Por que realizar uma pesquisa de mercado digital? | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Sem dúvidas, informações concretas e confiáveis possibilitam tomadas de decisão muito mais assertivas; e é por isso que a pesquisa de mercado digital se torna cada vez mais importante para o desenvolvimento e o sucesso de um negócio, produto ou serviço. Mas, garantir que elas sejam empregadas da forma certa?

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona e todas as vantagens dessa estratégia para seu negócio. Acompanhe!

O que é uma pesquisa de mercado digital?

A pesquisa de mercado digital, assim como qualquer outro tipo de busca, consiste em uma ferramenta para coletar informações relevantes e que auxiliem na otimização do desempenho do negócio. A diferença, neste caso, é que todos os dados são extraídos a partir de interações no mundo digital.

Hábitos de consumo, características comportamentais, ações da concorrência e empresas de diferentes setores. Enfim, o objetivo é entender a realidade do mercado para aumentar a efetividades das suas estratégias.

Considerando a facilidade de interação com os usuários que temos hoje, é somado a quantidade de informações disponíveis no ambiente on-line, o trabalho de pesquisa ficou muito mais rápido e intuitivo. Muitas vezes, nem é preciso elaborar um questionário ou direcionar perguntas específicas para seus clientes. Algumas buscas simples são capazes de gerar conhecimentos bastante relevantes.

Qual é a sua importância?

A tecnologia traz avanços para todos os setores e o meio digital integra o imediatismo e a praticidade no nosso cotidiano. Então, por que não aplicar esse conceito no entendimento do cenário mercadológico atual, a partir de uma pesquisa de mercado digital?

Pesquisas realizadas em papéis custam mais, uma vez que demandam muito material e mão de obra, além de não serem, em nada, sustentáveis. Além disso, olhando para as necessidades dos empresários e dos institutos de pesquisa, o papel aumenta as chances de erro e dificulta muito a apuração dos resultados.

Do que adianta uma pesquisa se ela possui uma alta margem de erro e demora meses para ser apurada? A digitalização das pesquisas torna-se uma importante ferramenta para que as empresas consigam respostas imediatas e as apliquem na sua tomada de decisão.

De acordo com a São Paulo Pesquisas, as pesquisas digitais proporcionam uma redução de 30% no tempo e 8% nos custos.

Outro ponto interessante sobre o uso da tecnologia para o levantamento dos dados, é que a empresa consegue explorar fontes variadas de informações. De modo que o gestor passa a ter um panorama completo do seu ecossistema.

Por exemplo, a empresa não vai trabalhar apenas com insights coletados de formulários enviados por e-mail, pesquisas disponibilizadas no site corporativo ou mídias sociais — é possível obter as respostas que o negócio necessita e extrair inteligência a partir de todos os pontos de interação com o seus clientes e parceiros.

Assim, a preocupação das empresas ao optarem pela pesquisa de mercado digital é a escolha das ferramentas e estratégias para garantir a infraestrutura necessária para colher as informações.

Quais as vantagens de fazer uma pesquisa de mercado digital?

As vantagens de investir na pesquisa de mercado digital são muitas. Afinal, quanto maior o domínio sobre seu negócio e expectativas do mercado, mais assertivas serão as suas ações e melhores os resultados obtidos. Confira os principais benefícios dessa automatização a seguir.

Conhecer o seu público

Ao facilitar a coleta de dados específicos sobre o público-alvo, a empresa consegue ter um entendimento mais claro e preciso da sua audiência. Isso leva a um alinhamento de expectativas desde o desenvolvimento de produtos ou serviços, até a sua atuação no pós-venda.

Conhecer o seu público é um cuidado básico para evitar que a sua empresa invista dinheiro nos lugares e estratégias erradas.

Maior alcance

A internet eliminou as barreiras físicas que dificultavam o relacionamento entre empresas e clientes. Hoje, é possível manter contato por meio de celulares, computadores ou tablets, atingindo um maior número de pessoas. Alcance este que não se aplica apenas aos produtos, o trabalho de pesquisa também é beneficiado.

Agilidade nas respostas

Um dos grandes motivos para se investir na pesquisa de mercado digital é a agilidade na entrega dos resultados. Isso porque, as ferramentas digitais funcionam de maneira bastante intuitiva e com conclusões imediatas.

Conforme o mecanismo escolhido, por exemplo, é possível obter parciais do seu resultado, segmentar as respostas de acordo com a demografia, gênero, idade etc. Enfim, a empresa consegue fazer investigações com maior rapidez, sem perder em qualidade.

Identificar oportunidades com antecedência

Mais do que conhecer o seu negócio, com todos os potenciais e fraquezas, a pesquisa de mercado digital ainda representa uma excelente fonte para identificar tendências e aproveitar novas oportunidades.

Informações como estas podem apontar mudanças nos hábitos do consumidor, bem como nas expectativas que eles têm em relação a empresa.

Entender e as estratégias do seus adversários

Se tem uma coisa que pode ajudar e muito no crescimento de uma empresa é a análise da concorrência. Conhecer as ações dos outros players é uma ótima forma de descobrir experiências negativas e assim evitar prejuízos. Além disso, o gestor ainda fica por dentro dos insights que não podem ser ignorados.

Dimensionar o mercado

As pesquisas de mercado são comumente associadas ao estudo do perfil de consumidores, à percepção que eles têm sobre o atendimento da empresa e à imagem de valor que fazem da marca.

Porém a função dessa ferramenta é muito mais ampla, permitindo que os gestores estimem alguns pontos chave sobre o desempenho do seu negócio.

O uso de pesquisas para identificar novas tendências, por exemplo, é capaz de mostrar diagnósticos como: a performance de cada produto ou serviço que a empresa comercializa, mensurar os segmentos mais lucrativos e melhores períodos de venda.

Resumindo, dimensionar o seu mercado e entender melhor como se posicionar nele.

Como fazer uma pesquisa de mercado digital?

O primeiro passo para elaborar uma pesquisa de mercado digital é definir o seu objetivo de acordo com as necessidades da organização, assim como as tecnologias que poderão ser utilizadas de acordo com o seu orçamento. Nesse contexto, também é fundamental estabelecer:

  • o público-alvo (consumidores, fornecedores, colaboradores ou concorrentes);
  • o tipo de pesquisa (satisfação, hábitos de consumo, imagem da marca, teste de campanha);
  • a quantidade de pessoas entrevistadas;
  • o formato e roteiro da pesquisa;
  • a forma de compilação dos dados;
  • as metodologias para análise.

A ideia é planejar a maneira mais viável de angariar informações ricas. Tudo dentro da realidade do seu negócio. Não se trata apenas de gerar um alto volume de dados. Por isso, é importante traçar a rota que permitirá absorver inteligência das suas pesquisas.

Ademais, independente da fase que sua empresa se encontra e do tipo de pesquisa que pretende realizar, o apoio de tecnologias específicas sempre cairá bem. Hoje, existem softwares que auxiliam em todo o processo, desde a criação do arquivo ou documento até a elaboração de relatórios.

Viu como as pesquisas digitais são ótimas aliadas para o seu negócio? Agora conta pra gente o que você achou do conteúdo e quais as suas experiências sobre o tema. Deixe seu comentário!