Tablet corporativo: Os melhores aparelhos para usar no dia a dia?
tablet corporativo
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

O tablet corporativo como ferramenta de trabalho já faz parte das estratégias de várias empresas. As companhias que necessitam de profissionais atuando em campo podem utilizar esse dispositivo como um meio para garantir que os seus colaboradores consigam se manter operacionais e com uma rotina de alta performance.

Os principais modelos do mercado já contam com suporte a acessórios, como capas e canetas inteligentes. Além disso, disponibilizados com os principais sistemas, as chances de um tablet corporativo não ser compatível com o fluxo de trabalho de seus profissionais é muito baixa.

Mas quais são os melhores aparelhos para utilizar no dia a dia? Que dispositivos podem fornecer uma boa experiência de uso com um alto custo-benefício? Confira a lista abaixo!

 

iPad 2

O iPad 2 é a segunda geração do tablet da Apple. Com grandes mudanças em relação ao modelo anterior, o aparelho foi lançado em 2010 com um visor de 9,7 polegadas e um processador dual-core Apple A5 com 1 GHz de processamento.

A câmera traseira do aparelho conta com um sensor capaz de gravar vídeos em alta definição. Já a câmera frontal pode registrar vídeos com resolução VGA.

As opções de conectividade estão limitadas a redes 2G, 3G e WiFi. Já as opções de armazenamento disponíveis são de 16 GB, 32 GB e 64GB.

A tela do aparelho tem uma resolução de 1024×768 pixels. Porém, se o aparelho for conectado a um projetor ou televisão com um adaptador HDMI, a resolução do sinal de vídeo será Full HD.

A bateria dura, em média, 10 horas de uso contínuo. Mas, em stand by, o aparelho pode ficar até um mês fora da tomada. As dimensões são compactas e o dispositivo é leve: com 8,8 mm de espessura e 590 g, a segunda geração do iPad é um ótimo tablet corporativo para quem trabalha se movimentando continuamente, como é o caso de pesquisadores.

O iPad 2 é um dos aparelhos que mais recebeu updates da Apple. O dispositivo, lançado com o iOS 4.3.5, é compatível com todas as versões do sistema móvel da empresa até o iOS 9.3.5, lançado em 2016.

Galaxy Tab A

O Galaxy Tab A é um dos dois tablets corporativos com Android da nossa lista. Feito pela Samsung, o modelo tem variações no tamanho de tela, havendo modelos de 7, passando por 8, o 9,7 até 10.1 polegadas, suporte a múltiplas contas e compatibilidade com a S Pen, a caneta inteligente da fabricante Samsung.

Os recursos de segurança avançados, como o Knox, tornam a experiência mais confiável e robusta. O tablet corporativo é capaz de monitorar e proteger o kernel em tempo real. Além disso, as chaves de criptografia são armazenadas em um ambiente com recursos avançados de controle e a gestão de permissões de aplicativos é feita em um ambiente centralizado.

Junto a isso, há um processador octa-core (Exynos 7870) e uma bateria de 7300 mAh. Assim, profissionais podem executar até mesmo tarefas que demandam um grande nível de processamento sem se preocupar com a existência de uma tomada próxima da sua localização.

Já a câmera de 8 MP pode ser utilizada para coleta de dados ou mesmo reconhecimento de códigos QR. Além disso, o HDR torna as imagens capturadas mais vivas e brilhantes.

A conectividade é compatível com redes 2G, 3G e 4G. A capacidade de armazenamento padrão é de 16 GB, mas esse valor pode ser ampliado para até 256 GB com um cartão MicroSD. Por fim, é importante destacar que o dispositivo sai de fábrica com o Android 6.0.

Galaxy Tab E

Para quem necessita de um tablet corporativo Android com alto nível de conforto e ergonomia, o Galaxy Tab E é a escolha ideal. O modelo tem 8.5 mm e apenas 490 g, o que o torna perfeito para quem busca um dispositivo compacto e de alta performance para o seu dia a dia.

O sistema está preparado para fornecer suporte a uma experiência de uso com 2 janelas abertas simultaneamente. Isso maximiza a produtividade do usuário, algo muito importante no uso de um tablet corporativo.

A memória padrão de 8 GB pode ser elevada a até 128 GB com um cartão MicroSD. Os recursos de rede são compatíveis com redes WiFi, 2 GB e 3G.

Já a bateria tem 5000 mAh. Apesar do valor inferior quando comparamos ao Galaxy Tab A, isso não será um problema em termos de autonomia: o dispositivo tem uma tela com resolução WXGA (1280 x 800 pixels) e um processador quad-core econômico, o que auxilia o usuário a manter o aparelho ligado por longos períodos.

iPad 4

A última versão do iPad antes do lançamento do iPad Air, a quarta geração do tablet da Apple foi lançada em 2012. Ele conta com tela Retina de alta resolução (2,048 x 1,536 pixels), tem 9,4 mm de espessura e pesa apenas 650 g.

O iPad 4 é compatível com todas as versões do iOS lançadas entre o iOS 6.0.1 e o iOS 10.3.3. As opções de armazenamento são as mesmas do iPad de segunda geração (16 GB, 32 GB e 64 GB). Porém, em termos de conectividade, há uma novidade: o modelo é compatível, também, com as redes LTE nacionais (além das redes 2G, 3G e WiFi).

Outra novidade do iPad 4 em relação às versões anteriores é a conectividade Lightning. Ela trouxe uma série de avanços em relação ao padrão anterior, o Dock. Além de ser um conector reversível (ou seja, que pode ser conectado em mais de um ângulo), ele também é mais resistente e versátil.

O processador é o A6X, que tem o dobro de performance quando comparado à versão anterior. Já o conjunto óptico é composto pela câmera iSight de 5 megapixels.

A escolha do tablet corporativo depende de vários fatores, como o ecossistema da empresa e o seu orçamento. Porém, se a escolha for feita a partir do perfil da companhia, as chances de retorno são altas: os aparelhos terão maior mobilidade quando comparados aos notebooks conversíveis ou tradicionais, além de boa duração da bateria e uma experiência de uso mais alinhada com rotinas flexíveis. Isso permite que a sua empresa seja muito mais competitiva.

OK. Mas qual é o melhor para o meu negócio?

Essa resposta depende de qual será seu objetivo. Sendo muito pragmático. por exemplo, se você precisa usar tablets para um evento, seja para coletar dados ou opinião de visitantes, seja para apresentar imagens de um novo produto ou serviço, receber convidados, etc, qualquer um dos tablets Samsung mencionados nesse conteúdo certamente resolverão sua necessidade, afina. possuem uma excelente performance. Os iPads são tão capazes quanto, porém, seu custo mais alto pode inflacionar os custos do seu projeto, portanto, fique atento. Outro ponto de destaque é que embarcar, ou seja, instalar conteúdos num tablet Android é muito simples e rápido, enquanto os iPads exigem muito mais tempo e isso pode atrapalhar o desenvolvimento e execução de tarefas do seu projeto.

Durante muito tempo foi construída uma ideia de que apenas a Apple garantia um sistema 100% seguro contra invasões e subtração de informações dos dispositivos, mas atualmente, também os tablets Samsung com Android oferecem muita segurança em seus hardwares e o próprio sistema operacional do Google – o Android – evoluiu numa velocidade incrível no que tange a segurança da informação.

Na verdade, os softwares usados nesses dispositivos são, em regra, a maior causa de invasões e, portanto, devem ser escolhidos com muita cautela, especialmente buscando a origem, capacidade e credibilidade de seus desenvolvedores. Outro ponto – esse a maior causa de invasões e infecções de programas maliciosos – é o comportamento do usuário que ao acessar conteúdos ou sites duvidosos, acabam por minar toda a estratégia de segurança de informações das empresas, levando hackers e bandidos digitais para dentro das organizações gerando sérios prejuízos e descrédito no mundo inteiro como foram os casos recentes do Facebook, a redes de hotéis Marriot, entre tantos e tantos casos de roubo de dados.

Concluindo, sua empresa deve investir em tablets de boa qualidade, softwares confiáveis e treinamento dos colaboradores. Se um desses elementos não for escolhido com critério seu objetivo dificilmente será atingido, e pior, ainda pode enfrentar sérios problemas com a perda de informações.

Gostou do post e quer saber como escolher o tablet corporativo ideal? Então, fale com a gente agora mesmo!

Deixe um comentário