Conheça as principais diferenças entre desktop e notebook | Tec Mobile
mulher sentada com notebook
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Quando falamos em investimento em computadores, uma dúvida que pode afetar muitas pessoas é a escolha entre desktop ou notebook. Afinal de contas, essa é uma decisão que impacta diretamente na maneira como o aparelho é usado: questões como mobilidade, facilidade em aplicar melhorias e ergonomia são impactadas diretamente por ela.

Portanto, a escolha entre desktop ou notebook deve ser feita com muito cuidado. Ela precisa considerar as caraterísticas de cada aparelho e o seu perfil de uso. Assim, você conseguirá encontrar um modelo que se adapte completamente ao seu fluxo de trabalho.

Se você quer saber mais sobre o tema e o que leva pessoas a escolherem entre desktop ou notebook, confira o post!

O que é um desktop?

Desktops, ou computadores de mesa, são computadores feitos para serem utilizados em um único lugar. Eles contam com um gabinete, em que as principais peças são armazenadas, e tem periféricos conectados, por meio de portas externas. Assim, fornecem menos mobilidade para o usuário.

Um desktop é, em geral, escolhido por pessoas que precisam de aparelhos com maior nível de personalização ou que pretendem realizar atualizações em médio e longo prazos. Ele também pode ser adotado quando a portabilidade não é uma prioridade: como ele não conta com periféricos, como teclado, mouse e monitor integrados à sua estrutura, o responsável pela compra terá mais versatilidade para fazer a sua escolha.

O que é um notebook?

Notebooks são computadores portáteis, que contam com todos os dispositivos necessários para o seu uso, integrados à sua carcaça. Eles são vendidos, portanto, já montados e com as configurações selecionadas pelo usuário. Além disso, contam com uma bateria que permite o seu uso em vários locais.

Por ser pequeno e com uma estrutura feita de acordo com o projeto do fabricante, notebooks apresentam, em geral, pouca possibilidade para atualizações ou troca de peças. E, mesmo nos casos em que elas são possíveis, o nível de complexidade da operação é maior ou está limitada a alguns itens, como disco rígido e memória RAM. Portanto, esse é um aparelho que sempre é adquirido com uma visão de médio e longo prazos.

Como notebooks e desktops se diferenciam?

A principal diferença entre desktops e notebooks é o nível de portabilidade. Para funcionarem fora da tomada, os computadores de mesa precisam de uma bateria externa (geralmente, o no-break). No caso dos notebooks, a bateria já faz parte do dispositivo, por padrão. Além disso, notebooks são mais leves e compactos. Como eles são feitos com mobilidade, muitas vezes os fabricantes investem bastante para garantir que esses dispositivos tenham o maior nível de mobilidade possível.

Isso influencia diretamente no seu uso: profissionais que trabalham em eventos, regimes de trabalho remoto ou viagem continuamente, certamente terão no notebook um grande aliado. Já os desktops são marcados por serem flexíveis em termos de configuração e uso. Qualquer peça pode ser trocada com facilidade. Isso garante mais agilidade em processos de atualização, manutenção ou simples correção de problemas.

Como escolher entre desktop ou notebook?

Para escolher entre desktop ou notebook, o principal ponto que deve ser considerado por alguém é a sua rotina de trabalho. É ela que diferenciará que tipo de aparelho é o mais adequado e pode fornecer um alto custo-benefício após a aquisição. Além disso, fatores como as demandas de médio e longo prazos também podem impactar na escolha.

O notebook é uma boa solução para profissionais que:

  • fazem viagens constantemente;
  • trabalham em regime de home office ou rotinas híbridas;
  • precisam dos seus dados disponíveis em vários locais, com rapidez e segurança.

Já o desktop pode atender a um outro perfil de usuário, como é o caso das pessoas que:

  • demandam de um computador com configurações de hardware muito específicas;
  • querem a flexibilidade para realizarem melhorias no hardware a qualquer momento;
  • não precisam de grande mobilidade em seu dia a dia.

Em outras palavras, notebooks são bons dispositivos para quem busca alta mobilidade. Já os desktops são voltados para usuários que não contam com esse diferencial no seu dia a dia ou demandam uma máquina totalmente personalizada.

Por que adquirir computadores por aluguel?

Independentemente de suas necessidades, a escolha entre um notebook ou desktop também passa pelo modelo de aquisição dos aparelhos. Isso é importante, especialmente quando falamos de empresas: escolher um modelo de compra ou aluguel de aparelhos é algo que causa um impacto direto nos lucros do negócio.

Essa é uma escolha que também define a facilidade com que a empresa poderá ampliar a sua infraestrutura ou atender às demandas dos clientes. Afinal de contas, a compra direta torna maior o tempo necessário para ampliar a infraestrutura ou realizar a sua redução. Nesses casos, o aluguel de notebooks e desktops pode ser uma ótima escolha, por ser um modelo que:

  • traz uma redução de custos para a empresa;
  • garante acesso a aparelhos que são sempre alinhados com as demandas da empresa;
  • permite ao negócio modificar a sua infraestrutura, com facilidade e agilidade;
  • minimiza o tempo gasto com processos de TI;
  • amplia o acesso a computadores atualizados;
  • facilita a execução de projetos, como pesquisas, eventos e outras ações que demandam aparelhos por um curto período;
  • dá mais flexibilidade para o negócio definir as suas metas e projetos de médio e longo prazos.

Investir em tecnologia é algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Adotar a TI como parte central das atividades internas reduz custos, melhora o nível de flexibilidade e traz mais inovação para a empresa. Além disso, permite que os times trabalhem lado a lado mesmo que estejam em locais diferentes.

Nesse cenário, escolher entre desktop ou notebook pode ser uma grande dificuldade. Afinal de contas, esses são dois tipos de aparelhos com grandes diferenças na sua estrutura. Porém, seguindo as dicas do nosso post, você conseguirá adquirir a máquina ideal para o fluxo de trabalho da sua empresa!

Quer saber mais sobre como o aluguel de aparelhos, como tablets, notebooks e desktops pode ser feito? Então, fale com a gente e conheça nossos serviços!

Deixe um comentário