Coronavírus e a produção de eletrônicos no Brasil: como driblar a crise?
Coronavirus ilustração
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 3 minutos

 

A pandemia gerada pelo Coronavírus — doença causada pelo COVID-19 — alterou a rotina de milhões de pessoas no mundo inteiro, não só pelos cuidados com a saúde, mas também pelos impactos na economia global. A produção de eletrônicos tem sido uma das áreas mais afetadas, uma vez que boa parte dos insumos desse setor é proveniente da China.

Com o Brasil a situação não é diferente. Nosso país já sentiu os primeiros efeitos dessa crise e a paralisação dos fabricantes chineses de componentes eletrônicos, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, fez o embarque dessas peças sofrerem uma grande gap de modo que a produção nacional de eletrônicos no mês de março teve de ser paralisada em muitas empresas como a LG, Samsung, Multilaser, Positivo, entre outras.

Já é uma realidade o que chamam de grande “apagão de memória” mundial, ou seja, entre tantos componentes usados para fabricação de tablets, smartphones e até notebooks, as memórias e processadores desses equipamentos simplesmente desapareceram do mercado.

Continue com a gente neste post e descubra qual é o cenário atual do impacto do Coronavírus na produção de eletrônicos no Brasil. Acompanhe!

70% do setor eletrônico já foi afetado pelo coronavírus

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) vem acompanhando os impactos causados pelo Coronavírus no mercado eletrônico. Em uma terceira sondagem, realizada no mês de março, foi constatado que 70% das empresas do setor já foram afetadas pela falta de abastecimento de insumos vindos da China.

Esses dados impressionam, já que poucos dias antes essa mesma pesquisa apontou que 57% das empresas entrevistadas haviam sentido impactos em sua produção devido à pandemia. Das 50 indústrias entrevistadas, cerca de 6% já paralisou parte da produção, indicando um aumento de 2% em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa também aponta que as entregas de produtos eletrônicos podem ser comprometidas em breve. Isso significa que, em meio à pandemia de coronavírus, quem está contando com a entrega de um produto eletrônico pode ter que esperar por um longo período.

42% dos componentes importados no Brasil vêm da China

Toda essa crise deve-se a um fator importante: cerca de 42% dos insumos eletrônicos importados no Brasil — como chips, circuitos e placas —  vêm da China. Essas peças são essenciais para compor celulares, computadores e mais uma série de produtos eletrônicos, o que facilmente compromete a produção.

Ainda de acordo com a Abinee, os fabricantes de produtos da Tecnologia da Informação, como tablets e outros dispositivos móveis tendem a sofrer mais com o desabastecimento, comparado a outros segmentos.

Prova disso é o anúncio feito pela LG, comunicando que colocaria cerca de 330 funcionários em férias coletivas no mês de março. Os colaboradores atuam principalmente nas linhas de produção de celulares, que segue desabastecida de seus insumos importados.

A Samsung não suspendeu sua produção de forma contínua, mas manteve as operações paralisadas nos dias 12, 13 e 14 de março.

A locação de equipamentos como alternativa para as empresas

O atraso na entrega de eletrônicos pode ser motivo de frustração para muitas pessoas. No entanto, algumas empresas dependem desses mesmos equipamentos — como produtoras de eventos, escolas, restaurantes, empresas de treinamentos,  —  e, além de frustração, esse atraso pode representar diminuição de produtividade e até prejuízos financeiros.

Dessa forma, a locação de equipamentos eletrônicos surge como uma ótima alternativa em meio a essa grave crise. É possível alugar tablets, roteadores e outros produtos com facilidade e ter acesso a diversas vantagens, como:

É difícil prever com precisão os impactos que a pandemia de Coronavírus vai causar na economia global e principalmente na produção de eletrônicos. É preciso que os países fornecedores retomem seus processos, mas a situação em nosso país também precisa ser estabilizada, já as empresas estão com sua atividade reduzida por conta das recomendações de se evitar deslocamentos e aglomerações de pessoas em escritórios, por exemplo.

Até lá, os clientes finais que dependem desse tipo de mercadoria — principalmente as empresas — devem procurar medidas alternativas para manter as atividades. 

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre a locação de tablets e Ipads? Nós contamos para você as principais vantagens desse serviço e como ele funciona!

Deixe um comentário