O que é 5G e como ele pode ajudar seu negócio | Tec Mobile
Homem visualizando um celular em uma mesa de escritório junto a um notebook
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Entender o que é 5G ainda pode gerar muitas dúvidas aos usuários de tecnologia, especialmente no mundo corporativo. Com uma implementação ainda lenta no Brasil, a quinta geração da rede móvel promete muitas novidades e recursos. 

Veja mais sobre como essa nova conexão é capaz de auxiliar a sua empresa a fechar negócios, parcerias e aumentar a produtividade em qualquer lugar. 

O que é 5G? 

O 5G nada mais é do que a quinta geração de rede móvel. Ele tem como objetivo ampliar a velocidade de conexão e download de dados para até 2 gigabytes. Dessa forma, ela rapidamente pode impactar positivamente teleconferências ou eventos à distância. 

Apesar de já existir desde 2019, o 5G ainda está em sua fase de implementação e deve ser uma tendência no decorrer de 2022. No Brasil, o leilão do 5G trouxe a possibilidade de investimentos nas principais operadoras em atividade. 

Para que serve o 5G? 

Mulher ruiva no escritório trabalhando através do celular e notebook

O 5G serve para você estar conectado(a) ainda mais rápido com seus funcionários, clientes e até mesmo em momentos de lazer. Por ser uma conexão bem mais ágil que o 4G, a tecnologia permite que você baixe vídeos em uma maior velocidade e possa assistir offline com grande qualidade. 

Além disso, o 5G é fundamental para a Internet das Coisas. Atualmente, diversos aparelhos e dispositivos mais comuns que existem em nossa casa ou no escritório estão mais inteligentes.

Um dos casos mais relevantes é o Alexa, a assistente virtual da Amazon que vem auxiliando até mesmo pessoas bem mais velhas a lidar melhor com o universo digital 

Poder contar com uma espécie de “secretária” para ligar para os seus clientes ou buscar uma informação no Google sem precisar digitar é um avanço na produtividade e pode ajudar a fundamentar ainda mais o conceito da Internet das Coisas.  

 

Com o passar do tempo e amadurecimento da tecnologia, é possível pensar no 5G até mesmo para carros mais inteligentes, semáforos e toda estrutura que pode vir com isso.  

 

Qual a diferença do 4G para o 5G? 

Embora o 4G já seja uma tecnologia bastante superior a rede 3G, ele ainda causa certas limitações para os usuários, como por exemplo gastar mais energia de um aparelho para carregar ou perder bateria em tempo recorde. Já o 5G vem com uma proposta para ser ainda mais inteligente, focando na latência como principal recurso para o seu destaque.  

A latência de um dispositivo móvel é o que permite que ele seja uma alternativa viável para a falta de conexão com uma rede de Wi-Fi. Com capacidade para manter o usuário conectado com qualidade, o 5G transforma a possibilidade da internet estar ainda mais inserida no dia a dia das empresas.  

 

Principais dispositivos móveis que terão 5G 

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Um estudo recente da FGV revela que o país tem 424 milhões de dispositivos móveis em uso, sendo que apenas a tecnologia mobile já atinge 112 milhões de brasileiros 

Isso faz com que o nosso país seja extremamente estratégico para os investimentos no setor tecnológico, especialmente o 5G. Atualmente, já é possível prever sua chegada em alguns desses aparelhos.  

 

Smartphones 

Desde que foram criados, os smartphones cumprem bem com a sua proposta de ser um celular inteligente. Atualmente, eles também têm um destaque dentro das empresas, possibilitando a comunicação com clientes ou profissionais que precisam estar atendendo de maneira remota.  

Sendo assim, é o principal dispositivo a ser impactado pelo 5G. Já é possível citar modelos como iPhone X ou superior que serão capazes de abrigar a nova estrutura e trazer mais comodidade aos usuários.  

 

 Tablets 

Os tablets estão se tornando cada vez mais uma alternativa ao uso de notebooks para quem precisa estar em trânsito. Além disso, eles também auxiliam no credenciamento de eventos, o que evita gastos desnecessários com impressões e demora no check-in. Alguns modelos mais atualizados da Samsung Galaxy e Apple já disponibilizam a estrutura.  

O aumento da preferência pela telemedicina também nos convida a refletir sobre a importância desses aparelhos para consultas médicas mais precisas e até mesmo para formar um relacionamento entre o paciente internado e o médico, evitando assim a possibilidade de infecção pela COVID-19 e outros vírus de alta transmissão.  

A rede hospitalar Prevent Sênior é um exemplo relevante para o uso da estrutura 5G e dos tablets no relacionamento com o paciente, que pode ter um diagnóstico preciso e mais atualizado sem precisar sair de casa.  

 

Notebooks 

 

A tecnologia do 5G também vai estar presente nas redes de Wi-Fi. Com o desenvolvimento da estrutura a cargo das principais operadoras de internet do Brasil, a rapidez da sua conexão pode chegar em breve para os usuários que precisam do aparelho para trabalhar.  

A escolha por se manter em home office, ou até mesmo repensar cargos para esse modelo, implica que as empresas possam realizar o aluguel de notebooks com todo o suporte técnico necessário para manter a proatividade durante o trabalho.  

 

Vantagens do 5G para o mundo corporativo 

Mulher de cabelo curto feliz no escritório olhando para tela do smartphone e com notebook na sua frente

O setor empresarial sempre é amplamente impactado pelo surgimento de novas tecnologias. Saber o que é 5G e como a conexão pode auxiliar nos negócios, pode ser o ponto de partida para o sucesso de diversas corporações.  

Mesmo ainda estando na fase de implementação no Brasil, países como Estados Unidos e Coreia do Sul já conseguem nos dar um panorama dos benefícios que a nova tecnologia pode trazer para o mundo corportativo. Entre elas, se destacam: 

 

  • Auxílio da inteligência artificial para tomada de decisão: embora a capacitação profissional seja estimulada pelas empresas para treinar o funcionário a ter grande capacidade analítica e prever problemas, o 5G pode impulsionar sistemas digitais para reduzir o erro humano passível de ocorrer; 
  • Eficiência: com o uso da tecnologia, o acesso de dados pode ser onipresente, ou seja, você pode compartilhar as informações para todos os dispositivos móveis utilizados pela empresa, facilitando os encontros e as reuniões com clientes fora do escritório; 
  • Mais autonomia: você consegue gerir e preparar outros profissionais para terem autonomia nos processos de trabalho, afinal, a rapidez da conexão e dos sistemas faz com que a demanda seja finalizada bem antes do prazo exigido. 

 

Por que alugar dispositivos móveis com 5G? 

 

Ao escolher alugar notebooks e tablets com a tecnologia 5G, você tem a garantida de um suporte especializado durante um imprevisto com o aparelho.  

Além disso, dentro do preço da locação você garante toda a segurança de dados e a instalação de todos os aplicativos necessários para a sua demanda.  

O serviço de manutenção do sistema operacional também fica por conta da empresa de locação de dispositivos móveis. Ou seja, os aparelhos disponibilizados não ficam obsoletos com rapidez como em uma compra da qual sua empresa terá de arcar com os custos extras em todo eventual problema.  

Dessa forma, a locação a longo prazo também pode abraçar melhor os projetos e as demandas que sua empresa está exigindo, podendo formar uma conexão rápida de longa distância com clientes até mesmo internacionais.  

Conheça a Tec Mobile  

 

Com 10 anos de experiência no mercado de locação, a Tec Mobile conta com uma excelente estrutura de logística que garante a pronta entrega dos aparelhos em qualquer localidade do Brasil, principalmente para a cidade de São Paulo. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos prazos e orçamentos.  

Deixe um comentário