O desafio de entender o novo consumidor por Sérgio Prado | Tec Mobile
case-grande-2
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 2 minutos

 

A pesquisa de mercado pode auxiliar as equipes de marketing numa das demandas mais importantes para quem trabalha com esse segmento: conhecer o público alvo das empresas e descobrir como fidelizá-lo. Através da pesquisa de mercado é realizado um levantamento de dados que descobre as preferências de consumo dos clientes.

Com o excesso de informação que as pessoas recebem diariamente já não podemos mais prever as suas escolhas, pois essas informações afetam os desejos do consumidor.

São muitos os fatores que vem alterando o comportamento do consumidor: os diferentes estilos de vida criados pelas transformações na economia, os avanços da tecnologia, a inserção da mulher no mercado de trabalho, a migração de classes, são alguns desses fatores que estão modificando os hábitos de consumo da população.

Com tanto excesso de informação o consumidor pondera mais antes de comprar e usa essas informações para realizar uma compra mais consciente, como também prestam mais atenção nas mensagens publicitárias e estão mais abertos a experimentar coisas novas.

Logo, as empresas precisam construir valores, pois as pessoas consideram mais o valor percebido e atribuído aos produtos que o preço.

Por isso é tão importante a marca conhecer o seu público alvo e trabalhar as estratégias de marketing focado nele, afinal a boca a boca ainda é uma poderosa ferramenta de marketing, pois um consumidor insatisfeito pode atrapalhar toda uma estratégia de marketing.

Entender os anseios desse público mais exigente que dispõem de acesso imediato e comparativo às informações, faz com que as empresas busquem alternativas para fazer tudo “junto e misturado”, tornando-se um enorme desafio trabalhar com tantos canais diferentes: redes sociais, e-mail, loja física, sites, vídeos, dentre outros.

Hoje é impossível não participar do movimento digital que vem crescendo graças a web e seus Apps, plataformas que integram e conectam tudo com o objetivo de agregar o maior número de serviços.

A tecnologia está mudando completamente o modo como fazemos as coisas.

Sobre o autor

Sérgio Prado

Sérgio Prado é sócio na São Paulo Pesquisas.

Deixe um comentário