Os avanços tecnológicos trouxeram profundas mudanças no modo de administrar um negócio e fazer a sua atuação no mercado, e no campo de coleta de dados a realidade não é diferente. Afinal, são inúmeras as técnicas e recursos utilizados para impulsionar os processos de pesquisa.
Talvez uma ferramenta que ainda não esteja tão popularizada, mas que tem o poder de transformar a maneira como você conduz suas pesquisas pode ser o que você precisa — e saiba que existem alguns aplicativos que podem ser usados para essa finalidade.
Pensando nisso, elaboramos um post com os 7 principais motivos para que a sua empresa adote um aplicativo que auxilie esse tipo de serviço. Descubra, a seguir!
O investimento em um aplicativo que permite a coleta de dados é uma ótima forma para a compreensão da sua audiência e, assim, moldar o evento de acordo com os objetivos e expectativas desse público. Além de trazer mais facilidade para que os participantes respondam às pesquisas, os resultados obtidos transmitem mais credibilidade.
Outra vantagem dos aplicativos mobile é a possibilidade de colher o feedback em tempo real. Hoje, a maioria das pessoas têm um aparelho smartphone com acesso à internet. Então, aproveitar dessa dinâmica para fazer questionários agiliza bastante na obtenção de respostas.
A interação com os participantes é capaz de deixar um evento bem mais atrativo e, até mesmo, despertar o interesse de diferentes públicos, além de garantir à organização um contato mais próximo para explorar o seu marketing. Nesse contexto, conforme as estratégias utilizadas para executar o seu aplicativo, torna-se possível entender quais são os pontos fortes, bem como o que ainda precisa ser trabalhado antes do grande dia ou para os próximos eventos.
A dica, portanto, é abusar da criatividade — criar perfis nas redes sociais exclusivos para os eventos, compartilhar informações sobre os temas a serem abordados, acompanhar os conteúdos que o público também está divulgando. Enfim, aproveitar desses canais para incentivar o engajamento.
Entre as vantagens da implementação de um aplicativo específico para eventos, não podemos deixar de mencionar as notificações instantâneas. Afinal, elas representam um diferencial para uma comunicação rápida, objetiva e eficiente.
Quando se trata de seminários, congressos, palestras e workshops, por exemplo, esse compartilhamento de informações de maneira instantânea se torna um excelente meio para indicar horários, novidades e aumentar o número de participantes.
Com a disponibilidade de dados que o sistema mobile proporciona, o time de pesquisa tem em mãos a consulta de qualquer conteúdo que for importante para realizar o seu trabalho de forma eficaz. Em virtude disso, tem-se um clima de espontaneidade para cumprir a missão. As perguntas podem ser modificadas durante a interação e, inclusive, comporta a criação de novos insights naquele momento, mudando os rumos daquilo que foi planejado.
A modernização da coleta de dados abre mais espaço para a criatividade e um atendimento cada vez mais personalizado. E quem não consegue acompanhar esse ritmo de resposta imediata perde espaço e competitividade no mercado.
Além de tornar o processo de coleta de dados mais rápido e a disponibilização de formulários via aplicativo, a ferramenta abre margem para a flexibilização das perguntas, construir um roteiro de acordo com o perfil do público-alvo e moldar os questionários à medida que as respostas são analisadas.
Como tudo acontece de forma integrada, ou seja, não é necessário que um colaborador interaja com os participantes, faça-o preencher uma série de perguntas no papel e depois submeta esse documento para mensurar os resultados. Dessa forma, antes mesmo de encerrar um ciclo é possível promover alterações — tudo acontece em tempo real.
Ao investir em boas ferramentas, até mesmo quando o entrevistador precisa fazer pesquisa em campo, as facilidades são muito superiores, como:
Como mencionado, o aplicativo para eventos tem o poder de aproximar a empresa do seu público-alvo antes, durante e depois do evento. E a partir desse engajamento eles se sentem mais à vontade para compartilhar sua experiência com a marca, isto é, dar um feedback mais sincero e preciso.
Então, a tarefa de formulação das pesquisas tende a ser cada vez mais específica, pois já existe uma boa quantidade de informações sobre os seus destinatários, e o próprio aplicativo também dá essa margem para a personalização — você segue o modelo mais coerente com as suas estratégias.
Automatizar da coleta de dados viabiliza para a empresa a simplificação de diversas atividades. Tanto nas fases de estruturar e executar quanto na de avaliar as pesquisas, são utilizados indicadores em tempo real, uma vez que as informações estão digitalizadas e podem ser acessadas via aplicativo.
O resultado de tudo isso é uma ganho exponencial de produtividade, bem como maior tempo livre para concentrar esforços na tomada de decisões prioritárias.
A TelescopIn tem um software robusto e uma plataforma desenvolvida para amparar as equipes de trabalho na estruturação do seu projeto, com a garantia de total integridade de dados.
Além das vantagens já citadas, um ponto forte do aplicativo da TelescopIn que deve ser destacado é a sua capacidade de funcionamento mesmo sem conexão à internet, ajudando, por exemplo, em locais de evento onde não há acesso a uma rede. Assim, os dados salvos no aplicativo serão sincronizados posteriormente, quando houver sinal de web.
Podemos perceber que uma estratégia móvel para a coleta de dados é um grande diferencial para quem almeja se destacar no mercado, especialmente levando em consideração que vivemos uma realidade cada vez mais conectada com o mundo virtual. Logo, as empresas que estão alinhadas a tais avanços conseguem ser mais bem-sucedidas na geração de valor para a sua audiência.
Gostou das dicas? Agora que você conhece os principais motivos para investir em um aplicativo de coleta de dados, contate um dos nossos consultores e descubra a solução mais adequada para o seu negócio.