Entender o que é 5G ainda pode gerar muitas dúvidas aos usuários de tecnologia, especialmente no mundo corporativo. Com uma implementação ainda lenta no Brasil, a quinta geração da rede móvel promete muitas novidades e recursos.
Veja mais sobre como essa nova conexão é capaz de auxiliar a sua empresa a fechar negócios, parcerias e aumentar a produtividade em qualquer lugar.
O que é 5G?
O 5G nada mais é do que a quinta geração de rede móvel. Ele tem como objetivo ampliar a velocidade de conexão e download de dados para até 2 gigabytes. Dessa forma, ela rapidamente pode impactar positivamente teleconferências ou eventos à distância.
Apesar de já existir desde 2019, o 5G ainda está em sua fase de implementação e deve ser uma tendência no decorrer de 2022. No Brasil, o leilão do 5G trouxe a possibilidade de investimentos nas principais operadoras em atividade.
Para que serve o 5G?
O 5G serve para você estar conectado(a) ainda mais rápido com seus funcionários, clientes e até mesmo em momentos de lazer. Por ser uma conexão bem mais ágil que o 4G, a tecnologia permite que você baixe vídeos em uma maior velocidade e possa assistir offline com grande qualidade.
Além disso, o 5G é fundamental para a Internet das Coisas. Atualmente, diversos aparelhos e dispositivos mais comuns que existem em nossa casa ou no escritório estão mais inteligentes.
Um dos casos mais relevantes é o Alexa, a assistente virtual da Amazon que vem auxiliando até mesmo pessoas bem mais velhas a lidar melhor com o universo digital.
Poder contar com uma espécie de “secretária” para ligar para os seus clientes ou buscar uma informação no Google sem precisar digitar é um avanço na produtividade e pode ajudar a fundamentar ainda mais o conceito da Internet das Coisas.
Com o passar do tempo e amadurecimento da tecnologia, é possível pensar no 5G até mesmo para carros mais inteligentes, semáforos e toda estrutura que pode vir com isso.
Qual a diferença do 4G para o 5G?
Embora o 4G já seja uma tecnologia bastante superior a rede 3G, ele ainda causa certas limitações para os usuários, como por exemplo gastar mais energia de um aparelho para carregar ou perder bateria em tempo recorde. Já o 5G vem com uma proposta para ser ainda mais inteligente, focando na latência como principal recurso para o seu destaque.
A latência de um dispositivo móvel é o que permite que ele seja uma alternativa viável para a falta de conexão com uma rede de Wi-Fi. Com capacidade para manter o usuário conectado com qualidade, o 5G transforma a possibilidade da internet estar ainda mais inserida no dia a dia das empresas.
Principais dispositivos móveis que terão 5G
O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Um estudo recente da FGV revela que o país tem 424 milhões de dispositivos móveis em uso, sendo que apenas a tecnologia mobile já atinge 112 milhões de brasileiros.
Isso faz com que o nosso país seja extremamente estratégico para os investimentos no setor tecnológico, especialmente o 5G. Atualmente, já é possível prever sua chegada em alguns desses aparelhos.
Smartphones
Desde que foram criados, os smartphones cumprem bem com a sua proposta de ser um celular inteligente. Atualmente, eles também têm um destaque dentro das empresas, possibilitando a comunicação com clientes ou profissionais que precisam estar atendendo de maneira remota.
Sendo assim, é o principal dispositivo a ser impactado pelo 5G. Já é possível citar modelos como iPhone X ou superior que serão capazes de abrigar a nova estrutura e trazer mais comodidade aos usuários.
Tablets
Os tablets estão se tornando cada vez mais uma alternativa ao uso de notebooks para quem precisa estar em trânsito. Além disso, eles também auxiliam no credenciamento de eventos, o que evita gastos desnecessários com impressões e demora no check-in. Alguns modelos mais atualizados da Samsung Galaxy e Apple já disponibilizam a estrutura.
O aumento da preferência pela telemedicina também nos convida a refletir sobre a importância desses aparelhos para consultas médicas mais precisas e até mesmo para formar um relacionamento entre o paciente internado e o médico, evitando assim a possibilidade de infecção pela COVID-19 e outros vírus de alta transmissão.
A rede hospitalar Prevent Sênior é um exemplo relevante para o uso da estrutura 5G e dos tablets no relacionamento com o paciente, que pode ter um diagnóstico preciso e mais atualizado sem precisar sair de casa.
Notebooks
A tecnologia do 5G também vai estar presente nas redes de Wi-Fi. Com o desenvolvimento da estrutura a cargo das principais operadoras de internet do Brasil, a rapidez da sua conexão pode chegar em breve para os usuários que precisam do aparelho para trabalhar.
A escolha por se manter em home office, ou até mesmo repensar cargos para esse modelo, implica que as empresas possam realizar o aluguel de notebooks com todo o suporte técnico necessário para manter a proatividade durante o trabalho.