Use a gestão da inovação para transformar sua empresa | Tec Mobile
gestão-da-inovação
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

A gestão da inovação é um conceito que se refere a uma melhoria contínua dos processos corporativos, seja na forma de oferecer produtos ou serviços, ou na forma de entregá-los para melhorar a eficiência.

Em pleno século XXI, a sua importância é fundamental nas empresas, pois permite aumentar a eficiência dos processos e a rentabilidade do próprio negócio. Mesmo assim, ainda há muitas empresas que não aderiram à gestão da inovação, e o resultado são lucros escassos, dificuldades produtivas e perda de terreno para a concorrência.

Como forma de explicar o que é a gestão da inovação, e como ela pode transformar sua empresa, preparamos o artigo abaixo repleto de informações. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!

O que é a gestão da inovação nas empresas?

Gerenciar a inovação pode ser uma tarefa difícil. Aliás, há quem defenda que é impossível gerir a inovação, pois depende, em grande medida, de saber planear a inspiração e as ocorrências.

No entanto, a maioria dos líderes empresariais modernos acredita que, com as estratégias e processos corretos, a inovação pode ser prevista e incentivada. Graças a isso, é possível criar valor real de negócios e oferecer uma melhor experiência aos funcionários e clientes.

Uma vez aprovada a ideia, pode-se planejar seu desenvolvimento e materialização final. É importante acrescentar que a inovação nas empresas não se refere apenas a momentos de inspiração e criatividade. Ela abrange todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de ideias e a introdução de conceitos úteis, produtos, serviços e estratégias, entre outros.

Estamos falando de ideias cujo objetivo é criar uma mudança positiva para uma empresa e diferenciá-la dos concorrentes. Na maioria dos casos, as empresas devem ser capazes de classificar suas estratégias em uma das três categorias:

● gestão do negócio
● crescimento do negócio
● inovação do negócio

A gestão da inovação desempenha um papel em cada um desses grupos. Assim, não é apenas um termo extremamente amplo, mas também uma questão de vital importância para o sucesso contínuo.

Leia também::: Locação de computadores e celulares para empresas vale a pena em 2022?

Quais são os benefícios da gestão da inovação?

Quase por unanimidade, a inovação é considerada um aspecto positivo para qualquer negócio. As organizações querem ser inovadoras, estabelecer novos padrões e ser as primeiras a apresentar novas ideias.

No entanto, a inovação em si não é benéfica, a menos que traga benefícios para funcionários, partes interessadas ou clientes.

A gestão da inovação consiste em dividir a inovação em unidades quantificáveis e mensuráveis. Dessa forma é possível entender quais são os reais benefícios da gestão da inovação e começar a trabalhar no estabelecimento de práticas de gestão eficazes.

Os principais benefícios da gestão da inovação incluem o seguinte:

Capturar novas ideias

O benefício mais óbvio da gestão da inovação é a maior capacidade de coletar e organizar ideias novas e valiosas. As ferramentas de gerenciamento de inovação facilitam a coleta de insights de toda a empresa em um único local, rastreá-los e organizá-los para análise rápida.

Identifique os conceitos com maior potencial

Tentar coisas novas sempre traz um risco. A gestão da inovação reconhece e aceita esta realidade e foca-se em reduzir ao máximo os riscos, identificando as ideias que têm maior probabilidade de sucesso.

Dessa forma, as empresas investem mais tempo e dinheiro naquelas inovações com maior probabilidade de gerar lucros.

Reduza custos e melhore a lucratividade

Ideias ultrapassadas e processos ineficazes geralmente têm uma coisa em comum: não são rentáveis. Adotar uma abordagem clara e deliberada às inovações emergentes ajuda as empresas a identificar áreas em que estão gastando demais.

Assim, é possível substituir conceitos desatualizados por outros com maior probabilidade de oferecer um melhor retorno sobre o investimento.

Atraia os melhores talentos

Os melhores funcionários querem trabalhar em empresas que buscam ir além dos limites estabelecidos. Organizações conhecidas por seu caráter inovador tendem a atrair talentos mais qualificados.

E porque essas empresas inovadoras atraem naturalmente talentos inovadores, elas conseguem ter equipes que promovem mudanças positivas dentro da empresa.

Resolver problemas recorrentes

Problemas recorrentes muitas vezes acabam sendo aceitos ao longo do tempo, a ponto de as organizações continuarem a usar soluções temporárias e ineficientes ou simplesmente aceitar as perdas, ao invés de tentar matar as soluções ineficazes.

A gestão da inovação promove novas abordagens para resolver esses problemas contínuos e convida as empresas a reconsiderar seus problemas recorrentes e encontrar soluções de trabalho mais eficazes.

Inspirar compromisso

A verdadeira inovação não pode acontecer sem considerar as pessoas. Compreender a perspectiva dos funcionários e trabalhar com eles para obter ideias fornece insights exclusivos.

Além disso, faz com que os funcionários se sintam mais incluídos nas decisões importantes e promove o pensamento inovador, a comunicação contínua e a inclusão. O resultado são funcionários mais felizes e engajados, que sabem que suas opiniões são importantes.

Mantenha os usuários informados

A gestão eficaz da inovação não apenas abre a possibilidade de os usuários contribuírem com suas ideias, mas também dá a eles o poder de acompanhar as ideias que estão em fase de revisão, aprovação ou execução.

É que as ferramentas de gestão da inovação incluem sistemas de alerta que notificam os usuários sempre que há mudanças no status das ideias que estão sendo revisadas.

Como implantar a gestão da inovação na sua empresa?

Para implantar a gestão da inovação na sua empresa, você pode seguir os seguintes caminhos:

1. Não há receitas

Cada empresa tem suas próprias necessidades que devem ser atendidas. Para identificá-los, você deve ter clareza sobre o que busca com a implementação do processo de inovação e qual estrutura aplicará para a tomada de decisão.

2. Defina uma estrutura

Você deve definir a estrutura que mencionamos antes de começar com a inovação corporativa, pois com base nela você pode começar a gerenciar. Por exemplo, as startups que podem propor soluções para o seu desafio podem ser estrangeiras ou você busca apenas empreendimentos nacionais? Sua empresa será responsável por definir esse framework que facilitará a localização da solução que você precisa.

3. Expectativas de nível

Não pense que depois de encontrar propostas de soluções para o desafio você já terá o trabalho pronto. Pelo contrário, começa um novo caminho para viajar. Nos referimos ao desenvolvimento de um possível piloto ou Produto Mínimo Viável (MVP) e sua implementação, pois durante este processo muitos erros surgirão para serem resolvidos de forma a obter o resultado esperado.

4. Nomeie um gerente de inovação

Para que um projeto de inovação corporativa seja bem-sucedido, ele deve ter um gerente de inovação capaz de conduzi-lo pelo tempo que for necessário, ou seja, até que uma implementação bem-sucedida seja alcançada.

5. Use ferramentas ad hoc para gerenciar a inovação

Este ponto é fundamental para implementar e incentivar a inovação, seja ela uma chamada interna, ou seja, entre seus colaboradores, ou externa, às startups. Os mecanismos, assim como a estrutura dos desafios, são definidos por você.

Em geral, as empresas geram incentivos econômicos para atrair a atenção de outras empresas, mas nem sempre é assim, pois podem chegar a outros acordos mais rentáveis, como se tornarem clientes desses empreendimentos.

O trabalho conjunto entre empresas, mais conhecido como Corporate Venturing, mistura e potencializa o melhor dos dois mundos. Dessa forma, as empresas podem se atualizar e inovar para oferecer serviços ou produtos mais atrativos aos seus clientes.

Leia também::: Diagnóstico de TI na empresa: como funciona?

Agora é sua vez!

Como fica claro, implantar uma gestão da inovação na sua empresa pode proporcionar transformações significativas. Por isso, a hora de começar é agora mesmo.

Com o tempo, você vai colhendo todos os resultados e benefícios dessa iniciativa, e que listamos acima no nosso artigo. Inovar também permitirá sua empresa se destacar no mercado e com isso aumentar seu faturamento.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é a gestão da inovação e como ela pode potencializar seu negócio. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira nosso artigo “7 benefícios da terceirização de TI para a empresa”.