modelosdetabletconhecaaevolucaodessedispositivo
Publicado em 20 de maio de 2021 Por Tec Mobile

Última modificação em:

Tempo de Leitura: 4 minutos

Os modelos de tablet evoluíram muito com o passar dos anos.

Essa transformação digital possibilitou que esses equipamentos continuassem presentes no dia a dia das empresas, melhorando os processos empresariais e garantindo resultados mais consistentes nas campanhas, eventos, ações de trade marketing, digitalização de serviços, entre outros.

Essa tecnologia também foi fundamental para que o trabalho de muitas pessoas se tornasse mais digital, seguro e eficiente, o que proporciona uma maior satisfação dos clientes. 

Quer entender melhor sobre os modelos de tablets e seus benefícios? Então, continue a leitura do artigo! 

Acompanhe a evolução dos modelos de tablet

Dynabook

A primeira pessoa que propôs a ideia de criar um computador em formato de tablet foi o cientista da computação norte-americano, Alan Kay. Ele também foi pioneiro em áreas como programação e interfaces gráficas, em 1968, criando o conceito de Dynabook, que era um tipo de computador pessoal feito para crianças de todas as idades.  

Apple Graphics Tablet 

Esse foi o primeiro modelo de tablet da Apple e com software desenhado pelo cantor Todd Rundgreen. Ele custava cerca de US$ 650 e era vendido com uma caneta feita para desenhar na tela do aparelho. O Graphics Tablet, lançado em 1979, causava interferência nos aparelhos de rádio, mas a Apple não desistiu de criar uma versão melhor. 

Bashful

Para dar vida ao conceito de tablet computer, em 1983, a Apple conseguiu contratar a empresa Frog Design. Assim, foi criado o protótipo Bashful (Dengoso), que fazia referência ao projeto Snow White (Branca de Neve). Isso permitiu que uma nova identidade visual começasse a ser desenvolvida nos produtos da marca, fazendo com que a inovação chegasse ao mercado em 1984, com o nome de Apple IIc. 

GRiDpad Pen Computer

Entre os modelos de tablet, está o GRiDpad Pen Computer, que foi o primeiro “tablet” a chegar no mercado no formato atual que conhecemos. Ele foi elaborado em 1989, pela empresa norte-americana GRiD Systems, que também foi responsável pelo “laptop” GRiD Compass, criado em 1982. 

Knight-Ridder

Produzido em 1994, a Knight-Ridder criou um tablet muito parecido com o formato que conhecemos hoje, com características semelhantes às do iPad. Apesar disso, o equipamento não tinha funções de comunicação interpessoal e também precisava de cartão de memória para que fosse feita a transferência de conteúdo. Nos anos 1970, a Knight-Ridder foi considerada a maior editora de jornais dos Estados Unidos. 

Tablet PC da Microsoft

O Tablet PC foi uma ideia que a Microsoft teve em 2001 para aparelhos portáteis, equipados e que tinham telas sensíveis ao toque. Eles funcionavam com uma versão modificada do Windows XP, com a ajuda de uma caneta e alguns utilitários extras, como é o caso das ferramentas de reconhecimento de escrita. 

Origami

Criado em 2006, o Origami foi considerado uma evolução da ideia do Tablet PC, só que em formato menor — sua tela tinha sete polegadas e era sensível ao toque. Ele rodava no Windows XP, além de ser visto como um PC de baixo consumo de energia e baixo poder de processamento.

Modbook

O Modbook foi o primeiro Mac “tablet” produzido pela Axiotron, tornando-se uma modificação dos notebooks PowerBook G4. Essa empresa era conhecida por comprar os notebooks da Apple, desmontar e remontar em um novo chassis, ao eliminar o teclado e incluir uma tela sensível ao toque, no qual era possível usar uma caneta sobre a tela LCD. 

iPad da Apple

Lançado nos Estados Unidos pelo presidente da Apple, Steve Jobs, o iPad chegou ao mercado em 2010. Ele foi o primeiro computador da empresa em formato de prancheta digital. O produto une, em um único aparelho, computador, videogame, leitor de músicas, vídeo e livro digital. 

Confira as vantagens dos tablets para quem atua com marketing

No tópico anterior, vimos a evolução dos modelos de tablet, mas você sabe quais as vantagens desse equipamento para quem atua na área de marketing, como eventos e ações de trade marketing? Veja a seguir!

Organização

Para quem deseja manter todas as informações organizadas em um único lugar, o tablet é uma boa opção. Esse aparelho permite que você e os demais colaboradores consigam explicar todos os detalhes sobre os serviços e produtos da empresa, da melhor forma possível, levando o público a prestar mais atenção no seu trabalho. 

Praticidade

Com um tablet, as informações ficam muito mais práticas. Isso porque todo o conteúdo se torna mais acessível, sendo possível mostrar, de forma mais rápida, aos interessados. Isso torna a conversa mais interativa e garante uma maior satisfação dos consumidores. 

Atualização rápida

Por meio de um sistema informatizado, consegue-se realizar as atualizações mais rápidas. Por exemplo, quando se trabalha com documentos impressos e há rasuras, é preciso reimprimir. Mas, isso não é preciso quando se está trabalhando com o tablet, visto que é possível que os dados sejam alterados nos arquivos originais, de forma prática. 

Acompanhamento facilitado

O tablet permite que os gestores tenham um acompanhamento facilitado do seu trabalho ao ver, em tempo real, os resultados obtidos em determinada campanha. Isso possibilita pensar nas estratégias de marketing que precisam ser mantidas e as que devem ser otimizadas. 

Segurança dos dados

A segurança dos dados tende a ficar comprometida quando os documentos não são organizados corretamente. Nos casos em que uma informação importante é vazada/perdida no evento ou em outro local, por exemplo, pode gerar grandes transtornos para o profissional. Isso porque os dados confidenciais podem ser expostos. 

Com o uso do tablet, sua segurança é maior, pois só ficam disponíveis as informações e documentos que o colaborador deseja mostrar, da mesma forma que não há chances de perder arquivos importantes. 

Ao longo do artigo, acompanhamos a evolução dos modelos de tablet e vimos a importância desse aparelho para o trabalho de quem atua na área de marketing. Eles são pequenos, leves, versáteis, fáceis de manipular, além de ter segurança e uma bateria que possibilita ficar mais tempo sem colocar o aparelho na tomada. Assim, é possível otimizar as ações da empresa e fazer com que os clientes fiquem cada vez mais satisfeitos com o seu trabalho. 

Gostou das informações que elaboramos? Então, assine a newsletter e receba os nossos conteúdos em primeira mão no seu e-mail!




Clique para ver mais
Mapa do Site