A gestão da inovação é um conceito que se refere a uma melhoria contínua dos processos corporativos, seja na forma de oferecer produtos ou serviços, ou na forma de entregá-los para melhorar a eficiência.
Em pleno século XXI, a sua importância é fundamental nas empresas, pois permite aumentar a eficiência dos processos e a rentabilidade do próprio negócio. Mesmo assim, ainda há muitas empresas que não aderiram à gestão da inovação, e o resultado são lucros escassos, dificuldades produtivas e perda de terreno para a concorrência.
Como forma de explicar o que é a gestão da inovação, e como ela pode transformar sua empresa, preparamos o artigo abaixo repleto de informações. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!
Gerenciar a inovação pode ser uma tarefa difícil. Aliás, há quem defenda que é impossível gerir a inovação, pois depende, em grande medida, de saber planear a inspiração e as ocorrências.
No entanto, a maioria dos líderes empresariais modernos acredita que, com as estratégias e processos corretos, a inovação pode ser prevista e incentivada. Graças a isso, é possível criar valor real de negócios e oferecer uma melhor experiência aos funcionários e clientes.
Uma vez aprovada a ideia, pode-se planejar seu desenvolvimento e materialização final. É importante acrescentar que a inovação nas empresas não se refere apenas a momentos de inspiração e criatividade. Ela abrange todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de ideias e a introdução de conceitos úteis, produtos, serviços e estratégias, entre outros.
Estamos falando de ideias cujo objetivo é criar uma mudança positiva para uma empresa e diferenciá-la dos concorrentes. Na maioria dos casos, as empresas devem ser capazes de classificar suas estratégias em uma das três categorias:
● gestão do negócio
● crescimento do negócio
● inovação do negócio
A gestão da inovação desempenha um papel em cada um desses grupos. Assim, não é apenas um termo extremamente amplo, mas também uma questão de vital importância para o sucesso contínuo.
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Quase por unanimidade, a inovação é considerada um aspecto positivo para qualquer negócio. As organizações querem ser inovadoras, estabelecer novos padrões e ser as primeiras a apresentar novas ideias.
No entanto, a inovação em si não é benéfica, a menos que traga benefícios para funcionários, partes interessadas ou clientes.
A gestão da inovação consiste em dividir a inovação em unidades quantificáveis e mensuráveis. Dessa forma é possível entender quais são os reais benefícios da gestão da inovação e começar a trabalhar no estabelecimento de práticas de gestão eficazes.
Os principais benefícios da gestão da inovação incluem o seguinte:
O benefício mais óbvio da gestão da inovação é a maior capacidade de coletar e organizar ideias novas e valiosas. As ferramentas de gerenciamento de inovação facilitam a coleta de insights de toda a empresa em um único local, rastreá-los e organizá-los para análise rápida.
Tentar coisas novas sempre traz um risco. A gestão da inovação reconhece e aceita esta realidade e foca-se em reduzir ao máximo os riscos, identificando as ideias que têm maior probabilidade de sucesso.
Dessa forma, as empresas investem mais tempo e dinheiro naquelas inovações com maior probabilidade de gerar lucros.
Ideias ultrapassadas e processos ineficazes geralmente têm uma coisa em comum: não são rentáveis. Adotar uma abordagem clara e deliberada às inovações emergentes ajuda as empresas a identificar áreas em que estão gastando demais.
Assim, é possível substituir conceitos desatualizados por outros com maior probabilidade de oferecer um melhor retorno sobre o investimento.
Os melhores funcionários querem trabalhar em empresas que buscam ir além dos limites estabelecidos. Organizações conhecidas por seu caráter inovador tendem a atrair talentos mais qualificados.
E porque essas empresas inovadoras atraem naturalmente talentos inovadores, elas conseguem ter equipes que promovem mudanças positivas dentro da empresa.
Problemas recorrentes muitas vezes acabam sendo aceitos ao longo do tempo, a ponto de as organizações continuarem a usar soluções temporárias e ineficientes ou simplesmente aceitar as perdas, ao invés de tentar matar as soluções ineficazes.
A gestão da inovação promove novas abordagens para resolver esses problemas contínuos e convida as empresas a reconsiderar seus problemas recorrentes e encontrar soluções de trabalho mais eficazes.
A verdadeira inovação não pode acontecer sem considerar as pessoas. Compreender a perspectiva dos funcionários e trabalhar com eles para obter ideias fornece insights exclusivos.
Além disso, faz com que os funcionários se sintam mais incluídos nas decisões importantes e promove o pensamento inovador, a comunicação contínua e a inclusão. O resultado são funcionários mais felizes e engajados, que sabem que suas opiniões são importantes.
A gestão eficaz da inovação não apenas abre a possibilidade de os usuários contribuírem com suas ideias, mas também dá a eles o poder de acompanhar as ideias que estão em fase de revisão, aprovação ou execução.
É que as ferramentas de gestão da inovação incluem sistemas de alerta que notificam os usuários sempre que há mudanças no status das ideias que estão sendo revisadas.
Para implantar a gestão da inovação na sua empresa, você pode seguir os seguintes caminhos:
Cada empresa tem suas próprias necessidades que devem ser atendidas. Para identificá-los, você deve ter clareza sobre o que busca com a implementação do processo de inovação e qual estrutura aplicará para a tomada de decisão.
Você deve definir a estrutura que mencionamos antes de começar com a inovação corporativa, pois com base nela você pode começar a gerenciar. Por exemplo, as startups que podem propor soluções para o seu desafio podem ser estrangeiras ou você busca apenas empreendimentos nacionais? Sua empresa será responsável por definir esse framework que facilitará a localização da solução que você precisa.
Não pense que depois de encontrar propostas de soluções para o desafio você já terá o trabalho pronto. Pelo contrário, começa um novo caminho para viajar. Nos referimos ao desenvolvimento de um possível piloto ou Produto Mínimo Viável (MVP) e sua implementação, pois durante este processo muitos erros surgirão para serem resolvidos de forma a obter o resultado esperado.
Para que um projeto de inovação corporativa seja bem-sucedido, ele deve ter um gerente de inovação capaz de conduzi-lo pelo tempo que for necessário, ou seja, até que uma implementação bem-sucedida seja alcançada.
Este ponto é fundamental para implementar e incentivar a inovação, seja ela uma chamada interna, ou seja, entre seus colaboradores, ou externa, às startups. Os mecanismos, assim como a estrutura dos desafios, são definidos por você.
Em geral, as empresas geram incentivos econômicos para atrair a atenção de outras empresas, mas nem sempre é assim, pois podem chegar a outros acordos mais rentáveis, como se tornarem clientes desses empreendimentos.
O trabalho conjunto entre empresas, mais conhecido como Corporate Venturing, mistura e potencializa o melhor dos dois mundos. Dessa forma, as empresas podem se atualizar e inovar para oferecer serviços ou produtos mais atrativos aos seus clientes.
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Como fica claro, implantar uma gestão da inovação na sua empresa pode proporcionar transformações significativas. Por isso, a hora de começar é agora mesmo.
Com o tempo, você vai colhendo todos os resultados e benefícios dessa iniciativa, e que listamos acima no nosso artigo. Inovar também permitirá sua empresa se destacar no mercado e com isso aumentar seu faturamento.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é a gestão da inovação e como ela pode potencializar seu negócio. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira nosso artigo “7 benefícios da terceirização de TI para a empresa”.