Afinal, qual o valor da manutenção de equipamentos de TI? | Tec Mobile
Equipe consertando equipamentos de TI em laboratório
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

A manutenção de equipamentos é um processo que faz parte do dia a dia de qualquer empresa que conte com uma ampla infraestrutura de TI. Ela pode ser feita para reduzir custos, otimizar o uso de aparelhos ou corrigir falhas. Em todos os casos, ter um bom planejamento é fundamental para reduzir os seus gastos.

Quando bem executada, a manutenção de equipamentos ajuda o negócio a ter uma infraestrutura mais robusta e eficiente. Além disso, torna as rotinas mais previsíveis e produtivas. E, se combinada com outras opções, como o aluguel de aparelhos, pode maximizar a competitividade da marca.

Se você quer saber mais sobre o tema e os custos que envolvem a manutenção de equipamentos, confira o texto a seguir!

Por que a manutenção de equipamentos é importante?

A manutenção de equipamentos, seja ela de caráter preventivo ou de caráter corretivo, é uma rotina fundamental para otimizar o funcionamento da sua infraestrutura. Por meio dela, a empresa pode corrigir problemas de dispositivos preventivamente e realizar a troca de peças no momento certo. Isso garante mais durabilidade e disponibilidade para todos os aparelhos da empresa.

Ao mesmo tempo, ela também pode ser aplicada para corrigir rapidamente problemas com computadores, tablets e aparelhos de rede do negócio. Portanto, quando ela é bem-feita, os times podem retomar as suas atividades e minimizar o impacto de problemas. Como consequência, a empresa mantém a sua produtividade e a sua competitividade mesmo em momentos de crise.

Quanto custa a manutenção de equipamentos de TI?

Os custos que envolvem a manutenção de equipamentos são definidos a partir de um conjunto de fatores. Os principais são o tipo de manutenção a ser executada e o planejamento do negócio. Afinal, eles afetam a capacidade dos gestores de TI de conseguirem o melhor preço na troca de peças.

Manutenções preventivas conseguem atingir um nível de custo mais previsível e uniforme. Como elas são executadas regularmente, a empresa saberá exatamente os recursos que serão necessários todos os meses. Além disso, poderá negociar com fornecedores os melhores preços para as peças que precisam ser reparadas.

Já as manutenções corretivas tendem a ter um preço maior. O motivo é simples: muitas vezes o negócio terá que priorizar quem consegue entregar uma peça no menor prazo possível, o que tende a encarecer o processo corretivo.

Como reduzir os custos de manutenção?

Para reduzir os custos de manutenção de equipamentos, a empresa pode implementar um conjunto de estratégias. Elas ajudam o negócio a ter mais previsibilidade com os gastos e evitar imprevistos. Confira a seguir!

Faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem como foco otimizar a infraestrutura e evitar que a troca de peças tenha que ser feita em caráter emergencial. Ela é feita com um planejamento de médio e longo prazo, que considera a vida útil de dispositivos e a melhor configuração para o seu funcionamento.

Em outras palavras, a manutenção preventiva é um passo básico para minimizar os gastos com equipamentos. Afinal, ela cria um fluxo de pequenas melhorias em todos os aparelhos. Desse modo, a empresa conseguirá realizar ajustes no momento certo e mitigar as chances de problemas acontecerem.

Atualize os equipamentos constantemente

A atualização de equipamentos é uma ótima forma de garantir maior durabilidade para dispositivos críticos, como roteadores e tablets. Ela permite a correção de bugs e a instalação de novas funcionalidades. Desse modo, a empresa consegue otimizar o uso das ferramentas e adotar configurações mais alinhadas com o seu perfil de uso.

As atualizações também ajudam a corrigir problemas de segurança que abrem brechas para ataques. Isso é importante especialmente no caso dos equipamentos de rede, críticos para o sucesso de eventos, projetos e rotinas de home office. Portanto não deixe de ter um fluxo de trabalho orientado para testar, ajustar e aplicar atualizações.

Use os equipamentos corretamente

Todo equipamento de TI conta com um modo ideal de uso. Entender como ele é estruturado e o seu alinhamento com a rotina da empresa é fundamental para reduzir os custos de manutenção. Afinal de contas, isso ajudará as equipes a avaliar a melhor maneira de aproveitar os recursos disponíveis e otimizar o seu fluxo de trabalho.

Leia o manual do usuário

A leitura do manual do usuário de qualquer sistema de TI ou equipamento tecnológico permite ao negócio entender as principais rotinas de manutenção e mitigação de falhas. Além disso, esse é um documento que traz detalhes sobre a melhor maneira de configurar os aparelhos e fazer a sua integração no fluxo de trabalho da marca.

Em alguns casos, o manual é disponibilizado na forma de uma documentação online. Nesses cenários, a empresa pode buscar um parceiro especializado para ajudar na compreensão dos documentos. Com isso, as chances de haver uma compreensão mais ampla de cada detalhe serão muito maiores.

Por que investir em equipamentos terceirizados?

O investimento em equipamentos terceirizados tem sido apontado como uma ótima forma de cortar gastos com manutenção de TI sem comprometer a qualidade da infraestrutura. A empresa que utiliza essa abordagem também consegue ampliar a frequência com que atualizações são feitas: elas passarão a serem executadas em um ritmo maior, tornando toda a infraestrutura mais moderna.

Idealmente, a empresa deve investir em uma empresa com experiência no mercado e que consiga entender as suas demandas. A TecMobile pode ser a sua parceira: nossos profissionais estão preparados para entender os seus objetivos e encontrar os melhores equipamentos para o seu dia a dia.

A manutenção de equipamentos de TI é um processo que faz parte do fluxo de trabalho de todas as equipes que trabalham com a gestão de infraestruturas tecnológicas. Esse é um processo básico para evitar interrupções na rotina de trabalho e maximizar a performance da infraestrutura. Além disso, minimiza o impacto causado por falhas.

Portanto, é fundamental que a empresa tenha boas estratégias para a manutenção de equipamentos. Combinadas com o investimento na locação de dispositivos, ela reduz os gastos da empresa e a mantém competitiva. Por isso não deixe de integrar essas estratégias em seu dia a dia!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então fale com os nossos especialistas!

Deixe um comentário