8 dicas sobre planejamentos de eventos que você deve saber | Tec Mobile
8dicassobreplanejamentosdeeventosquevocedevesaber
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Como você faz o seu planejamento de eventos? O modo como a empresa define equipes, a infraestrutura que é disponibilizada e até mesmo as estratégias de marketing podem ter um grande impacto nos resultados. Por isso, todo detalhe deve ser observado pelo negócio.

Feito do modo correto, o planejamento de eventos consegue atrair bastante sucesso para a empresa. O negócio poderá reduzir riscos e otimizar o seu investimento da melhor forma possível. Além disso, conseguirá criar uma experiência encantadora para todos os convidados.

Quer saber mais sobre o tema e como utilizar o planejamento de eventos a seu favor? Então, leia o post a seguir!

Por que realizar eventos pode ser uma boa ideia?

Um evento corporativo pode representar uma grande oportunidade para o negócio. Feito internamente, por exemplo, ele cria mais sinergia entre a equipe e os líderes. Além disso, facilita o alinhamento de estratégias e a execução de projetos futuros.

Quando voltado para clientes e parceiros comerciais, o evento pode manter a competitividade da empresa. O negócio terá um contato direto com o seu público-alvo para apresentar produtos e outras novidades. Quando ele for bem-feito, como consequência, o engajamento com as ações e soluções da marca será muito maior.

Em outras palavras, os eventos corporativos tornam a empresa mais competitiva e eficaz. Bem planejados, os times trabalharão lado a lado para entregarem a melhor experiência. Desse modo, a empresa conseguirá fechar vendas, tornar as suas campanhas de marketing mais eficazes e coletar dados valiosos para pensar o seu futuro.

Como o planejamento afeta o sucesso do evento?

O planejamento de eventos deve ser considerado algo estratégico. Afinal de contas, ele influenciará no sucesso de todas as rotinas que forem executadas. Como consequência, erros poderão impactar diretamente na visão que o convidado tem sobre os conteúdos apresentados.

Falhas no planejamento podem, por exemplo causar atrasos e aumento de gastos. Ao mesmo tempo, amplia os riscos de falhas acontecerem, como problemas na infraestrutura de rede. Além disso, reduz a habilidade de a equipe estar preparada para atender as demandas dos convidados.

Porém, quando bem executado, o planejamento pode auxiliar o negócio a escolher um local adequado para os objetivos do evento. Além disso, ajuda a empresa a obter um maior retorno sobre o seu investimento. Afinal de contas, a experiência criada para convidados será otimizada e o time conseguirá encontrar oportunidades facilmente.

Como realizar um bom planejamento de eventos?

Para estruturar um processo de planejamento de eventos inteligente, um grande número de passos pode ser tomado. Confira alguns a seguir e deixe erros de lado!

1. Conheça o espaço

O espaço em que o evento será realizado pode influenciar em vários fatores. Por isso, conhecê-lo é muito importante. Faça uma avaliação prévia para identificar pontos como a capacidade, saídas de emergência e até mesmo a necessidade de reforçar a infraestrutura de rede.

2. Divida responsabilidades entre a equipe

As equipes devem ser estruturadas para gerar mais flexibilidade e alinhamento às demandas de cada evento. Além disso, as responsabilidades devem ser divididas conforme o perfil de cada pessoa. Desse modo, todos os processos serão executados com alta qualidade.

3. Busque um fornecedor de alimentos confiável

Se o negócio for servir alimentos durante o evento, o fornecedor deve ser escolhido com cuidado. Ele precisa ter experiência no ramo e qualidade garantida. Portanto, verifique o feedback de clientes antigos e se a empresa trabalha conforme as normas técnicas do setor.

4. Estruture uma boa rede WiFi

Uma boa rede WiFi auxilia os convidados a terem mais engajamento no evento. Se o sinal de internet for forte o bastante, todos poderão compartilhar posts nas suas redes ao vivo. Além disso, a equipe terá mais apoio para executar rotinas, como a coleta de dados e verificação de informações.

5. Conheça o seu público-alvo

Esse é um dos passos mais importantes em termo de planejamento de eventos. Saber o público-alvo influencia qualquer etapa de seu processo de tomada de decisões. Portanto, faça uma pesquisa prévia para identificar o perfil de cada convidado e como ele pode ser atendido.

6. Adote canais de divulgação adequados

A divulgação do evento é importante para que o mercado tome conhecimento do evento e fique motivado a participar dele. No entanto, ela só é efetiva se atingir o público-alvo. Portanto, sempre molde o seu marketing considerando o perfil dos seus convidados.

7. Estimule o engajamento dos convidados

Os convidados podem ter um grande apoio na divulgação orgânica do evento. Portanto, não deixe de estimular cada um a publicar as suas opiniões em redes sociais. Nesse sentido, a infraestrutura de rede é um diferencial.

Como apontamos, a empresa deve investir em equipamentos capazes de entregar um sinal de qualidade em todos os locais. Dessa maneira, os convidados conseguirão publicar suas ideias facilmente, sem depender do sinal da sua operadora. Portanto, não deixe de considerar esse ponto.

8. Escolha os equipamentos adequados

A equipe só terá condições de trabalhar adequadamente se conseguir acesso a equipamentos eficientes. Portanto, a empresa deve estar atenta a esse fator e sempre buscar soluções adequadas. As tecnológicas, inclusive, podem ser terceirizadas, reduzindo custos e riscos.

A terceirização pode ser adotada para obter tablets e roteadores. Desse modo, a equipe de suporte conseguirá alta mobilidade durante todo o evento. Ou seja, os times terão condições de verificar dados, corrigir problemas e se comunicar sempre.

Eventos corporativos podem representar uma grande oportunidade para empresas. Neles, o negócio consegue apresentar produtos, realizar vendas e firmar laços com os seus parceiros. Além disso, é possível coletar dados relevantes para o planejamento a longo prazo.

Portanto, o planejamento de eventos deve ser feito com muito cuidado. O negócio precisa identificar riscos e moldar cada detalhe para atingir o maior retorno possível sobre o seu investimento. Assim, o acontecimento será executado com qualidade, sem erros e boas chances de encantar todos os convidados.

Como falamos, o marketing do evento é muito importante para atrair mais pessoas. Confira no nosso blog 5 dicas para fazer a divulgação inteligente de seus eventos!

Deixe um comentário