Pesquisa de Mercado: 3 livros que você precisa ler - Tec Mobile
Pesquisa de Mercado: 3 livros que você não pode deixar de ler
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 2 minutos

 

Como já defendemos em alguns artigos aqui no blog, a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para orientar tomadas de decisão mais precisas e para solucionar problemas específicos, verificando a validade e a viabilidade de um projeto e respondendo a questões-chave do negócio.

Uma pesquisa de mercado deve ser utilizada sempre que houver decisões determinantes a serem tomadas, como expandir a área de atuação, entrar em novos segmentos e lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços. No entanto, antes de qualquer coisa, é necessário partir de uma dúvida, questão ou uma percepção.

Ainda assim, muitos fatores influenciam o sucesso de uma pesquisa de mercado. A escolha das ferramentas para a coleta dos dados, por exemplo, pode determinar a agilidade e a precisão desse processo. Pensando nisso, separamos 3 livros que podem mudar a sua visão sobre o assunto e têm muito a acrescentar!

1. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado

A 3ª edição que integra a Série Marketing das Publicações FGV Management oferece um embasamento conceitual e discussões em torno das principais teorias sobre o comportamento do consumidor e metodologias empregadas em pesquisas de mercado. O livro traz uma abordagem com foco nas etapas do planejamento, recrutamento e seleção de entrevistados e coleta de dados, o que é essencial para tornar pesquisas mais eficientes.

Escrito por Roberto Meireles Pinheiro, Guilherme Caldas de Castro, Helder Haddad Silva e José Mauro Gonçalves Nunes, o conteúdo é de fácil leitura, com bons exemplos, todos ligados à prática.

2. Administração Estratégica de Mercado

A 9ª edição do livro de David A. Aaker ajuda a entender a dinâmica do mercado e a criar estratégias eficientes para lidar com as incertezas. Encarando como passo essencial, a primeira parte do livro (Parte I) traz capítulos especialmente focados na análise estratégica, externa e interna. Já a segunda parte (Parte II) aborda a implementação prática de todo o conteúdo analítico.

Além do livro, há materiais para aqueles interessados em aprofundar a leitura disponíveis no site www.bookman.com.br, como apresentações no PowerPoint, manuais e análises de caso.

3. Pesquisa de Marketing – Uma orientação para o mercado brasileiro

A obra de Wagner Ladeira e Walter Nique fornece um guia prático, com os passos necessários para a elaboração e realização de uma pesquisa de mercado, com foco na hora de marketing.

O livro traz exemplos práticos e dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório final, além de apresentar diferentes técnicas, aplicações e metodologias para a coleta e análise de dados.

Agora, se você quer saber como economizar tempo e dinheiro em sua pesquisa de mercado, nosso eBook exclusivo “5 dicas para tornar suas pesquisas mais rápidas e baratas” traz as dicas mais importantes para te ajudar!

5 dicas para tornar sua pesquisa mais rápida e barata

Deixe um comentário