Pesquisa com grupo focal: Como a tecnologia pode te ajudar
grupo focal
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 2 minutos

 

A pesquisa de mercado é um método fundamental para o entendimento do público, da concorrência, demanda, e imagem de uma empresa, bem como de seus produtos e serviços. Nesse caminho, as entrevistas com grupo focal é uma das técnicas que mais podem contribuir de forma eficiente e assertiva para esses objetivos!

Um formato de pesquisa de cunho qualitativo, esse método demanda ferramentas, implementações e sistemas de análise diferentes de uma pesquisa quantitativa, que pode colher amostras diretamente no ambiente digital.

A partir de uma amostra não probabilística, composta por um grupo especialmente selecionado para a pesquisa, seja por especialização, representatividade, ou interesse em determinado assunto, por exemplo, a implementação do questionário nesse caso depende de um moderador, que conduz a pesquisa de forma imparcial e coleta os dados em sessões que podem se estender por um período determinado conforme os objetivos do projeto.

Tendo como um dos principais instrumentos o diálogo e o debate, permitindo que os participantes revelem experiências, sentimentos e percepções de forma aberta ou semiaberta, a pesquisa com grupo focal inviabiliza o registro das informações em fichas e formulários. Assim, o pesquisador deve buscar outros recursos que possam auxiliá-lo na intermediação, coleta e análise das entrevistas.

É aqui que a tecnologia entra. Entenda como as soluções digitais podem agilizar e facilitar esse processo!

Tablets e aplicativos em entrevistas com grupo focal

Uma vez que a pesquisa com grupo focal trabalha com questionários abertos e amostras específicas, com variações no tamanho e margem de erro, o processamento e a análise das informações demandam, automaticamente, maior aprofundamento e capacidade interpretativa.

Mas isso não significa que a tecnologia não possa ajudar! Contar com equipamentos confiáveis e práticos para o registro das respostas e discussões é essencial para agilizar as sessões e avaliações posteriores, minimizando os riscos de perda ou corrupção dos arquivos.

Entre as principais vantagens dessa técnica de pesquisa estão o baixo custo, formato flexível, a facilidade de obtenção dos dados em curto espaço de tempo e o ambiente em grupo, que viabiliza percepções mais aprofundadas. Mas, para aproveitá-las da melhor forma, é sempre importante escolher os instrumentos certos!

Os tablets e os aplicativos para pesquisa são ferramentas cruciais para quem trabalha com esse tipo de projeto, além de ótimos exemplos de que a tecnologia só tem a agregar para as descobertas do mercado. Quer entender melhor como esses recursos podem contribuir com suas pesquisas de grupo focal? Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário