Veja 4 dicas de como conseguir patrocínio para eventos | Tec Mobile
Aperto de mão que sugere uma negociação para patrocínio de evento bem-sucedida.
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 6 minutos

 

Você sabia que conseguir patrocínios é uma forma interessante de aumentar a rentabilidade dos seus eventos e fazer com que seja possível fornecer experiências inesquecíveis aos participantes? Diante de um cenário economicamente desafiador, aliás, isso pode fazer a diferença entre um evento de ponta ou não. Portanto, buscar patrocinadores é algo a sempre ser considerado.

Além do direcionamento para esse tipo de iniciativa, é importante, também, saber como conseguir patrocínio. A busca por um parceiro deve considerar todos os fatores que sejam úteis para maximizar a sua chance de alinhar-se com uma marca robusta. Desse modo, você conseguirá encontrar um parceiro capaz de maximizar a qualidade do seu evento e, ao mesmo tempo, encantar o seu público-alvo.

Então, para ajudar, você verá neste post como conseguir patrocínio para eventos e como eles são importantes para que as programações sejam organizadas da melhor forma possível. Quer conseguir boas parcerias? Veja o que fazer!

O que é o patrocínio de um evento?

O patrocínio de um evento é o processo em que uma marca financia parte da sua iniciativa em troca de um destaque durante o evento. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de medidas simples, como menções antes de apresentações e a apresentação da logo da marca nos materiais de divulgação. Mas, a depender do investimento, também pode contar com projetos mais amplos, como a disponibilização de stands durante todos os dias do evento.

Para a empresa que é patrocinada, esse tipo de iniciativa reduz os custos operacionais e permite melhorar a qualidade do evento como um todo. Já para quem faz o patrocínio, há a chance de expor a sua marca para um novo público. Desse modo, ela conseguirá aumentar o seu market share e, assim, ter mais vendas a médio e longo prazo.

Como os patrocínios funcionam?

Os patrocínios são sempre executados a partir da parceria entre duas ou mais empresas. No caso dos eventos, eles ajudam o negócio responsável pelo evento a financiar a iniciativa e conseguir mais nomes dentro das áreas de exposição. Nesse caso, a marca patrocinadora ficará presente em vários ambientes e documentos, tais como:

  • panfletos de divulgação e outros materiais impressos;
  • participação em stands;
  • apresentação de conteúdos durante o evento;
  • apresentação da sua marca como patrocinadora oficial em todos os anúncios do evento.

Por que conseguir patrocinadores para os seus eventos?

A busca por um patrocinador pode ser uma ótima alternativa para quem pretende aumentar o retorno sobre o seu investimento em um evento. Essa iniciativa traz benefícios tanto para quem patrocina quanto para quem é patrocinado. Confira a seguir!

Redução de custos

A empresa que realiza o patrocínio, muitas vezes, investe diretamente no financiamento do evento em troca da exposição da sua marca. Para o negócio que é patrocinado, isso é uma ótima oportunidade. Afinal, representa a possibilidade de diminuir o tamanho do seu orçamento.

Tenha em mente que o orçamento de um evento é um dos pontos mais importantes do planejamento de um projeto desse tipo. A empresa precisa estar atenta para reduzir o seu tamanho e evitar desperdícios. Além disso, deve encontrar oportunidades para otimizar os seus gastos, como é o caso do patrocínio.

Formação de parcerias estratégicas

O mercado brasileiro é marcado por alta competitividade. Somos um dos maiores países e, justamente por isso, conseguimos atrair marcas de todo o planeta. Nesse cenário, é preciso inovar e sempre buscar novas parcerias para se destacar diante da concorrência.

Saber como conseguir patrocínio para os seus eventos é um dos caminhos que podem ser tomados com esse objetivo. Ela permite à sua empresa encontrar uma marca para apoiá-la em iniciativas futuras e para trocar experiências. Desse modo, projetos futuros contarão com mais chances de sucesso.

Mais visibilidade para a sua marca

A empresa que investe em patrocínios de eventos também consegue benefícios. Nesse caso, o maior ganho será o aumento de visibilidade da sua marca. Ao apostar nessa alternativa, o negócio consegue divulgar os seus produtos para um novo público, que não necessariamente conhece os seus serviços.

Nos casos de patrocínios com mais possibilidades, essa escolha pode inclusive facilitar a aquisição de clientes. Se o patrocínio envolver a divulgação de produtos, por exemplo, os clientes poderão conhecer e experimentar as soluções em um ambiente mais descontraído. Assim, as chances de ele fechar a compra no momento (ou mesmo no futuro) são muito maiores.

Possibilidade de tornar o evento mais atraente para o convidado

Um dos pontos mais importantes para quem organiza um evento é otimizar a experiência do visitante. O responsável pelo planejamento deve sempre rastrear caminhos que possam maximizar a satisfação do convidado e, com isso, garantir que ele busque a sua marca no futuro. Além disso, precisa identificar meios inovadores para encontrar o seu conteúdo e tornar cada momento durante o evento algo único.

A presença de patrocinadores pode ser direcionada com esse fim. A partir dela, a sua empresa terá mais conteúdos para apresentar durante o evento, melhorando a experiência dos seus convidados. Ou seja, você conseguirá valorizar a sua marca e garantir que aqueles que estiverem presentes conseguirão alto nível de satisfação.

Qual a importância dos patrocinadores para a realização de eventos?

Contar com patrocinadores para os eventos é essencial para conseguir que as programações sejam rentáveis e seja possível organizar experiências que possam marcar a vida dos participantes. Com a colaboração das instituições, também é possível que o valor do evento seja mais acessível aos usuários, aumentando o número de pessoas impactadas.

Assim, o relacionamento da empresa será mais duradouro e caminhará mesmo ao fim das atividades oficiais. Agora que você entendeu a importância dos patrocinadores, saiba como conseguir o maior número deles para seu evento.

Como conseguir patrocínio para eventos?

Para garantir bons patrocínios, é importante seguir algumas etapas. Elas te ajudam a vender o seu evento com mais facilidade e, ao mesmo tempo, facilitam a busca por um patrocinador alinhado com o perfil do seu negócio. Desse modo, você conseguirá montar um time de patrocinadores que agregue valor ao seu evento e consiga gerar um bom retorno a todos.

Confira a seguir quais são as principais para conseguir o patrocínio para os seus eventos!

1. Conheça a sua audiência

Antes de tudo, é fundamental conhecer quem é o seu público. Essa informação é a que fundamentará quais são os patrocinadores ideais para o evento. Com os dados em mãos, será mais fácil conquistar as empresas, mostrando que elas terão um espaço interessante e viável para fazer negócios.

Saber o perfil do evento é algo que deve ser feito até mesmo quando o projeto não contar com patrocínios. Afinal de contas, esse é um conhecimento crucial para melhorar o planejamento de mensagens de publicidade, o tipo de campanha de divulgação e o modo como os conteúdos serão organizados. Por isso, jamais ignore a definição do perfil do público-alvo dos seus eventos.

2. Pesquise e liste os possíveis parceiros

Sabendo bem quem é o público, procure parceiros que tenham o mesmo perfil procurado. Vale lembrar que não é útil buscar qualquer empresa, já que um patrocínio mal-escolhido pode ser ruim para a programação. Por exemplo, não pegaria bem a um evento vegano contar com empresas ligadas à produção ou comercialização de carne.

Em outras palavras, sempre busque patrocinadores que sejam alinhados com a sua marca e o perfil do seu evento. Encontre parceiros que consigam agregar ao evento e se integrar a ele de maneira natural. Assim, a presença dele não será vista como algo diferente do esperado para o seu evento.

3. Defina as cotas de patrocínios

Antes de entrar em contato com alguma empresa ou disponibilizar materiais para que elas procurem por você, defina como serão as cotas de patrocínio. Em linhas gerais, quanto maior for o valor investido, maiores serão as contrapartidas que o evento dará às empresas. Elas podem estar ligadas ao tamanho do stand, à veiculação de propaganda entre programações e até mesmo à visibilidade em flyers e propagandas oficiais do projeto.

4. Prepare um material para prospecção

Agora é o momento de colocar as informações em um material bonito e convincente. Aqui, trabalhe com gatilhos mentais a fim de que as empresas entendam que:

  • as cotas de patrocínio são limitadas (quem demorar poderá ficar sem);
  • as melhores cotas terminam mais rápido (a escolha é urgente);
  • o investimento efetuado retornará em visibilidade e negócios para a instituição (é uma escolha fundamentada, não irracional);
  • a novidade pode ser o que a empresa precisa para sair do ostracismo e aparecer mais para o público.

Como negociar com esses patrocinadores?

Aperto de mãos entre patrocinador e organizador de eventos.

Ao conseguir uma empresa interessada em patrocinar o evento, mostre desde o início que o patrocínio não é um favor, mas uma relação de parceria entre instituições com interesses em comum. Caso realizem contrapartidas, analise cada uma delas, mas não caia na tentação de aceitar valores muito inferiores ao estipulado só para não perder a oportunidade. Com um trabalho bem-feito e com valores realistas, as empresas se interessarão pelo seu evento.

O investimento em eventos corporativos é importante para qualquer empresa. Com esse tipo de iniciativa, as marcas conseguem alcançar novos públicos e ampliar as suas receitas. Além disso, podem reafirmar a sua posição no mercado com mais facilidade.

Nesse contexto, conseguir um patrocínio pode ser uma ótima forma de financiar o seu evento. A partir do apoio de outras marcas, você também conseguirá melhorar os pontos fortes do evento, ou seja, maximizar o retorno sobre o seu investimento. Por isso não deixe de considerar as nossas dicas de como conseguir patrocínio!

Agora que você sabe como conseguir patrocínio para eventos, é hora de colocar a mão na massa e desenvolver seu projeto para realizar as melhores parcerias disponíveis. Dessa forma, você estará mais próximo de fazer um evento inesquecível para o público, mas que também seja rentável.

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