5 dicas de como aumentar a produtividade na sua empresa
como aumentar a produtividade
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

O crescimento de um negócio é sempre uma meta perseguida para manter sua competitividade no mercado, e isso independe do porte ou ramo em que ele atua. Nesse contexto, bons gestores têm a consciência de que a produtividade na empresa representa uma das principais condições para se manter entre os melhores players.

O desafio, entretanto, é encontrar formas criativas e modernas para atingir esse objetivo. Mas, quais as melhores ferramentas para ajudar nessa missão? Pensando nisso, elaboramos um post com cinco exemplos práticos de soluções que vão impulsionar a produtividade do seu negócio. Confira na leitura completa do artigo!

Dicas para tornar a empresa mais produtiva

A digitalização dos negócios gera uma série de impactos positivos para o seu desempenho: a saúde financeira é potencializada, os colaboradores se sentem mais motivados e os clientes ficam mais satisfeitos. Nesse cenário, a adoção de algumas soluções pode ser decisiva para tornar a empresa mais produtiva. Confira cinco delas, a seguir.

1. Use um bom sistema de gestão

Trabalhar com um bom sistema de gestão é peça chave para obter um controle mais assertivo dos processos diários da empresa, desde o acompanhamento dos níveis de estoque até o fluxo de vendas e finanças. Isso porque tudo passa a funcionar de forma integrada e fica registrado em um único ambiente.

Assim, independentemente do tamanho do segmento de atuação, o gestor tem acesso a uma visão mais ampla e assertiva para apoiar as suas tomadas de decisão. Um bom sistema de gestão contribui para processos mais céleres e seguros e a empresa assegura maior consciência das suas ações, conseguindo traçar o melhor caminho para uma performance de excelência.

2. Humanize o ambiente de trabalho

Outro aspecto crucial para aumentar a produtividade na empresa é a construção de um ambiente de trabalho humanizado. Para tanto, é importante investir nos aspectos físicos — limpeza, organização, estrutura agradável —, mas também em elementos que contribuam para o equilíbrio emocional dos colaboradores.

Dessa forma, além do respeito às regras de boa convivência, devem prevalecer também:

  • a comunicação transparente entre líderes e seus times;
  • o incentivo ao desenvolvimento profissional;
  • a abertura para o diálogo;
  • a oferta de salários e benefícios compatíveis com o mercado.

Enfim, adotar estratégias que sejam um combustível para a motivação dos seus profissionais.

3. Automatize as tarefas

Quando o assunto é automatização das tarefas, existe um vasto leque de ferramentas que funcionam como verdadeiras aliadas da produtividade. De um modo geral, a tecnologia diminui os trabalhos burocráticos e repetitivos, liberando os colaboradores para tarefas mais elaboradas, que exigem maior dedicação intelectual.

Ademais, ao fornecer os recursos e equipamentos mais modernos, há uma redução significativa de falhas e retrabalhos na execução de tarefas. Isto é, se eles passam a desempenhar suas atribuições com mais eficiência, naturalmente vão produzir mais.

4. Invista nos aplicativos

A incorporação do uso de aplicativos na rotina de trabalho pode trazer diversos benefícios para o ganho de produtividade na empresa. Em primeiro lugar, os apps de troca de mensagens são uma excelente alternativa para melhorar a comunicação interna, na medida em que promovem a troca de informações, de maneira rápida e efetiva.

Além disso, existem programas que ajudam na organização de tarefas diárias, inclusive com aviso de eventos importantes como reuniões e outras metas que devem ser cumpridas, estimulando, dessa forma, o aprimoramento do desempenho pessoal de cada colaborador. Outro recurso que não podemos deixar de mencionar são os aplicativos de reuniões virtuais, que permitem conectar as pessoas de qualquer parte do mundo, sem a necessidade de deslocamento físico — seja por meio de videoconferência, chamadas de voz, entre outros.

5. Alugue tablets

O aluguel de tablets é uma solução bastante vantajosa para todos os tipos de empreendimento. Isso porque, além de gerar mais produtividade, eles são ferramentas de baixo custo, se comparados às outras tecnologias. Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes nos ambientes corporativos, e os tablets se apresentam como um ótimo instrumento para as atividades profissionais.

Eles são leves e fáceis de carregar para todos os lugares, e o fato de ter a opção de alugar reduz a despesa, tanto no investimento em modernização quanto na sua manutenção. Tais dispositivos permitem a execução de várias atividades, entre elas:

  • acessar e editar documentos;
  • compilar relatórios;
  • automatizar tarefas;
  • acessar aplicativos utilizados pela empresa etc.

Vantagens que o investimento em tablets proporciona para as empresas

A adoção de tablets nas operações da empresa proporciona um controle muito mais efetivo dos processos que funcionam automaticamente, pois as atividades poderão ser acompanhadas em tempo real, a partir de qualquer ponto remoto. Especialmente quando se tem um sistema de armazenamento em nuvem, a mobilidade desses dispositivos contribui para um melhor desempenho dos profissionais, tendo em vista que o acesso aos dados acontece de forma ágil, e a comunicação também é mais eficiente.

A implementação dos tablets no dia a dia do seu negócio também pode ser acompanhada do desenvolvimento de soluções personalizadas às necessidades do empreendimento, agregando valor na prestação do serviço.

A importância do aluguel de notebook para a produtividade do funcionário na empresa

Os notebooks são muito mais que uma solução inovadora e moderna. Graças à sua mobilidade, eles facilitam a realocação do equipamento no ambiente de trabalho, o que favorece o bom desempenho das operações de qualquer negócio. Além disso, trata-se de uma ferramenta que consome menos energia e pode ser utilizada fora da empresa. Com o processo de locação, o gestor garante aos colaboradores os aparelhos mais novos do mercado, sem a necessidade de reservar uma parte considerável do seu orçamento para isso.

No mais, operar com os aparelhos mais modernos em termos de tecnologia, sem dúvidas, ajuda a sair na frente dos concorrentes. Outra vantagem de quando a empresa decide por alugar notebooks é não ter que se preocupar com manutenções ou falhas nos dispositivos, pois essa é uma responsabilidade do fornecedor, assim como a predefinição das suas configurações.

Por isso, a tendência é que em um curto espaço de tempo essa estratégia se torne cada vez mais presente na rotina empresarial, com um leque diversificado de produtos e serviços para aprimorar as habilidades e capacidade produtiva da equipe. Verdade seja dita: o aluguel de notebooks proporciona uma forma de trabalho muito mais confortável e ágil. Seja presencialmente ou no home office, a equipe pode acompanhar a atualização de documentos em tempo real, com flexibilidade. É uma alternativa que soma forças na organização.

O investimento em modernização não é mais uma simples questão de como aumentar a produtividade na empresa. Hoje, a eficiência das inovações tecnológicas impacta todos os setores — operacionais, administrativos, tomada de decisões, atendimento ao cliente —, e, por isso, tornaram-se uma condição de sobrevivência.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece o impacto de novas tecnologias na obtenção de melhores resultados, aproveite para entrar em contato com a Tec Mobile e fique por dentro das melhores soluções em tablets e softwares.

Deixe um comentário