Formulário de inscrição para evento: como conhecer o seu público? | Tec Mobile
formulariodeinscricaoparaeventocomoconheceroseupublico
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Quer ter mais informações sobre os inscritos em seus eventos para fazer programações ainda mais atraentes e conseguir engajá-los? Isso é possível fazendo um bom formulário de inscrição! Com ele, será possível tomar decisões baseadas em dados dos consumidores, e não em suposições vagas.

Neste post, você entenderá qual a importância de conhecer o público e quais são os principais passos para não errar na elaboração do seu formulário e coletar as melhores informações. Vamos lá?

Qual a importância de conhecer o público?

Você já teve ideias maravilhosas para fazer nos eventos, mas que não surtiram o efeito esperado? Pois é, isso acontece muitas vezes pela falta de conhecimento do público. Embora os gestores normalmente tenham uma ideia de qual é o público do evento, isso não é o bastante.

É necessário conhecer os participantes a fundo, incluindo peculiaridades sobre suas formas de trabalhar, viver e se divertir. Dessa forma, toda a programação será feita para agradar ao público e fazer com que ele tenha uma experiência memorável.

Uma maneira eficiente de conseguir isso é a partir dos formulários. Neles, os consumidores passarão informações importantes sobre a vida deles e o que esperam do evento. Assim, em vez de tomar decisões baseadas em achismos ou insights, será possível decidir pelo que as pesquisas indicaram.

Quer saber como fazer um formulário eficiente? Veja agora quais são as melhores ações!

Como elaborar um bom formulário de inscrição para evento?

Quer saber como conseguir informações relevantes dos participantes? Confira as dicas a seguir!

Definir quais são as informações essenciais

Não há uma fórmula mágica para fazer um formulário de inscrição para evento que seja ideal. Tudo dependerá dos objetivos a serem alcançados. Por isso, é necessário estabelecer quais são as informações essenciais para a sua instituição, especificamente.

Escolha aquelas que mostram quais são as necessidades dos consumidores e que os auxiliem a conhecer as características dos serviços e produtos, além, é claro, dos dados básicos de cada um.

Entenda como o usuário encontrou o seu evento. Foi a partir de amigos, redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados ou outro meio? Dessa forma, ficará mais fácil saber onde seu público-alvo prefere ver as publicações. Além de direcionar maior investimento nessas ferramentas, poderá investigar o motivo de outras não terem o mesmo desempenho.

Pergunte quais são os objetivos que o interessado tem ao participar do evento. Dessa forma, fica mais fácil direcionar as atividades para tais desejos. Além disso, você terá mais informações para conseguir patrocinadores que tenham interesses parecidos.

Identificar a quantidade ideal de questões

Embora o formulário deva ser elaborado de acordo com o contexto dos participantes do evento, é importante lembrar que não se deve formular questões em quantidade excessiva. Quando isso acontece, eles podem se sentir exaustos e não terminarem a inscrição ou o envio do formulário.

Verificar a melhor plataforma

Outro passo é definir qual é a melhor plataforma para elaborar e enviar as questões. Tudo dependerá da quantidade de usuários esperados e da complexidade das informações que serão trabalhadas. É possível utilizar o Google Forms ou um Software especializado, por exemplo.

Criar formulários mais direcionados para os já inscritos

Para não pesar a quantidade de questões, uma boa saída é fazer um formulário específico para as pessoas que já fizeram a inscrição no evento. Dessa forma, será possível ir ainda mais fundo na aquisição de informações importantes para fazer um evento memorável.

É interessante saber o que eles esperam da programação e o que eles acreditam que é necessário para se ter um evento perfeito. “Quais tipos de atrações e experiências você deseja ter?” e “Como podemos fazer com que o evento seja inesquecível?” são exemplos de questionamentos que podem ajudar muito no planejamento.

Além disso, pergunte se há alguém com restrições alimentares. A pessoa se sentirá incluída em toda a dinâmica do evento se entender que o planejamento incluiu suas necessidades mais básicas.

Realizar testes

Antes de colocá-lo no ar, verifique se o formulário está certo. Faça revisão nos textos e veja se há alguma forma de deixar os campos ainda mais claros para os usuários.

Verificar o desempenho

Por fim, verifique sempre o desempenho do formulário para analisar como é possível fazer com que mais pessoas preencham os campos corretamente. Algumas questões abertas, por exemplo, podem ser substituídas por múltipla escolha para diminuir a possibilidade de erros.

O formulário de inscrição para evento é de grande importância para as empresas que trabalham neste setor. Com ele, é possível obter informações essenciais do público para melhorar o atendimento e a oferta de programações tanto no atual como em eventos futuros. Além disso, fica mais fácil fazer melhorias nos próximos formulários.

Quer ficar por dentro de mais dicas? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deixe um comentário