar os principais recursos dos sistemas operacionais.

Facilidade de uso

Menus e botões são tão vitais para uma experiência móvel quanto o que o usuário pode fazer com eles. Parece impossível baixar aplicativos e acessar exatamente as coisas que um dispositivo deve permitir que façamos, se as configurações e opções para fazer isso são tão complicadas quanto descobrir a física quântica.

É a diferença entre “abrir aplicativo” e “começar a usar o aplicativo de software”. É também a diferença entre as formas dos botões e se eles são facilmente perceptíveis e compreensíveis ou se são apenas uma coleção de símbolos indecifráveis que podem ser lidos tão facilmente quanto hieróglifos.

Quando se trata de fazer um sistema operacional móvel, manter a experiência do usuário final em mente é absolutamente essencial, especialmente quando se trata de detalhes como esses. Ao fazer isso, saia da mente de um desenvolvedor de aplicativos para iPhone e entre na mente de seu usuário para ter certeza de que está abordando até os menores pontos problemáticos que podem atrapalhar sua experiência.

Poder para o usuário

Quando se trata de nossos gadgets, há poucas coisas de que gostamos mais do que uma variedade de opções. Dada a opção de mudar tudo, desde esquemas de cores a conceitos simples — como ser capaz de mudar a imagem de fundo do dispositivo ou decidir como o dispositivo nos cumprimenta ao ligá-lo — geralmente, quanto mais opções, melhor.

O desenvolvedor do sistema operacional deseja um design completamente diferente daquele do usuário. Portanto, embora o uso simplista possa ser bom para alguns, permitir que eles adicionem porcas, parafusos e suportes ao suporte do sistema operacional (além de aplicativos) pode ser uma grande coisa.

Felizmente, como a maioria dos sistemas operacionais móveis apresenta uma variedade de opções de personalização, é melhor apenas comprar ao redor. Experimente o máximo possível na loja, pois cada um pode ser diferente de acordo com o seu gosto de personalização.

Aplicativos

Smartphones e tablets causaram um grande impacto quando foram apresentados ao mercado, em parte por causa de quão maravilhosas e fantásticas eram as telas sensíveis ao toque dos dispositivos. A outra razão para o sucesso provavelmente se deve aos aplicativos.

Evitando ter que carregar o navegador da web embutido do dispositivo para abrir um site e acessá-lo dessa forma, os aplicativos tornam isso muito mais fácil. Frequentemente, eles fornecem ainda mais recursos para seus colegas de navegador. Na verdade, os aplicativos são tão avançados que você pode até baixar um navegador totalmente novo para acessar a Internet.

O único problema é que nem todos os aplicativos estão disponíveis em todos os sistemas operacionais. Ao olhar para exemplos de sistemas operacionais móveis e a variedade de aplicativos disponíveis em cada um, o Android atualmente tem mais aplicativos listados em sua loja — mas o iOS não está muito atrás.

Multitarefa

O hardware de um dispositivo cobre a qualidade e a velocidade de execução de cada aplicativo ou processo no dispositivo. É responsável por quantas falhas um aplicativo registrará em um uso e o que os mantém funcionando da maneira mais suave possível. Com o seu hardware pronto para o desafio de executar todos esses aplicativos como deveriam, por que não aproveitar e pedir mais?

A multitarefa é principalmente um novo recurso dos sistemas operacionais móveis. Os recursos atualizados do iOS da Apple permitem vários aplicativos ao mesmo tempo. Com os dispositivos cada vez mais sendo usados como extensões de escritórios e áreas de trabalho, faz sentido criar um sistema operacional móvel que nos permita executar quantas coisas quisermos em nossos laptops. Com dispositivos que fazem isso, é uma maravilha porque encontraríamos tanta utilidade quanto nos computadores.

O que considerar na escolha de tablet?

Ao decidir qual tablet obter, primeiro você precisa decidir qual sistema operacional prefere. Existem três opções, cada uma com seus próprios pontos fortes e fracos. Abaixo você encontrará um resumo para todas as possibilidades.

Porém, quer você perceba ou não, pode já ter tomado essa decisão — se você tem um smartphone e gosta dele, é melhor adotar um tablet feito pela mesma empresa. Existem muitas vantagens em ter um iPhone e um iPad, pois esses dois podem compartilhar dados e aplicativos. O mesmo é válido para a Samsung. Mas, vamos focar aqui nas diferenças entre os sistemas operacionais de cada um.

iOS, da Apple

A popularidade da Apple, combinada com o ecossistema do iPad e iPhone, traz muitos benefícios. Você pode obter mais de um milhão de aplicativos na Apple Store, e alguns deles são projetados especificamente para iPads, tendo em mente sua tela maior. Os iPads também podem ser mais estáveis do que os tablets Android.

A Apple tem que aprovar cada aplicativo na Store individualmente, e como esses aplicativos só precisam ser suportados em dispositivos limitados (aqueles no universo Apple), esse processo se torna mais eficiente, tornando mais fácil eliminar e eliminar bugs. Algumas pessoas argumentam que os dispositivos iOS são mais fáceis de usar, mas isso é mais uma preferência pessoal.

Como a Apple é a única marca que produz tablets com iOS, os próprios tablets tendem a ser de qualidade superior. É também por isso que o iPad é líder de mercado. Versões mais recentes, como o iPad Pro, podem até ter um desempenho melhor do que alguns PCs.

Fazer parte do universo Apple também dá aos usuários do iPad acesso a outras vantagens, como acessórios (capas personalizadas para tablet que estão mais amplamente disponíveis), complementos sem fio (teclados, Air Pods) e dispositivos externos que você pode conectar ao tablet (até instrumentos como guitarras).

Android, da Google

Há uma gama muito maior de escolha quando se trata de dispositivos com suporte para Android, o que obviamente inclui tablets. Isso ocorre porque o Android é de código aberto e quase todas as outras marcas o usam.

A Samsung, principal concorrente da Apple, e a Huawei, que está se destacando atualmente, usam o Android. A personalização é praticamente ilimitada depois que você compra um tablet Android, algo que o iOS não pode oferecer. Recursos como widgets podem ajudar os usuários a personalizar a interface do tablet.

A Google Play Store, que todos os tablets Android usam, também percorreu um longo caminho. Ele não tem a mesma supervisão que a Apple, mas definitivamente compete no que diz respeito à variedade.

Os iPads podem ter resoluções muito boas graças ao seu tamanho, mas por causa dos tablets Android de diferentes tamanhos disponíveis, você também tem muitas resoluções disponíveis. Muitos fabricantes de tablets Android agora também usam uma tela IPS (como a Lenovo) que é o que os iPads também têm, levando a uma qualidade de imagem superior.

Por que alugar equipamentos para eventos?

Se você precisar interagir com seu público e quiser criar uma experiência memorável e produtiva, então alugar os equipamentos para o seu próximo evento pode ser a solução. Existem muitas vantagens em alugar um tablet para o seu evento. Aqui estão apenas algumas:

Mobilidade e disponibilidade

Tablets são pequenos o suficiente para serem transportados facilmente e eliminam preocupação extra que você não precisa ter enquanto estiver viajando, por exemplo. As equipes de locação são equipadas com experiência quando se trata de grandes eventos e reuniões, colocando seus tablets onde você precisa e quando precisa. Essa disponibilidade deixará você com um mínimo de estresse.

Manutenção e suporte

Quando você aluga um tablet, você não é responsável pela manutenção constante do item, muito menos pela manutenção de longo prazo. Qualquer dúvida ou problema que você possa encontrar, uma equipe experiente está lá para divulgar rapidamente qualquer assunto. Isso vai liberar muito do seu tempo e permitir que você se concentre em aproveitar ao máximo seu evento.

Confiabilidade

Os tablets alugados são bem mantidos e sempre instalados com tecnologia de ponta. Conforme o tempo passa e certos modelos se tornam obsoletos, você não precisa se preocupar em substituir seus próprios tablets para que funcionem corretamente. Se os componentes falharem, a empresa parceira cuidará dos reparos ou poderá fornecer uma substituição.

Personalização

Encontre uma solução que atenda às suas necessidades e corresponda a todos os critérios de sua lista para um evento corporativo perfeito. Usando tablets em conjunto com um software especializado, por exemplo, um participante pode sinalizar um pedido para falar, buscar um ponto de informação etc. Você pode também preparar Q&As específicos durante o evento. Enfim, todos os sistemas permitem qualquer tipo de personalização em seu evento.

Certamente, existem muitas opções quando se trata de dispositivos móveis, sobretudo quando falamos em tablets. Entender como o sistema operacional desses dispositivos funciona ajudará você a fazer a melhor escolha na hora de decidir qual modelo utilizar no para o seu trabalho.

Gostou do conteúdo e quer conversar com outros colegas de profissão sobre o assunto? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e chame-os para o debate!

Deixe um comentário