Como criar uma estrutura de uma landing page que garanta mais conversões?

Captar clientes usando estratégias de marketing, como o Inbound, é uma prática recorrente das empresas atuais. Afinal, é imprescindível que elas se adéquem às necessidades da era digital para se manterem ativas e atuais no mercado. Uma das formas de se fazer isso é por meio do conhecimento da correta estrutura de uma landing page.

O conceito por trás da página de destino do usuário é simples: ela visa à conversão de um visitante em lead. É comum que o usuário chegue a ela por e-mails marketing, links patrocinados ou outros tipos de oferta. E quando isso acontece, todos os elementos devem estar em seu devido local.

Se você deseja conhecer alguns passos a serem seguidos nesse momento, continue lendo este artigo!

Qual é a importância de adequar a estrutura de uma landing page?

É impossível falar sobre marketing digital sem trazer à tona o termo “conversão”. Afinal, o Inbound trabalha de forma a levar o consumidor pelos diversos estágios de um funil — até que ele atinja o objetivo proposto.

Ao considerar que a landing page é um fator imperativo para isso, uma vez que coleta os dados pessoais do cliente em troca de algum tipo de conteúdo ou material, ela influencia diretamente o aumento das conversões.

Na intenção de obter sucesso no uso dessa ferramenta, é fundamental que sua estruturação seja realizada de forma correta. A seguir, vamos apresentar alguns passos a serem seguidos e que ajudam na criação. Confira!

Como criar uma boa estrutura de uma landing page?

Uma página de destino tende a trazer excelentes resultados, quando é formulada da maneira certa. Dados apontam, inclusive, que ela é capaz de converter visitantes em leads 70% das vezes em que são usadas. Para conquistar isso, saiba o que não pode ficar de fora de seu planejamento.

Crie títulos simples e chamativos

Você sabia que 80% das pessoas leem apenas o cabeçalho de um site? Isso significa, portanto, que esse é um dos principais fatores a serem levados em consideração durante a criação da estrutura de uma landing page. Nesse momento, menos é mais.

É importante que os títulos estimulem o leitor a continuar conferindo as informações da página. Para isso, é possível usar, também, o subtítulo como aliado. Mantenha ambos curtos e instigantes o suficiente, na intenção de que o visitante não perca o interesse de imediato. Ao mesmo tempo, certifique-se de que ele indique qual é o conteúdo da página.

Atente-se à imagem

Os pontos de contato visual entre o usuário e o site também são fundamentais no sucesso de uma landing page. É importante que o uso de imagens seja assertivo, direcione o olhar do visitante aos locais e os influencie à conversão. Alguns exemplos para conquistar isso incluem o uso da foto de alguém olhando na direção do formulário ou de setas.

Use cores contrastantes

O contraste sempre é um elemento útil na hora de captar a atenção. Tons opostos também são excelentes — e simples — maneiras de tornar sua página de destino interessante e chamativa. Aposte nelas e, é claro, leve em consideração os gostos de sua persona, antes de tomar a decisão final.

Crie uma copy empática

O texto dentro da estrutura de uma landing page precisa ter a empatia como um foco. Além de buscar a constante aproximação com o público, ele deve contar com uma série de gatilhos mentais que estimulam e persuadem os visitantes. Alguns atributos que podem ajudar incluem:

  • escassez;
  • consistência;
  • prova social;
  • autoridade;
  • afinidade etc.

Use cada um deles de acordo com as necessidades de sua persona. Se necessário, aplique mais de um desses elementos no mesmo texto — tomando, sempre, o cuidado de mantê-lo objetivo e chamativo. Esses fatores são amplamente aplicados em estratégias de marketing digital e tendem a trazer excelentes resultados.

Defina o campo do formulário

Esse é o elemento principal da estrutura de uma landing page. Afinal, sua função é coletar os dados dos visitantes. Sem um formulário claro e atraente, é improvável que o usuário deseje compartilhar suas informações pessoais.

Busque minimizar as burocracias, o tanto quanto for possível. Além disso, invista em um design responsivo. Assim, o cliente poderá ser convertido, independentemente do dispositivo usado para acessar a página de destino.

Acrescente ícones de mídias sociais

Caso todas as dicas acima tenham sido seguidas, é provável que você tenha, em mãos, uma landing page com alto potencial de conversão. Isso significa que seu usuário, provavelmente, leu todas as informações contidas nela. Sabendo disso, você pode aproveitar o sucesso de sua página de destino e colocar as redes sociais de seu negócio nela.

Esse não é um fator obrigatório e, em alguns casos, é capaz de gerar distrações desnecessárias. Contudo, não deixa de ser uma boa oportunidade de divulgar ainda mais suas soluções. O caminho contrário também é extremamente válido. Divulgue sua landing page nas redes sociais e aproveite esses canais na hora de gerar leads.

Como escolher a ferramenta certa para estruturar uma landing page?

Tão importante quanto as dicas acima é a escolha da plataforma ideal na hora de criar sua página de destino. Ela deve oferecer suporte, a fim de que você execute todas as tarefas citadas, com simplicidade e sem dores de cabeça.

Se você é iniciante, preze por aquelas que trabalham com templates prontos e que ofereçam o esqueleto do processo. Caso já domine o assunto, busque as que tragam a possibilidade de execução dos testes A/B, por exemplo. Seja como for, escolha a ferramenta que melhor se adéque às suas necessidades!

A estrutura de uma landing page pode ser complexa para alguns. Contudo, segui-la à risca e de acordo com as demandas de sua persona tende a fazer a diferença em suas conversões. Com as dicas acima em mente, o processo será mais simples e garantirá que você conquiste os resultados que tanto deseja. Coloque-as em prática!

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