MDM: Uma solução inovadora para a Educação | Tec Mobile
MDM Sistema de gerenciamento de dispositivos móveis
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

O contexto da educação no Brasil sofreu forte impacto devido à crise sanitária, novos desafios surgiram e, sem dúvida, o maior deles é a implementação de novas tecnologias como forma de minimizar o déficit educacional provocado pelo distanciamento social.

Segundo matéria publicada no portal da Agência Brasil, a pandemia causou impacto negativo na alfabetização de crianças,  agravando a situação do país, que já conta com cerca de 11 milhões de analfabetos.

Segundo estudo realizado pelo Datafolha em conjunto com a Fundação Lemann, o Itaú Social e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 51% das crianças em processo de alfabetização na rede pública não obtiveram novos aprendizados durante a pandemia.

Este cenário torna essencial que novas tecnologias ajudem a enfrentar esses grandes desafios que a pandemia trouxe.

O ensino realizado online e no formato híbrido contou com novas plataformas, softwares e equipamentos que contribuíram para que o prejuízo na educação não fosse ainda maior.

Ocorre que a adoção desses novos métodos implica no gerenciamento mais cuidadoso dos conteúdos veiculados para os alunos, e isso envolve o uso de tecnologias que permitam controlar o acesso dos alunos a todas essas informações disponíveis.

Esse controle é importante para evitar que o aluno acesse conteúdos inadequados ou mesmo informações de fontes duvidosas, o que prejudicaria o processo educacional.

Além disso, as novas tecnologias de gerenciamento como o MDM – Mobile Device Management, por exemplo, proporcionam diversos benefícios quando aplicadas na educação.

O que é MDM?

Você sabe o que significa MDM?

O Mobile Device Management é um sistema gerenciador de dispositivos mobile que proporciona absoluto controle sobre funções do hardware e o que se pode acessar através dele, além de garantir a segurança das informações evitando invasões, vazamentos de dados, imagens etc.

Nas escolas o MDM exerce um relevante papel. Tendo em vista que os dispositivos móveis, como os Tablets e Chromebooks, por exemplo, são de propriedade da escola, as consequências de acessar informações duvidosas e prejudiciais aos alunos, além de danos educacionais e psicológicos às crianças, do ponto de vista jurídico, podem ocasionar um vazamento de dados ou acesso a conteúdo inapropriado, que recaem sobre a instituição de ensino.

Por esse motivo, é de suma importância que a escola invista em mecanismos capazes de proporcionar maior controle, segurança e privacidade.

O MDM permite absoluto controle remoto de um número ilimitado de dispositivos móveis, garantindo que todos tenham acesso ao mesmo conteúdo.

Além disso, o MDM concede permissões específicas, controla o volume máximo do fone de ouvido, a luminosidade da tela, horário de funcionamento, bloqueio de botões, criação de perfis, definição de perímetro de funcionamento e diversas outras funções que podem ser adaptadas às necessidades de cada escola.

Alguns MDM’s disponíveis no mercado podem permanecer instalados no device ainda que o usuário o restaure ou quebre suas barreiras de segurança, pois ficam vinculados ao IMEI do aparelho, dificultando a invasão por hackers.

Qual o melhor software MDM para educação?

Existem diversas marcas disponíveis no mercado, cada uma com suas peculiaridades, como Jamf MDM, VMware AirWatch, MobileIron, Microsoft Intune, Samsung Knox e Pulsus MDM.

A Tec Mobile em parceria com a Samsung, uma gigante multinacional com atuação sólida no segmento de soluções de softwares, gerenciamento de celulares, tablets etc., disponibiliza um MDM avançado – o Samsung Knox.

Esse software já foi testado e aprovado por nossos clientes em projetos que inovaram a educação causando um impacto positivo para milhares de alunos, e, por esse motivo, nós da Tec Mobile recomendamos como melhor opção de MDM para educação.

Conheça abaixo alguns dos nossos cases de sucesso: