Para garantir o sucesso de qualquer evento, é preciso que haja uma condução organizada, dinâmica e que torne o acontecimento memorável. Isso inclui um planejamento que se inicia no pré-evento, que é monitorado durante seu desenvolvimento e que se estende após seu fim.
A fim de ter efetividade na execução desses passos, é preciso buscar saber como engajar o público em eventos. Ou seja, por meio de dicas e técnicas específicas que tornam a cerimônia inesquecível para seus convidados, você será capaz de obter diversos benefícios — como melhores resultados para sua empresa e uma maior visibilidade de sua marca!
Se você deseja engajar seu target durante uma cerimônia, workshop, palestra ou reunião festiva — seja ela de natureza corporativa ou não, continue lendo este artigo.
A importância de saber como engajar o público em eventos
Eventos são, geralmente, acontecimentos que visam agregar valor à imagem de uma pessoa, marca ou empresa. Para que isso aconteça, é essencial que o público se engaje em relação a ele — lembrando-se por um longo período das boas experiências vividas e, preferencialmente, falando sobre elas. Portanto, organizações que desejam deixar sua marca no mercado devem investir em envolver e cativar seus convidados.
Para que isso seja feito de forma correta e garanta sucesso para a empresa, foram separadas, a seguir, sugestões para cada etapa do evento — antes, durante e depois dele. Assim, você poderá criar uma estratégia linear no que diz respeito a instigar e estimular a participação de seu público. Confira!
Antes do evento
Antes de qualquer evento ser realizado com sucesso é preciso que as pessoas o conheçam. Seu público precisa ter certeza de que algo importante está prestes a acontecer! Para estimular seus convidados a comparecerem ao local e dar início às estratégias de engajamento que serão descritas a seguir, é importante investir em divulgação. Para isso:
- promova ações presenciais, por meio de panfletos, brindes e materiais exclusivos que chamem atenção para o evento;
- busque compreender como boas práticas de buzz marketing podem impactar seu público e atraí-lo;
- produza materiais de divulgação, seja em vídeo, em blog posts ou em e-mail marketing. A escolha é sua;
- mapeie as principais informações em relação ao seu público, preparando-se para a próxima etapa de engajamento;
- ao conhecer seu público se tornará mais simples divulgar a conversa e dar início a uma estratégia que será aplicada no decorrer do acontecimento.
Durante o evento
Conforme dito, é imperativo que as marcas tornem seu evento inesquecível. Por isso, durante sua execução, algumas ações devem ser colocadas em prática a fim de agregar valor à cerimônia e criar propósito para o comparecimento dos convidados. Isso pode ser feito:
- por meio de