5 dicas que vão facilitar a locação de carros em viagens corporativas | Tec Mobile
5dicasquevaofacilitaralocacaodecarrosemviagenscorporativas
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

A locação de carros é uma alternativa excelente para empresas que enviam constantemente seus colaboradores para reuniões e compromissos em viagens corporativas. Com o aluguel, é possível garantir uma maior mobilidade para os viajantes, facilitando a locomoção e a chegada aos compromissos marcados pela companhia. Isso tudo com rapidez e comodidade, sem preocupações com imprevistos que não sejam relacionados ao evento em si.

Sabendo do grande benefício que os carros alugados trazem para as viagens corporativas, separamos neste artigo 5 dicas que vão ajudar você a tomar as melhores decisões no momento de alugar veículos para os colaboradores da sua empresa. Confira a seguir e garanta uma viagem tranquila para todas as partes envolvidas.

1 – Planeje com antecedência e pesquise bem as empresas de locação de carros

O primeiro passo para garantir o sucesso e um bom serviço é realizar um bom planejamento e pesquisa. Por isso, faça orçamentos e consultas em diferentes empresas de aluguel de carros para assegurar o melhor custo-benefício. Certifique-se também de conhecer muito bem as regras previstas no contrato para saber quais são as obrigações de cada uma das partes envolvidas no processo.

Feito isso, oriente o colaborador que vai pegar o veículo sobre todas as obrigações necessárias a realizar quando chegar à locadora, como ter os documentos necessários em mãos. É importante também orientar a respeito de outras regras burocráticas que possam surgir antes de apanhar as chaves do carro.

2 – Analise o custo-benefício do aluguel do carro

Por mais que alugar um carro apresente diversos pontos positivos, é sempre importante se certificar de que essas vantagens se aplicam à sua empresa. Em virtude disso, é essencial que você coloque na ponta do lápis o custo-benefício de se alugar o veículo dentro da realidade de sua companhia.

Se a sua empresa já possui automóveis, por exemplo, certifique-se de comparar o preço da locação com os custos de manutenção, revisão, combustível, entre outras necessidades do carro pertencente à sua companhia. A mesma regra vale para o caso de o próprio colaborador ter um automóvel pessoal: quais seriam os gastos de uma possível avaria ou da franquia do seguro? Vale lembrar ainda dos aplicativos de transporte e o levantamento dos valores dessa opção.

Feitas essas pesquisas e também os orçamentos com a locadora, você terá todas as ferramentas e informações necessárias para tomar a decisão de qual das escolhas é a melhor para a empresa. Lembre-se de todas as opções: alugar um carro com uma locadora de veículos, usar os próprios da companhia, utilizar o automóvel do colaborador ou aplicativos de transporte.

3 – Avalie as necessidades da empresa e da viagem

Um fator importante é que esteja bem definido quais são os objetivos da empresa com a locação do carro na viagem corporativa em questão. Com isso, será possível escolher um veículo que atenda às necessidades daquela ocasião. É necessário considerar a quantidade de pessoas que vão naquela viagem, se levarão muitas bagagens, quais as distâncias a serem percorridas, o orçamento disponibilizado pela empresa e até mesmo informações do local.

A partir disso, você terá as respostas de qual o melhor modelo de carro alugar: uma SUV, pick-up, carro comum, entre outras opções de veículos. Vale até estender a pesquisa um pouco mais e buscar por aplicativos de navegação e trânsito, como o Waze, para conhecer os locais do trajeto e as distâncias percorridos. Assim, será mais fácil calcular os custos e as variáveis.

4 – Leia atentamente o contrato de locação do veículo

Essa prática é fundamental no momento de alugar o veículo. Leia o con