coleta de dados
Publicado em 22 de abril de 2019 Por Tec Mobile

Última modificação em:

Tempo de Leitura: 4 minutos

Os avanços tecnológicos trouxeram profundas mudanças no modo de administrar um negócio e fazer a sua atuação no mercado, e no campo de coleta de dados a realidade não é diferente. Afinal, são inúmeras as técnicas e recursos utilizados para impulsionar os processos de pesquisa.

Talvez uma ferramenta que ainda não esteja tão popularizada, mas que tem o poder de transformar a maneira como você conduz suas pesquisas pode ser o que você precisa — e saiba que existem alguns aplicativos que podem ser usados para essa finalidade.

Pensando nisso, elaboramos um post com os 7 principais motivos para que a sua empresa adote um aplicativo que auxilie esse tipo de serviço. Descubra, a seguir!

Qual a importância de investir em um aplicativo para coleta de dados?

1. Proporciona feedback e questionário em tempo real

O investimento em um aplicativo que permite a coleta de dados é uma ótima forma para a compreensão da sua audiência e, assim, moldar o evento de acordo com os objetivos e expectativas desse público. Além de trazer mais facilidade para que os participantes respondam às pesquisas, os resultados obtidos transmitem mais credibilidade.

Outra vantagem dos aplicativos mobile é a possibilidade de colher o feedback em tempo real. Hoje, a maioria das pessoas têm um aparelho smartphone com acesso à internet. Então, aproveitar dessa dinâmica para fazer questionários agiliza bastante na obtenção de respostas.

2. Promove a interação com os participantes

A interação com os participantes é capaz de deixar um evento bem mais atrativo e, até mesmo, despertar o interesse de diferentes públicos, além de garantir à organização um contato mais próximo para explorar o seu marketing. Nesse contexto, conforme as estratégias utilizadas para executar o seu aplicativo, torna-se possível entender quais são os pontos fortes, bem como o que ainda precisa ser trabalhado antes do grande dia ou para os próximos eventos.

A dica, portanto, é abusar da criatividade — criar perfis nas redes sociais exclusivos para os eventos, compartilhar informações sobre os temas a serem abordados, acompanhar os conteúdos que o público também está divulgando. Enfim, aproveitar desses canais para incentivar o engajamento.

3. Permite notificações instantâneas

Entre as vantagens da implementação de um aplicativo específico para eventos, não podemos deixar de mencionar as notificações instantâneas. Afinal, elas representam um diferencial para uma comunicação rápida, objetiva e eficiente.

Quando se trata de seminários, congressos, palestras e workshops, por exemplo, esse compartilhamento de informações de maneira instantânea se torna um excelente meio para indicar horários, novidades e aumentar o número de participantes.

4. Estimula insights rápidos

Com a disponibilidade de dados que o sistema mobile proporciona, o time de pesquisa tem em mãos a consulta de qualquer conteúdo que for importante para realizar o seu trabalho de forma eficaz. Em virtude disso, tem-se um clima de espontaneidade para cumprir a missão. As perguntas podem ser modificadas durante a interação e, inclusive, comporta a criação de novos insights naquele momento, mudando os rumos daquilo que foi planejado.

A modernização da coleta de dados abre mais espaço para a criatividade e um atendimento cada vez mais personalizado. E quem não consegue acompanhar esse ritmo de resposta imediata perde espaço e competitividade no mercado.

5. Favorece a flexibilidade nas perguntas

Além de tornar o processo de coleta de dados mais rápido e a disponibilização de formulários via aplicativo, a ferramenta abre margem para a flexibilização das perguntas, construir um roteiro de acordo com o perfil do público-alvo e moldar os questionários à medida que as respostas são analisadas.

Como tudo acontece de forma integrada, ou seja, não é necessário que um colaborador interaja com os participantes, faça-o preencher uma série de perguntas no papel e depois submeta esse documento para mensurar os resultados. Dessa forma, antes mesmo de encerrar um ciclo é possível promover alterações — tudo acontece em tempo real.

Ao investir em boas ferramentas, até mesmo quando o entrevistador precisa fazer pesquisa em campo, as facilidades são muito superiores, como:

  • gravação de áudio no momento da entrevista;
  • coleta de dados sem conexão com a internet;
  • captação de imagens, dentre outras.

6. Admite pesquisas personalizadas

Como mencionado, o aplicativo para eventos tem o poder de aproximar a empresa do seu público-alvo antes, durante e depois do evento. E a partir desse engajamento eles se sentem mais à vontade para compartilhar sua experiência com a marca, isto é, dar um feedback mais sincero e preciso.

Então, a tarefa de formulação das pesquisas tende a ser cada vez mais específica, pois já existe uma boa quantidade de informações sobre os seus destinatários, e o próprio aplicativo também dá essa margem para a personalização — você segue o modelo mais coerente com as suas estratégias.

7. Gera informação digitalizada

Automatizar da coleta de dados viabiliza para a empresa a simplificação de diversas atividades. Tanto nas fases de estruturar e executar quanto na de avaliar as pesquisas, são utilizados indicadores em tempo real, uma vez que as informações estão digitalizadas e podem ser acessadas via aplicativo.

O resultado de tudo isso é uma ganho exponencial de produtividade, bem como maior tempo livre para concentrar esforços na tomada de decisões prioritárias.

Como o aplicativo da TelescopeIn para eventos é capaz de ajudar?

A TelescopIn tem um software robusto e uma plataforma desenvolvida para amparar as equipes de trabalho na estruturação do seu projeto, com a garantia de total integridade de dados.

Além das vantagens já citadas, um ponto forte do aplicativo da TelescopIn que deve ser destacado é a sua capacidade de funcionamento mesmo sem conexão à internet, ajudando, por exemplo, em locais de evento onde não há acesso a uma rede. Assim, os dados salvos no aplicativo serão sincronizados posteriormente, quando houver sinal de web.

Podemos perceber que uma estratégia móvel para a coleta de dados é um grande diferencial para quem almeja se destacar no mercado, especialmente levando em consideração que vivemos uma realidade cada vez mais conectada com o mundo virtual. Logo, as empresas que estão alinhadas a tais avanços conseguem ser mais bem-sucedidas na geração de valor para a sua audiência.

Gostou das dicas? Agora que você conhece os principais motivos para investir em um aplicativo de coleta de dados, contate um dos nossos consultores e descubra a solução mais adequada para o seu negócio.




Clique para ver mais
Mapa do Site