O que é o Buzz Marketing e como utilizá-lo para eventos? | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Empresas que buscam sucesso devem ter uma coisa em mente: não basta utilizar o marketing para fazer com que sua marca seja conhecida pelo mercado, é preciso que seu público-alvo fale sobre ela, especialmente durante ocasiões especiais! Nesse momento, o Buzz marketing para eventos pode ser um grande aliado.

Para utilizá-lo da forma correta, porém, é preciso saber mais sobre ele e compreender como ele impacta as organizações para acertar em sua estratégia. Neste artigo vamos descrever cada um desses pontos para você, auxiliando na alavancagem de seu negócio.

Portanto, se você deseja contar com o Buzz marketing para crescer, não deixe de prosseguir com sua leitura!

O que é o Buzz Marketing?

De maneira geral, o Buzz marketing é um tipo de marketing utilizado para criar comoção do público em relação a uma marca. O foco das estratégias é colocar os serviços e atuações das empresas na “boca do povo”, fazendo com que sua visibilidade, seu alcance e, consequentemente, seu sucesso, sejam ampliados.

O empresário Mark Hughes, criador da Herbalife, diz que os pontos a seguir atuam como botões do Buzz Marketing e fazem com que o cérebro de um público em questão seja ativado — impossibilitando-o de não falar sobre o assunto e foco da estratégia. Eles são:

  • o tabu;
  • o incomum;
  • o extraordinário;
  • o chocante;
  • o hilário;
  • o segredo.

É preciso utilizar esses gatilhos ao planejar ativações que chamem atenção das pessoas. Vamos entender, a seguir, como o conceito apresentado se aplica em eventos.

Buzz Marketing para eventos

Se o Buzz marketing, de maneira geral, visa a criação de ações que atraem a audiência, ao ser aplicado em eventos ele ganha algumas especificidades. É preciso colocar, nas estratégias criadas, o acontecimento em evidência, fazendo com que ele seja o assunto do momento. Mas, o que é possível gerar a partir disso? Confira.

Alto impacto

Marcas que impactam seu target tendem a se tornar top of mind com muito mais facilidade — ou seja, serem lembradas primeiramente pelos consumidores quando algum serviço ou produto é trazido à tona. Portanto, o Buzz marketing para eventos faz com que a cerimônia promovida por sua empresa não seja apenas uma forma de chegar até seu público-alvo mas, também, de marcá-lo e impactá-lo.

Reconhecimento da marca

Por meio do impacto e da visibilidade promovida por uma boa estratégia de Buzz marketing, não apenas o evento se torna conhecido. Aumenta-se, também, o reconhecimento da marca, elevando a quantidade de pessoas que se tornam cientes de sua existência e que podem se tornar clientes fiéis.

Mas como utilizar o Buzz marketing para eventos da maneira adequada para obter esses benefícios?

Como utilizar o Buzz Marketing para divulgar eventos?

Durante a criação de uma estratégia que visa gerar buzz, é importante traçar metas e objetivos específicos que justifiquem a ação. Além disso, é fundamental pesquisar o perfil dos consumidores que serão impactados por ela, lapidando o planejamento.

Já em termos de execução, algumas dicas simples podem ser colocadas em prática. Confira!

Utilize as redes sociais da empresa a seu favor

Antigamente, os fóruns online eram foco para que usuários falassem abertamente sobre diversos assuntos. Hoje, é possível fazê-lo por meio das redes sociais. Se as empresas souberem fazer um bom uso, por exemplo, de redes como LinkedIn ou de grupos no Facebook, é provável que elas consigam chegar mais perto de seu target e estimular uma conversa entre seus membros — que posteriormente será alimentada pela estratégia de buzz.

Chame a atenção do usuário por meio de promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Uma das formas mais simples de iniciar um assunto e, em seguida, impactar os consumidores que estão falando sobre ele, é por meio dela. Promova eventos promocionais ou que presenteiem seu target e atraia diversas pessoas de uma só vez para um local, ou espaço online. Seja físico ou virtual, aproveite o público reunido para aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca e alavanque-a!

Use painéis de interatividade

Após reunir o público desejado em seu evento, é importante monitorar e controlar a forma com o qual ele será impactado. Nessa hora, contar com painéis de interatividade é essencial, sendo eles uma tecnologia disponível para que você:

  • acompanhe, em tempo real, a chegada das pessoas ao evento;
  • libere acessos específicos — interna e externamente — a porteiros, recepcionistas e mais;
  • analise a efetividade de sua estratégia e muito mais.

Esses benefícios geram maior rapidez da entrada de convidados ao seu evento, permitem personalização na forma de gerenciá-lo, garantem segurança em relação às informações do acontecimento e otimizam a experiência gerada pelo buzz.

Crie sorteios

Outra forma de aprimorar a experiência gerada pelo evento é por meio de sorteios. Novamente, com a ajuda das ferramentas certas, é possível promover quantos sorteios você desejar para seus convidados — que já contarão com monitoramento e com identificações específicas desde sua chegada.

Assim, além do reconhecimento de marca, ainda é possível dar início a um bom relacionamento com potenciais futuros consumidores. Esse relacionamento pode, posteriormente, garantir que eles se tornem fiéis clientes. Percebe como uma coisa leva à outra por meio do bom uso de estratégias impactantes?

O Buzz marketing é amplamente utilizado por marcas que desejam se destacar em meio à concorrência e se tornarem o assunto do momento. Sabendo aplicá-lo corretamente, as chances de ganhar o destaque buscado, e até mesmo se tornar top of mind para seus consumidores, se torna muito maior, gerando bons resultados para a empresa.

Além disso, é fundamental ter em mente a importância de monitorar diariamente as ações de Buzz marketing e garantir um retorno positivo da execução da estratégia. Isso ajuda a evitar crises e quaisquer outras situações negativas envolvendo a empresa e a solenidade. Nesse momento, a Receptiva pode ser grande ajuda e oferecer a você total controle do credenciamento do seu evento.

E aí, gostou de conhecer a aplicação do Buzz marketing para eventos? Se você deseja crescer e garantir sucesso, assine nossa newsletter e mantenha-se ainda mais bem informado sobre as formas de colocar sua marca no mercado!

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