Startup paulista participa de missão da Investe SP à Colômbia | Tec Mobile

Startup paulista participa de missão da Investe SP à Colômbia e abre primeira base no exterior

Publicado em 1 de agosto de 2016

Após contato com potenciais clientes, Tec Mobile percebe necessidade de presença fora do Brasil e conta com apoio da Agência para processo de internacionalização.

Graças à missão promovida pela Investe SP, Barros pode conhecer a demanda de seus clientes por uma unidade da empresa em Bogotá.

A Tec Mobile, uma das pequenas empresas paulistas que participou da primeira missão comercial realizada pela Investe São Paulo dentro do programa SP Export, acaba de fechar uma parceria para sua primeira base fora do Brasil, em Bogotá, Colômbia. A empresa aluga tablets e outros equipamentos tecnológicos móveis para uso em pesquisa, credenciamento de eventos, entre outros.

“A consultoria contratada pela Investe SP na Colômbia nos ajudou a entrar em contato com diversas empresas de pesquisa no País, e a maior parte delas fez uma única pergunta: “quando vocês vão se instalar aqui?”, conta Evandro Barros, gerente administrativo da Tec Mobile.

Segundo ele, a startup já tinha planos de começar a operar em outros países da América do Sul, mas a missão possibilitou que esse processo se acelerasse. “Se eu tivesse que ir sozinho bater de porta em porta e descobrir as empresas que mais se interessariam pelo meu produto, poderia demorar anos. E desde quando tivemos a ideia até agora, quando firmamos a sociedade com a representante na Colômbia, só se passaram seis meses”, afirma.

A missão foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho nas cidades de Bogotá e Lima, no Peru, com mais de 40 empresários que participaram de quase 400 reuniões. A expectativa é que eles estejam gerando mais de R$ 120 milhões em negócios. O projeto faz parte do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export, realizado por meio de convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil.

“A internacionalização da Tec Mobile é só um exemplo dos muitos outros casos de sucesso que vamos observar daqui para frente. Estamos somente há nove meses trabalhando com a exportação e os resultados já estão cada vez mais palpáveis”, disse o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós. A agência de promoção de investimentos e exportações é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a gerente de exportações da Investe SP Silvana Scheffel, a ideia é que a Tec Mobile também seja apoiada pelo SP Export por meio de outra frente, o Programa de Extensão Industrial Exportadora, o Peiex. “Vamos ajuda-los a estruturar-se de forma adequada para a internacionalização, tanto em questões administrativas quanto práticas. E o nosso núcleo de apoio também vai aprender muito com o caso dessa empresa, já que a exportação será muito  mais de um serviço do que um produto”, explicou Silvana.

A Tec Mobile hoje conta com seis funcionários no Brasil, com foco no desenvolvimento de aplicações tecnológicas e no aluguel de tablets. Em sua carteira de clientes estão grandes players, de diversos setores, como Google, Adidas, Samsung, Gol, Volkswagen, Mercedes-Benz, entre outros.

Além de alugar equipamentos, a empresa se destaca por cuidar de toda a parte logística de seu uso, fazendo transporte, manutenção e até mesmo assistência por telefone.

“No começo, vamos utilizar nossa base em São Paulo para operacionalizar o serviço na Colômbia. Toda a parte financeira, administrativa e de marketing digital vão continuar por aqui. Mas dependendo do nosso crescimento e do aumento da demanda, a ideia é que a unidade em Bogotá torne-se uma réplica da brasileira mais à frente”, afirma Barros.

A operacionalização do serviço será feito por meio de uma representante da Aserto Negócios, facilitadora colombiana com sede em Bogotá. As duas empresas estão fechando parceria para que a empresa colombiana já comece a funcionar no dia 1 de agosto.

Marina Guimarães – Investe SP

Confira a matéria completa: Clique aqui

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

comentarios


Fale conosco e saiba mais sobre nossas soluções