Tablets para pesquisas de mercado - Digitalizar é preciso
tablets para pesquisas
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Muitos diretores de empresas, especialmente que realizam coleta de dados, enfrentam no seu cotidiano o desafio dessas tarefas serem executadas pela sua equipe de forma mais rápida, com menor custo e trazendo melhores resultados e informações mais confiáveis. Porém, conciliar esses elementos não é uma tarefa fácil.

Nesse breve texto, vamos tentar ajudar você com algumas ideias e, sobretudo, compartilhando experiências de alguns dos nossos clientes

Vamos direto ao assunto. Enfim, você que faz coletas de dados em geral, seja realizando pesquisa de mercado, de preços ou pesquisa de clima organizacional; seja fazendo vistorias prediais ou de obras e check-lists; realizando testes, exames ou provas acadêmicas ou para seleção de pessoal; seja registrando informações colhidas em visitas à pacientes; captando dados pessoais e financeiros para análise de crédito; ou inspecionando a qualidade ou execução de processos produtivos; e faz isso usando papel está perdendo muito em produtividade.

Nisso não tem nenhuma novidade.

Tornar essas tarefas digitais é uma questão de vida ou morte! Sabemos disso. Sabemos também das vantagens que a tecnologia nos oferece.

Porém, alguns receios, todos totalmente contornáveis, impedem o avanço dessas mudanças nas empresas. Vamos abordar alguns deles:    

CUSTA CARO COMPRAR EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS?

Não é verdade que para seu negócio ter acesso a equipamentos tecnológicos é necessário investir muita grana e comprar. Imagine então quando você precisa deles para atividades ou projetos pontuais!

O conceito de economia compartilhada é uma realidade e cada vez mais as empresas e consumidores não querem ter um produto, mas sim desejam ter acesso a eles.

Note o caso do Uber, por exemplo, que fez com que milhares de pessoas no mundo deixassem de ter veículos próprios, aliás, as novas gerações já não têm o desejo de ter casa própria ou um carro.

Portanto, para que comprar se você pode alugar? Ser usuário é muito mais confortável e econômico do que ser proprietário, afinal, é melhor você investir no benefício de um serviço do que ter nos custos de ser dono.   

MEDO DO ROUBO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Dois grandes clientes nossos na Colômbia usam tablets na realização de pesquisas de mercado. Num deles, a quantidade de tablets extraviados, roubados ou furtados é muito pequena todos os meses.

No outro, o número é imenso, de forma que eles estavam voltando a fazer muitas pesquisas no papel. Um retrocesso! Intrigados, começamos a levantar as possíveis causas disso, afinal, como 2 empresas atuando nas mesmas cidades, dentro do mesmo país, podem ter situações tão distintas?

Nós descobrimos que em uma delas eles exigem que os usuários dos tablets assinem um termo de responsabilidade pelo equipamento. A outra não se exige nada. Então, adivinhe qual tem baixo índice de extravios?

CUSTO ALTO DE REPOSIÇÃO NO CASO DE ROUBO OU FURTO

Esse caso é muito parecido com o anterior. O que podemos dizer de pronto: Não se preocupe tanto! Nós temos uma animadora estatística acompanhada mensalmente há pelo menos um ano e ela nos releva que a cada 1.000 tablets alugados, apenas 6 são roubados, furtados ou sofrem danos.

Ainda assim, muitos clientes contratam conosco serviços de proteção compartilhada ou proteção contra quebra de tela, os quais, em casos de extravio ou danos, podem reduzir em até 100% seus custos com a reparação. No mais, todos os equipamentos sempre são acompanhados de cases de proteção super resistentes o que reduz as chances de algo dar errado.

O LOCAL DO PROJETO NÃO TEM INTERNET

A maioria dos softwares para coleta de dados atualmente são on-line. Ou seja, eles são na verdade, um link na internet onde está o formulário que seu entrevistador ou entrevistado precisa preencher.

O problema realmente é que não havendo sinal de internet no local da coleta, o trabalho fica parado. Ainda há poucos, porém, muito eficientes softwares que funcionam off-line, isto é, mesmo num local sem sinal algum de internet, seu projeto continua normalmente e as informações são armazenadas na memória interna do tablet e, quando reconhecer uma rede móvel ou wi-fi, as informações são sincronizadas automaticamente.

Dependendo do software e do dispositivo que está sendo feita a coleta, mesmo off-line, é possível coletar a geolocalização do ponto da entrevista.    

O MEU CLIENTE QUER A COLETA EM PAPEL

Mesmo com a tecnologia cada vez mais presentes em nossas vidas, algumas pessoas ainda resistem. E por vezes essa pessoa é seu cliente (:/)!

Na verdade, a resistência à mudança, seja ela qual for, é algo muito natural. Para vencer essa resistência mostre ao seu cliente os benefícios da coleta digital de dados.

Você tem a informação muito mais rápido, se escolher um bom software, você e seu cliente acompanham o desenrolar do projeto em tempo real, a informação recebida terá indicadores que garantem credibilidade total da informação, além de ser em média 8% mais barato e cerca de 30% mais rápido. Quer argumentos melhores que esse?

OS SOFTWARE DE COLETA DE DADOS NÃO OFERECEM UM BOM SUPORTE

Essa é uma verdade! Por exemplo, o Survey ToGo é o maior software de pesquisa do mundo, caso necessite de algum suporte, você precisa escrever em inglês para eles e esperar, com sorte, 2 dias para receber algum retorno.

Agora imagine se necessita de algo durante o seu projeto? Como poderá esperar tanto tempo? Ao longo dos últimos anos escutando nossos clientes e profissionais em Congressos no Brasil e exterior, essa sempre foi uma queixa recorrente.

Mas para nossa sorte já existem soluções nacionais muito boas e com suporte local, que vão muito além do que oferecem as mais conhecidas ferramentas de software de questionários para pesquisas profissionais.   

Enfim, essas são dúvidas e receios muito comuns expostos por alguns dos nossos clientes nos contatos iniciais. Porém, depois de vencidos esses receios e dúvidas com experiências reais de outras empresas já atendidas, o caminho para digitalização é feito de maneira muito tranquila e segura. Então, tecnologia para todos, pois digitalizar é preciso.   

Deixe um comentário