4 Dicas para as estratégias do seu projeto de pesquisa - Tec Mobile
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Uma pesquisa de mercado relevante e bem planejada é capaz de potencializar as principais decisões no mercado. Essa é principal ferramenta do empreendedorismo, identificando oportunidades, ameaças, perfis, pontos fortes e fracos de um modelo de negócio.

Será que as estratégias que você costuma aplicar em um projeto de pesquisa de mercado realmente atendem a esses requisitos? Ou ainda, será que as suas estratégias estão correspondendo às necessidades atuais do mercado?

Saiba como desenvolver um projeto de pesquisa de mercado eficiente!

1. Seja específico e assertivo

A segmentação correta do público com atributos específicos, como perfil demográfico, geografia e estilo de vida, pode te ajudar a tornar os processos mais práticos e assertivos, conquistando uma vantagem competitiva.

Cada projeto de pesquisa de mercado tem uma demanda uma específica, portanto, é importante entender que quanto melhor for a segmentação, desde que utilizado o meio mais adequado, melhor será a informação coletada e o resultado da pesquisa.

2. Priorize a qualidade do seu projeto de pesquisa

Nesse ponto, é preciso entender que quantidade e qualidade são duas coisas distintas.  Um projeto de pesquisa de mercado com credibilidade e relevância não se limita a apenas fornecer um número “x” de informações.

Com base nos quesitos: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor (5 V’s), a pesquisa deve comportar os novos recursos, como o Big Data, aliando-os aos métodos tradicionais de coleta de dados.

A agilidade é essencial e um dos requisitos principais nos projetos, mas também deve ser administrada adequadamente.

Resultados muito rápidos, seguidos de uma análise superficial, colocam em risco a credibilidade e a qualidade das pesquisas, por isso, é fundamental reconhecer novos instrumentos direcionados à qualidade e à consistência das informações!

 Grupo Focal

3. Conte com boas referências e orientações

Participar de grupos ou associações como ABEP no Brasil ou ACEI na Colômbia, ESOMAR, workshops, congressos e eventos do segmento pode expandir a sua visão de mercado e, assim, te ajudar a potencializar suas estratégias.

Acima de tudo, acompanhar e compreender as tendências, os novos recursos e as grandes referências são passos essenciais para ter sucesso em qualquer mercado.

Não esqueça: muitos já fizeram e aprimoraram o mesmo serviço (e as estratégias) que está aplicando hoje; então aprenda a transformar as experiências de outros profissionais em orientações para seus projetos!

A ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), por exemplo, propõe auto-regulamentações e padrões internacionais de qualidade, convidando empresas a se filiarem e, assim, garantirem maior visibilidade e diferentes oportunidades, como descontos em cursos, palestras, workshops, eventos e na utilização de ferramentas, além do acesso à informações, certificações e assessoria jurídica, entre outras facilidades.

4. Aposte na automatização dos processos

O seu projeto de pesquisa de mercado pode ser mais ágil, econômico e seguro com o uso de ferramentas atualizadas e um software específico para o segmento, digitalizando a coleta de dados e facilitando especialmente a fase de análise dos dados.

Optar por tablets nas pesquisas face to face, ao invés do papel, por exemplo, torna todos os processos mais práticos e confiáveis, possibilitando que você direcione mais tempo e atenção ao que realmente importa!

Entenda como essas ferramentas podem colaborar com os processos do seu projeto de pesquisa de mercado e por que o aluguel de tablets é a melhor opção.

Nosso artigo explica como esse serviço pode transformar a forma como a sua empresa trabalha, com a garantia de aparelhos de última geração e, ao mesmo tempo, preocupações e custos reduzidos!

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