Aluguel de aparelhos eletrônicos? Esclareça todas as suas dúvidas!
a imagem possui uma mulher sentada a mesa de um escritório com 3 notebooks
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 8 minutos

 
Hoje em dia, é impossível imaginar certas atividades sendo realizadas sem a ajuda de equipamentos eletrônicos. Por exemplo, atualmente, não se vê mais aquela cena de um entrevistador usando uma prancheta e uma caneta amarrada com barbante. Agora, essas atividades são realizadas com o apoio de tablets. Visto que adquirir uma grande quantidade desses equipamentos é inviável, a solução é o aluguel de aparelhos eletrônicos. É claro que comprar tablets e outros aparelhos continua sendo a melhor alternativa para o uso doméstico. Porém, quando se trata de uma empresa adquirir esses equipamentos, a coisa muda de figura. Se a sua organização está planejando realizar uma pesquisa ou um evento, continue lendo este artigo para entender como funciona o aluguel de aparelhos eletrônicos e tire as suas dúvidas!

Como funciona o aluguel de aparelhos eletrônicos?

Basicamente, alugar aparelhos eletrônicos envolve você deixar de ser proprietário para ser apenas usuário deles. Para uma empresa, isso é muito vantajoso porque significa não ter que lidar com a desvalorização, com a manutenção e com a obsolescência. Afinal, quando se trata de equipamentos eletrônicos, essas consequências são inevitáveis para o proprietário. Para usar esse serviço de aluguel, é necessário escolher uma empresa de excelente reputação para não ter dores de cabeça na realização do seu evento. Além disso, a empresa deve oferecer equipamentos modernos e de qualidade. E não se esqueça de um detalhe muito importante: ela deve oferecer suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana, ok? A Tec Mobile cumpre todos esses requisitos. Basta solicitar um orçamento, informando quais são as suas necessidades. Você pode usar até mesmo um software desenvolvido sob medida. Nesse caso, não será preciso manter relacionamento com empresas de software. Seja sincero! Soluções completas simplificam bastante o processo, não é mesmo?

Quais dúvidas os clientes geralmente têm?

A imagem possui uma mulher sentada em uma mesa, com um notebook e alguns papeis, dando ao entender que esteja trabalhando em home office. Se você nunca utilizou esse tipo de serviço, é natural ter algumas dúvidas sobre o funcionamento do aluguel de aparelhos eletrônicos. Afinal, a maioria das pessoas estão acostumadas com o conceito de ter um aparelho, em vez de apenas ser um usuário dele. Por isso, dê uma olhada nas dúvidas que os clientes costumam ter.

Os serviços de internet estão incluídos?

O ideal é contratar um pacote que inclua tudo o que você vai precisar. Ao alugar tablets, por exemplo, convém solicitar também a instalação de chips para usar internet móvel. É possível escolher até mesmo qual operadora e qual plano de dados vai utilizar. Dessa forma, você montará um pacote que lhe traga um bom custo-benefício. Além disso, também é possível alugar roteadores, de forma que uma conexão com a internet esteja disponível em toda a área do evento.

Quando a locação começa a valer?

A Tec Mobile cobra a locação somente a partir do momento em que os equipamentos são entregues a você. Por isso, mesmo que eles levem alguns dias para chegar ao destino, não será necessário pagar pelo tempo em que eles estão sendo transportados. Isso representa uma boa economia!

Todos vão com case?

Nós pensamos nisso! Nossos aparelhos são acompanhados de um case bem reforçado. Com essa proteção extra, a chance de algum equipamento quebrar é mínima.


Case de proteção para tablet - Tec MobileCase de proteção para tablet - Tec Mobile

O que ocorre caso quebrem?

A Tec Mobile toma alguns cuidados para evitar esse tipo de incidente. Por exemplo, além do case e de uma película protetora, os aparelhos são enviados com um manual que mostra como utilizá-los de maneira segura. Porém, acrescentando um valor mínimo na diária, você não precisará pagar pelo conserto se a tela do tablet quebrar. Com o serviço de proteção de tela, você não terá preocupações!

São liberados para instalar aplicativos?

A possibilidade de personalizar um equipamento é uma dúvida que passa pela cabeça de muitas pessoas que optam pelo aluguel de eletrônicos. O perfil de um negócio muda a partir das suas necessidades e projetos. E, nesse contexto, é fundamental que todos tenham acesso a equipamentos com as ferramentas necessárias para atingir alta performance sempre. Você pode instalar qualquer aplicativo ou recurso que precisar. Mas temos um serviço de instalação/configuração por aqui. Você pode solicitar e nós faremos as configurações e instalações necessárias. Assim, os equipamentos serão enviados prontos para o seu uso.

Alugar ou comprar? Qual a melhor opção?

Escolher entre o aluguel de equipamentos eletrônicos e a compra direta nem sempre á algo simples. A empresa precisa compreender as demandas dos seus times e avaliar se esse é um serviço que está alinhado com o seu perfil. Assim, times podem definir qual opção terá o melhor custo-benefício a médio e longo prazo. Em geral, a escolha entre os modelos de investimento deve sempre ser orientada por uma análise de retorno sobre o investimento. O negócio precisa considerar, principalmente, os custos de ambas as escolhas e como eles afetam os seus lucros.


https://www.youtube.com/watch?v=xEOJMvS9U5Y

Equipamentos comprados diretamente, por exemplo, serão gerenciados e atualizados pelo negócio, não pelo fornecedor de eletrônicos alugados. Isso pode levar a um cenário em que a empresa gasta mais do que o previsto. Além disso, é uma escolha que pode demandar a inserção de uma equipe no ambiente de trabalho da empresa, o que também impactará nos seus custos e reduzirá a flexibilidade da empresa. O modelo de aluguel de eletrônicos deve sempre ser escolhido por empresas que buscam custos menores o que precisam de mais flexibilidade. Ele também é adequado para negócios que precisam de equipamentos para um projeto curto, como é o caso de eventos corporativos. Nesses cenários, a empresa conseguirá utilizar o serviço para ter acesso rápido a máquinas modernas e funcionais. Essa escolha também pode ser feita por empresas que simplesmente pretendem ter mais flexibilidade e comodidade ao gerenciar a sua infraestrutura de TI. O aluguel de eletrônicos traz planos que se alinham às demandas de um negócio em qualquer cenário. Desse modo, ele sempre contará com um conjunto de equipamentos que auxiliam os times a entregarem o melhor resultado para si.

Como escolher o seu fornecedor de equipamentos eletrônicos?

Para escolher o seu fornecedor de equipamentos eletrônicos, a empresa deve levantar vários dados. Em conjunto, eles garantem que a escolha será direcionada para um parceiro capaz de atender a todas as suas necessidades. Confira a seguir que passos tomar!

1. Considere as demandas da sua empresa

O primeiro passo é identificar o que o negócio precisa. O gestor precisa estar atento ao tamanho da infraestrutura de TI atual e quais times utilizarão os dispositivos alugados. Isso permitirá montar um orçamento sem desperdícios ou que não tenha tudo o que a empresa demanda. No caso do aluguel de eletrônicos para projetos temporários, como eventos, o negócio deve considerar o tamanho da equipe e quantos profissionais utilizarão tablets e notebooks. Nesse caso, a escolha ajudará no aumento do retorno sobre o investimento obtido. Além disso, garantirá que ninguém ficará sem uma máquina durante o planejamento e a execução do evento.

2. Busque o feedback de clientes do fornecedor

Uma das formas de avaliar a confiabilidade do fornecedor é rastreando o feedback de seus clientes. Um consumidor antigo consegue explicar, em detalhes, como a marca lida com momentos críticos ou em que há necessidade de ajustes no contrato. Além disso, pode indicar pontos que merecem atenção. Em outras palavras, o feedback de clientes ajuda você a fechar um contrato com segurança. A escolha será orientada com uma visão mais ampla sobre como a empresa responsável pelo serviço de locação de eletrônicos funciona. Com isso, as chances de ter surpresas desagradáveis serão muito menores.

3. Faça uma comunicação de necessidades clara e abrangente

Sempre que uma empresa investe em algum serviço de outsourcing, ela deve deixar claro as suas necessidades para o prestador de serviços. Afinal de contas, caberá a ele moldar o contrato considerando o que o negócio precisa e o seu perfil. Nesse contexto, o melhor caminho é adotar uma comunicação clara e robusta. A comunicação deve ser orientada para deixar claro o que deve ser incluído ou não no contrato. Normas de compliance internas, detalhes regulatórios e o escopo do contrato devem ser declarados de modo claro, sempre buscando evitar dúvidas. Além disso, a empresa também deve trabalhar para compreender todos os detalhes do prestador de serviços, evitando que surpresas aconteçam após os equipamentos serem alugados.

4. Não ignore as suas normas de compliance e segurança digital

O compliance e as políticas de privacidade e proteção de dados digitais se tornaram obrigatórios em qualquer empresa que investe em tecnologia. Essas normas ajudam o negócio a evitar problemas legais como fraudes e vazamento de informações. Além disso, ajudam a companhia a manter-se alinhada com as normas locais, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (a LGPD). Por isso, a empresa deve sempre investir no aluguel de eletrônicos considerando as suas regras internas. Isso ajuda a escolher equipamentos com políticas de segurança e privacidade adequados. Desse modo, o time conseguirá migrar para o serviço sem correr riscos operacionais.

5. Considere o suporte

Todo equipamento de TI está sujeito a falhas, até mesmo os que passam pelos melhores processos de manutenção preventiva. Por isso, é importante sempre contar com um suporte de qualidade. Será ele o responsável por auxiliar o usuário quando algo de errado acontecer e, ao mesmo tempo, garantir que a falha seja solucionada rapidamente. Portanto não deixe de avaliar a qualidade do suporte dado pela empresa responsável pelo serviço de locação de equipamentos eletrônicos. O ideal é que ele seja alinhado com as rotinas do seu negócio e o seu perfil operacional. Assim, você sempre terá uma equipe de apoio pronta quando algo acontecer.

Por que o aluguel de aparelhos eletrônicos é um bom negócio?

O aluguel de eletrônicos pode ser uma ótima escolha para qualquer empresa. Tanto os negócios que precisam desse tipo de serviço por um curto período quanto as marcas que querem migrar para essa estrutura podem se beneficiar. Afinal, esse é um tipo de investimento que se adapta a qualquer demanda. Confira os benefícios em detalhes a seguir!

Otimização do tempo

Ninguém discorda de que o tempo é muito precioso. O velho ditado “tempo é dinheiro” significa que, dependendo da forma como você emprega o tempo, é possível ganhar dinheiro ou ter prejuízo financeiro. O aluguel de aparelhos eletrônicos permite que você use melhor o tempo, deixando certas atividades nas mãos de uma empresa responsável. Por exemplo, delegar a logística dos equipamentos eletrônicos a uma empresa confiável lhe poupará um tempo considerável. Além disso, se você adquirisse todos os aparelhos necessários, você também precisaria de uma equipe de TI para configurá-los e deixar tudo funcionando. Pense também na possibilidade de alguma coisa dar errado. Será que você teria técnicos disponíveis para resolver o seu problema imediatamente? Quando você faz o aluguel dos equipamentos na Tec Mobile, o suporte técnico fica à sua disposição o tempo todo. Assim, você pode se concentrar exclusivamente na realização do evento.

Redução de custos

Pense no custo de comprar todos os equipamentos eletrônicos necessários para o seu evento. Agora imagine todos esses aparelhos se desvalorizando rapidamente. Afinal, com os constantes lançamentos de novos modelos, os atuais ficam desatualizados e depreciam com uma rapidez enorme. Quando os aparelhos serão utilizados de novo? Eles vão ser usados só de vez em quando, não é verdade? E quem dará manutenção? O prejuízo aumentaria se você decidisse contratar funcionários para dar manutenção neles, não é mesmo? Por isso, o aluguel é tão vantajoso. Ele permite que você deixe de assumir responsabilidades que significam custo. Além disso, com o aluguel, você tem à sua disposição um suporte técnico que pode ajudar a resolver diversas questões sem ter de gastar mais com isso.

Segurança das informações

É comum ouvirmos falar sobre falhas de segurança de rede. Também acontecem falhas em sistemas operacionais que abrem brechas para invasões. Sendo assim, é necessário que aparelhos eletrônicos sejam revisados e configurados por profissionais. Os tablets oferecidos pela Tec Mobile são revisados antes do envio e vão completamente livres de vírus. Talvez você se preocupe com as suas informações na hora de devolver os aparelhos. Esse é mais um motivo para contratar uma empresa de confiança, que seja referência no assunto. Todos os equipamentos que retornam para a Tec Mobile são resetados, de forma que fiquem como novos. Afinal, nós respeitamos muito a sua privacidade! Toda empresa quer reduzir custos, mas sem deixar de lado a qualidade e a produtividade, e você viu que é possível realizar pesquisas e eventos sem a necessidade de investir altos valores. Apostando no aluguel de eletrônicos, o seu negócio pode investir em dispositivos robustos e alinhados com as suas necessidades. Tudo isso sem gastar mais do que o necessário. Portanto, ao investir em TI, não deixe de considerar essa alternativa como uma parte de seus planos. O investimento no aluguel de eletrônicos consegue trazer ao time interno um conjunto de equipamentos robusto, moderno e funcional. Desse modo a TI poderá ser levada ao seu dia a dia sempre. Este artigo esclareceu algumas dúvidas que as empresas geralmente têm a respeito do aluguel de aparelhos eletrônicos. Conta pra gente nos comentários a sua opinião sobre esse tipo de investimento!

Deixe um comentário