Importância do press kit para o marketing de eventos | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Em linhas gerais, o press kit é uma carta de apresentação, um cumprimento ou um convite corporificado em uma encomenda. Essa é enviada a um destinatário que seja potencialmente uma pessoa interessada naquilo que uma empresa gera como valor.

Dito isso, o press kit é a reunião de características relevantes sobre um evento ou um produto físico, destinado a um possível divulgador espontâneo de um empreendimento. A finalidade dessa ferramenta é aumentar a visibilidade, o alcance, o engajamento e, por fim, a conversão.

Entretanto, deve-se ter cautela, pois no caso do press kit “a cavalo dado”, olha-se os dentes sim! Se ele não for criativo, cativante, claro e, pior, se for enviado para uma pessoa que não tenha o perfil do conteúdo, a ação pode ser vã ou até gerar um retorno negativo para uma empresa.

Portanto, para saber mais sobre essa estratégia e aprender a aplicá-la a seu favor, basta nos acompanhar pelos próximos tópicos!

Press kit: que estratégia é esta?

O press kit ou kit imprensa é um método de divulgação e reconhecimento de marca, produto ou eventos. Trata-se de uma estratégia composta por um conjunto de informações relevantes sobre um negócio ou uma ação direcionada a uma pessoa potencialmente interessada.

A princípio, o press kit consistia em enviar um conteúdo específico a um veículo de comunicação (rádio ou jornal) com o intuito de promover uma divulgação espontânea. Isto é, a assessoria de imprensa ou de relações públicas elaborava, organizava e enviava a um jornalista ou crítico de um determinado tema uma espécie de presente ou agrado.

No interior do kit, encontrava-se uma carta de apresentação, acompanhada de um produto em véspera de lançamento, ingressos para uma estreia e um brinde ou souvenir. Esperava-se, em seguida, que o destinatário gostasse da encomenda ao ponto de apresentá-la aos seus leitores ou ouvintes, por vontade própria.

Hoje, com o surgimento do marketing digital e de influência, o press kit foi adaptado à realidade dos influenciadores digitais. Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre os tais “mimos”, certo? Estes, seja qual for a plataforma, são os conteúdos recebidos pelos influencers, ou seja, são os press kits que empresários e empreendedores enviam a essas personalidades.

Agora, para saber o que precede e os por quês desse envio, continue conosco a leitura!

Press kit se trata de presentear por presentear?

Esta ferramenta do marketing digital pode parecer simples. Afinal de contas, basta colocar o que você quer oferecer em uma caixa e enviar para alguém com milhares de seguidores, certo? Errado! Ela é mais complexa e demanda mais sutileza e criatividade do que parece!

O primeiro passo é saber para quem enviar. Por exemplo, você decide fazer um evento para atrair uma nova clientela e lançar um novo cardápio repleto de pratos veganos. A sua equipe organiza um kit com o convite, uma prévia com uma parte do cardápio e uma sobremesa vegana enfeitada com papel biodegradável, em uma caixa de folha de palmeiras trançadas.

No entanto, o destinatário é um instagramer que no último final de semana fez uma live enquanto preparava um churrasco. Ou seja, para esse destinatário em específico, a encomenda preparada terá pouca chance de despertar interesse, levá-lo ao engajamento e à divulgação de seu evento para as pessoas que o seguem, já que uma de suas parcerias é um grande frigorífico do mercado.

Portanto, o press kit exige coerência em relação à persona, ao público-alvo do seu negócio e ao perfil do influenciador. Para que algo semelhante não aconteça com o seu negócio, veja, a seguir, quais as vantagens, o objetivo principal de um press kit e do que ele precisa para atingir o sucesso.

Por que e quando enviar um press kit?

O marketing promocional, baseado em divulgação de mídia, carece de uma vantagem excepcional que todo press kit de sucesso tem: a capacidade de promover o contato físico com o produto e explorar uma oportunidade ímpar para engajamento. Por meio de uma apresentação bem elaborada, o press kit despertará o interesse de um influenciador ou de um assessor de imprensa.

Com isso, o que parecia ser uma gentileza se transformará em um retorno real e na divulgação em si. Portanto, os “recebidos” têm se demonstrado uma excelente ferramenta promocional, pelo impacto que causam, bem como pelo baixo custo e pelo seu retorno promissor. Claro, há influenciadores que cobram quatro dígitos para falar de um negócio em um feed ou stories no Instagram.

Contudo, um anúncio comercial na televisão chega a custar cerca de seis dígitos. De toda maneira, os veículos de comunicação tradicionais têm perdido mu