Sabia que o Enem será digital até 2026? Veja 4 vantagens da prova online
prova online
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você provavelmente já ouviu falar no Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, não é mesmo? A grande notícia é que ele começará a ser digital a partir de 2020, até ser 100% uma prova online em 2026.

Isso impactará completamente a forma de organização do teste. Neste texto, você entenderá quais são as principais mudanças que acontecerão e as maiores vantagens desse modelo. Ao fim, verá que a tecnologia está pronta para ajudar qualquer evento a ser mais organizado e interessante.

Quer oferecer mais comodidade em seus eventos? Então, veja como o Enem digital pode ser um exemplo para sua empresa melhorar a experiência dos convidados nos eventos. Boa leitura!

Como funcionará o Enem digital?

Você sabia que o Enem será um exame virtual? Sim, isso significa que, em breve, o mouse substituirá o lápis. A ideia já existia desde 2015, mas apenas agora começou a sair do papel, e já há um calendário para que tudo comece a funcionar.

A ideia é que 50 mil candidatos interessados já testem o sistema em 2020, até que, em 2026, todo o exame já seja informatizado.

O sistema de Enem digital provavelmente funcionará de forma parecida com o que já ocorre nas provas de renovação da habilitação de motorista. Com o novo formato, a segurança, em tese, será aumentada, já que as tentativas de fraude serão mais facilmente barradas.

Além disso, a prova digital permitirá que o Ministério da Educação (MEC) trabalhe com mais datas de prova por agendamento, o que já acontece em outros países (como a Dinamarca), que contam com exames ao término do ensino médio. Com isso, o banco de questões fica disponível de forma permanente, permitindo que a prova seja feita em qualquer dia.

Muitas pessoas podem acreditar que os estudantes farão as provas em casa, podendo consultar a teoria e as respostas no Google. Entretanto, os requisitos tecnológicos serão disponibilizados pelo MEC. Além disso, como cada estudante fará uma prova diferente, será quase impossível colar de algum candidato do lado ou que esteja fazendo a prova em outro local.

Quais são as principais vantagens?

São várias as vantagens para o MEC em realizar uma prova online. Você imagina quais? Confira agora!

1. Rapidez

A organização do Enem demanda vários meses. Toda a logística precisa ser preparada nos mínimos detalhes, já que a prova deve estar simultaneamente nos mais variados locais do país. 

É necessário contar com policiais para acompanhar a entrega das provas às escolas que servirão de base para o teste. Depois, o mesmo procedimento é necessário para que elas voltem. Mesmo a impressão da prova precisa contar com grande vigilância, já que nenhuma questão ou proposta de redação pode ser vazada, o que aconteceu no primeiro ano da atual prova.

Como você pode ver, a organização é lenta e não podem existir erros. Com a versão digital, entretanto, a organização será mais rápida e eficiente. Como a realização da prova será descentralizada (acontecerá várias vezes por ano), os processos serão mais simples. Além disso, sem a existência de papel, não haverá a possibilidade de as questões serem vazadas antes de chegar às mãos dos alunos.

2. Economia de tempo

Assim, muito tempo será economizado — tanto do próprio governo, que organizará a prova, quanto dos alunos. Já que o exame será digital, poderá ser criado automaticamente para cada usuário. Assim, apenas a logística e segurança do local precisarão ser cuidadas.

Os alunos, por sua vez, não precisarão esperar por mais um ano, caso não tenham obtido, por algum motivo, um resultado satisfatório na última tentativa. Da mesma forma, os vestibulandos poderão fazer o teste apenas quando acharem que realmente estão preparados. 

Atualmente, como a prova acontece anualmente, os alunos precisam se inscrever mesmo que ainda não seja o momento mais adequado, já que a próxima edição só acontecerá depois de um longo período.

3. Conscientização

Dessa forma, haverá maior conscientização dos estudantes quanto aos custos necessários por aluno para a realização da prova. Atualmente, é alto o índice de alunos que pedem isenção da taxa de inscrição, mas não comparecem nos dias da prova.

Um dos motivos para isso acontecer é a antecedência entre o período de inscrição e as datas da prova. Como vários problemas podem surgir nesse intervalo, a taxa de abstenção é elevada.

Se, por outro lado, várias datas estiverem disponíveis, os vestibulandos poderão escolher aquela que melhor se encaixe em sua agenda. Racionar os recursos públicos é essencial para que a prova continue a levar milhões de pessoas para as universidades todos os anos.

4. Economia de papel

Como a questão ambiental é tão discutida, eliminar uma grande quantidade de papel é um exemplo para toda a sociedade. Além da impressão da prova, muitos outros documentos precisam ser impressos (como gabaritos e materiais de apoio). 

Além disso, é necessário muito material plástico para que as provas sejam bem embaladas. O plástico também é usado como forma de segurança, para guardar pertences dos candidatos.

Com o Enem digital, a maior parte dos papéis será dispensada, o que poderá fazer com que a prova seja mais barata em médio e longo prazo, já que o custo com impressão e transporte não existirá mais. Vale lembrar que a aquisição da tecnologia provavelmente terá um grande impacto no início, que será compensado no futuro.

Mesmo no período de testes e, principalmente, no futuro, será necessário contar com a compra ou aluguel (mais recomendado) de equipamentos como tablets e roteadores. Eles permitirão que toda a área de aplicação da prova conte com internet rápida e eficiente. Os tablets são úteis para diminuir o tempo de espera dos candidatos para se autenticar e receber informações.

Ainda que você vá realizar um evento que não seja relacionado à educação, vale a pena escolher a tecnologia. Ela é útil para deixar a programação mais organizada e eficiente. Por isso, espelhe-se na prova online para ingressar em universidades, de âmbito nacional, para propor uma nova forma de pensar em eventos para sua empresa.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a pensar diferente!

Deixe um comentário