Confira 4 dicas para tornar a sua empresa sustentável
Canecas personalizadas com Caricaturas dos colaboradores da Tec Mobile
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Quando falamos de quais fatores tornam uma companhia mais competitiva, poucas pessoas pensam na sustentabilidade em primeiro lugar. Porém, ao longo dos últimos anos, um número crescente de pessoas está preferindo realizar negócios com algum tipo de empresa sustentável, ou seja, companhias com um baixo impacto ambiental.

Em função disso, o investimento em estratégias para tornar o negócio mais sustentável passou a fazer parte das preocupações de muitos gestores. Manter uma rotina de baixo impacto ambiental não é mais apenas uma forma de reduzir custos, mas também é um meio de garantir mais clientes para a empresa.

Se você quer começar a manter o negócio mais sustentável, veja as quatro dicas que preparamos abaixo!

1. Reduza o uso de papel

A redução do uso de papel é um dos primeiros passos para mitigar o impacto que a companhia tem no meio ambiente. Portanto, adote tablets, dispositivos móveis e ferramentas de gestão de documentos digitais para eliminar ao máximo a necessidade de imprimir qualquer tipo de informação. Além de obter informações muito mais rápido, o que atualmente é fundamental e estratégico, a companhia reduzirá despesas com materiais de escritório e até mesmo a quantidade de impressoras e espaços físicos para armazenamento de documentos.

2. Tenha políticas para cortar ou reduzir o uso de energia

Nenhuma companhia se mantém ativa sem energia elétrica. Isso não impede, porém, que estratégias sejam adotadas para reduzir os gastos na área. Contrate uma revisão de seus sistema elétrico, ao comprar equipamentos eletrônicos, observe aqueles com selo de baixo consumo de energia, treine seus colaboradores para sempre utilizarem equipamentos de forma inteligente e invista em sensores para gerenciar de modo automatizado as lâmpadas de cada setor.

3. Adote copos retornáveis

Essa é uma medida simples, mas que, a longo prazo, torna a empresa sustentável e mais econômica. Substitua todos os copos e xícaras de uso interno por itens que não sejam descartáveis e direcione o uso desse tipo de produto apenas para visitantes. Dessa forma, a companhia terá menor necessidade de comprar copos novos equipamentos e poderá reduzir o descarte de plásticos no meio ambiente. Aqui na Tec Mobile, cada colaborador, quando contratado, ganha de presente uma caneca com sua imagem em forma de um desenho e com seu nome, enfim, uma forma legal de dar as boas vindas e ainda estimular a economia de copos plásticos.

Nossas canecas são produzidas pela Up Caricaturas. Caso entre em contato com eles, diga que encontrou a recomendação em nosso blog e tenha uma condição especial.

4. Alugue equipamentos de TI

O aluguel de equipamentos, para muitas empresas, é uma forma de cortar gastos e melhorar a mobilidade. Porém, ele também pode ser visto como um meio de manter o negócio mais eficaz e sustentável.

Quando a companhia tem equipamentos alugados, fica mais fácil atualizar a infraestrutura e manter um número de dispositivos diretamente proporcional ao necessário. Dessa forma, priorizam-se gadgets que consomem menos energia e se evita a manutenção ou o descarte de ferramentas que não estão em uso.

A busca por estratégias de trabalho focadas na sustentabilidade já faz parte do dia a dia de várias instituições públicas e empresas privadas. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura aboliu o uso de veículos próprios em prol de taxistas e startups de transporte. Isso eliminou custos com a manutenção e a troca de veículos, além do impacto causado por estacionamentos e a movimentação desnecessária da frota interna.

De pequenos passos, como a troca de copos descartáveis pelos de uso contínuo, ao investimento na Internet das Coisas para o controle energético de ambientes, muitas são as abordagens que podem ser aplicadas para tornar a empresa sustentável. Investir nesse caminho, em todo caso, é uma garantia de retorno certo: o negócio ganhará mais competitividade e poderá atingir um número maior de consumidores.

Você já tem alguma estratégia para tornar o negócio sustentável? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário