Como o reconhecimento facial pode ajudar na educação | Tec Mobile
reconhecimento-facial-educacao
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

As  novas tecnologias foram fortes aliadas no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia.

A educação foi um dos segmentos que demandou maiores esforços para que, mesmo à distância, o aprendizado pudesse continuar, principalmente por parte dos professores de escolas públicas e privadas.

Mesmo com o auxílio de recursos tecnológicos, estudos apontam que a pandemia gerou um profundo déficit educacional no Brasil em todos os níveis.

Um estudo realizado pela UNICEF, denominado “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, aponta que em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças ficaram sem acesso à educação no Brasil.

Agora é tempo de recuperar esse déficit e uma das formas de facilitar esse processo é o uso de novas tecnologias que otimizam os processos educacionais.

A importância do uso da tecnologia na educação

As escolas privadas, os governos estaduais e as prefeituras, utilizaram diferentes tecnologias para facilitar o contato entre professores e alunos, promover a troca e a manutenção do aprendizado contínuo, sem deixar de lado – o acolhimento num momento tão delicado.

Evidentemente que essas tecnologias avançaram rápido e hoje temos mais recursos para melhorar a experiência dos alunos no ensino híbrido ou online.

Uma das tecnologias que se destacaram por serem úteis no processo educacional é o reconhecimento facial.

Como funciona o reconhecimento facial e qual sua utilidade na educação

O reconhecimento facial torna mais rápida a rotina educacional, facilitando a realização das tarefas diárias como a chamada, por exemplo.

Imagine que para um professor conferir a presença dos alunos numa aula online, não será mais preciso fazer a tradicional“chamada”, pois um software de reconhecimento facial pode, em uma fração de segundos, checar quais alunos estão presentes na aula e monitorar todos os que permanecem durante a aula.

Esse tempo perdido diariamente para fazer a chamada pode ser utilizado para o efetivo ensino. Fantástico você não acha?

Além disso, os dados biométricos dos alunos podem ser usados para facilitar o acesso desses ao transporte público com o uso dessa tecnologia.

Isso porque o mesmo software pode ser utilizado para diferentes finalidades e isso representa economia.

Assim, basta que a câmera acesse o banco de dados e libere o acesso daquele aluno ao transporte público.

Além disso, as câmeras podem ser instaladas na entrada das escolas, para que seja feito o reconhecimento facial na chegada, permitindo que os pais sejam avisados, por exemplo.

Uma outra aplicação da tecnologia de reconhecimento facial na chegada dos alunos é quantificar os presentes para que a merenda seja preparada na quantidade certa, evitando desperdícios.

Assim, de forma geral, o reconhecimento facial permite um maior controle dos alunos, proporcionando maior segurança devido ao uso da biometria.

Na sala de aula, o reconhecimento facial facilita a checagem da identidade dos alunos, garantindo maior segurança nas provas e evitando fraudes.

A tecnologia do reconhecimento facial proporciona maior eficiência aos processos educacionais, desde os mais simples até os mais complexos.

Como implementar tecnologia de reconhecimento facial na educação?

A escola pública ou privada que deseja implementar a tecnologia de reconhecimento facial, pode buscar os diversos fornecedores disponíveis no mercado.

No entanto, é recomendado que se busque um fornecedor líder de mercado e que conte com a credibilidade e a capacidade de suporte necessárias para atender a demanda.

Um desses players é a Samsung, que oferece soluções de tecnologia, como hardwares e softwares que podem ser aplicados na educação.

Como a Tec Mobile contribui para a implementação do reconhecimento facial nas escolas

A Tec Mobile é um canal de distribuição das tecnologias Samsung voltadas para a educação.

Essa parceria da Tec Mobile com a Samsung é a responsável pela realização de projetos que impactaram a vida de milhares de alunos no Brasil, contando com hardwares e softwares de última geração em prol da inovação na educação.

Conheça abaixo alguns dos nossos cases de sucesso: