Saiba como e onde fazer o descarte de eletrônicos
saibacomoeondefazerodescartedeeletronicos
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você sabe o que é lixo eletrônico? Todo aquele conteúdo de dispositivos que você não usa mais precisa ser levado a um local seguro para que as peças que ainda tenham valor sejam aproveitadas. No entanto, as que não têm precisarão de uma destinação correta para não prejudicarem a natureza.

Neste post, então, você entenderá como funciona o descarte de eletrônicos e qual a necessidade dele para o presente e futuro do nosso planeta. Por fim, entenderá como uma mudança de pensamento é essencial para que sua empresa continue competitiva e dê exemplo de gestão ambiental.

Quer saber como isso funciona em detalhes? Então, confira agora. Boa leitura!

O que é lixo eletrônico?

Lixo eletrônico é todo material proveniente de equipamentos eletrônicos que são descartados, como televisores, computadores, baterias, impressoras, câmeras fotográficas, celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos comuns.

Normalmente, esses equipamentos são descartados por se tornarem muito antigos ou apresentarem defeitos. O problema é que o descarte não deve ser realizado de qualquer forma, uma vez que pode trazer consequências graves para o meio ambiente.

Quer saber com mais detalhes como isso funciona? Confira agora!

Quais são os perigos de não realizar o descarte correto?

Isso se deve à quantidade de compostos que estão dentro desses eletrônicos, como metais, plásticos e vidro. Eles demoram muito tempo para se decompor na natureza. Além disso, há nos eletrônicos grande quantidade de substâncias como mercúrio e chumbo. Os compostos podem trazer prejuízo para o solo e para a água.

Alguns dos principais problemas são:

  • itens como bário, chumbo e demais metais pesados que se encontram em monitores, câmeras e TV. Quando despejados no solo, podem chegar às águas subterrâneas e contaminá-las. Além disso, podem liberar fósforo, que é tóxico para o ambiente;
  • substâncias como mercúrio, dioxina bromada e cádmio que estão presentes em placas de circuitos, utilizadas para a fixação dos componentes eletrônicos. Eles são capazes de emitir gases poluentes para os rios e para o ar. No caso dos chips, são associados a hidrocarbonetos, capazes de inutilizar rios e tornar o solo ácido;
  • quando os equipamentos com hidrocarbonetos são queimados, atingem a água, o ar e o solo com a emissão de gases ácidos, se triturados. Também geram emissões cheias de metais pesados que são tóxicos ao ambiente.

Com isso, a biodiversidade e o meio ambiente como um todo sofrem danos. Para minimizá-los é necessário que o poder público custeie ações. Como a matéria prima é subaproveitada, há perda econômica local, nacional e até mesmo mundial.

Ou seja, ter cuidado com o meio ambiente não é apenas pensar em fatores ecológicos. Ao contrário, esse tipo de pensamento gera impactos práticos nas finanças da instituição. Dar valor ao que a empresa tem pode ajudar a reduzir gastos e deixar o negócio mais sustentável.

Se as pessoas conseguirem diminuir o uso irracional desses recursos, os custos tendem a ser ainda menores, o que é útil em uma gestão responsável.

Como fazer o descarte correto?

Sabe-se que o lixo eletrônico é um lixo novo. Ou seja, muitas vezes ele ainda teria vida útil se consertado ou reaproveitado. Entretanto, devido à falta de conscientização das empresas e indivíduos, o descarte tem sido feito a céu aberto ou levado junto ao lixo comum.

Em primeiro lugar, as pessoas tendem a acumular esses rejeitos por acreditarem que vão precisar em algum momento. Depois de algum tempo, são abandonados ou mesmo colocado com os demais lixos da casa. É raro ver empresas e pessoas que procurem os locais mais apropriados para fazer o descarte adequadamente.

Como você viu, quando não há esse cuidado, o solo e as redes pluviais e fluviais são afetados. Para que isso não aconteça, é necessário descartar o lixo eletrônico em locais apropriados para tais fins. Eles encaminharam o material para reciclagem. Essas empresas são capazes de aproveitar partes dos compostos e fazer com que o restante seja encaminhado com segurança à natureza.

Nesse caso, além de ajudar a recuperar o meio ambiente, é possível também gerar recursos para a comunidade, gerando valor a itens que seriam descartados na natureza, se tornando inutilizados. Com isso, mais pessoas podem ter acesso à renda e aos empregos gerados por essa prática.

No caso de baterias de smartphones, os dispositivos podem ser levados às empresas de telefonia. Elas farão o encaminhamento correto desses resíduos. Se você tiver algum equipamento que ainda funcione, é possível revendê-lo ou doá-lo para organizações sociais que trabalham em inclusão digital ou precise dos equipamentos para os projetos.

Dessa maneira, além de não contribuir para a contaminação do ambiente, o ato poderá ser útil para que várias pessoas tenham acesso a itens por meio das doações. Se não é útil para você ou para a empresa, pode ser para outras pessoas. Pense nisso!

Como mudar a maneira de pensar?

Você já viu como fazer o descarte correto é importante para a economia do país e para o meio ambiente. Entretanto, é possível ir além e adquirir o mínimo possível de itens eletrônicos. É comum que as pessoas e empresas queiram comprar os aparelhos mais comuns. Com isso, os modelos anteriores tendem a perder valor rapidamente, mesmo que ainda estejam em funcionamento.

Mesmo com as melhores das intenções, a compra de dispositivos gera uma grande de quantidade de lixo, seja com embalagens, seja com a própria produção das peças e materiais que compõem os produtos.

Sendo assim, cabe às empresas e aos indivíduos pensar em maneiras para frear produção de lixo. Para os negócios, pensar no ambiente é uma maneira de gerar valor para os serviços e conseguir ampliar a participação no mercado. Muitos consumidores preferem empresas que buscam diminuir a quantidade de lixo e aumentar a preservação ecológica.

Uma maneira de conseguir isso é utilizar dispositivos alugados. Além de outras vantagens, como adquirir os sistemas mais adequados para o perfil da empresa e economizar com manutenções, a companhia perderá menos tempo fazendo o descarte dos eletrônicos.

A decisão é sua: o que você fará para sua empresa e para o meio ambiente? A resposta impactará tanto o futuro do planeta quanto as finanças do seu negócio.

Agora que você já chegou até aqui, continue a leitura e veja quais são as 4 desvantagens de manter tablets na sua lista de patrimônio.

Deixe um comentário