Em linhas gerais, o press kit é uma carta de apresentação, um cumprimento ou um convite corporificado em uma encomenda. Essa é enviada a um destinatário que seja potencialmente uma pessoa interessada naquilo que uma empresa gera como valor.
Dito isso, o press kit é a reunião de características relevantes sobre um evento ou um produto físico, destinado a um possível divulgador espontâneo de um empreendimento. A finalidade dessa ferramenta é aumentar a visibilidade, o alcance, o engajamento e, por fim, a conversão.
Entretanto, deve-se ter cautela, pois no caso do press kit “a cavalo dado”, olha-se os dentes sim! Se ele não for criativo, cativante, claro e, pior, se for enviado para uma pessoa que não tenha o perfil do conteúdo, a ação pode ser vã ou até gerar um retorno negativo para uma empresa.
Portanto, para saber mais sobre essa estratégia e aprender a aplicá-la a seu favor, basta nos acompanhar pelos próximos tópicos!
Press kit: que estratégia é esta?
O press kit ou kit imprensa é um método de divulgação e reconhecimento de marca, produto ou eventos. Trata-se de uma estratégia composta por um conjunto de informações relevantes sobre um negócio ou uma ação direcionada a uma pessoa potencialmente interessada.
A princípio, o press kit consistia em enviar um conteúdo específico a um veículo de comunicação (rádio ou jornal) com o intuito de promover uma divulgação espontânea. Isto é, a assessoria de imprensa ou de relações públicas elaborava, organizava e enviava a um jornalista ou crítico de um determinado tema uma espécie de presente ou agrado.
No interior do kit, encontrava-se uma carta de apresentação, acompanhada de um produto em véspera de lançamento, ingressos para uma estreia e um brinde ou souvenir. Esperava-se, em seguida, que o destinatário gostasse da encomenda ao ponto de apresentá-la aos seus leitores ou ouvintes, por vontade própria.
Hoje, com o surgimento do marketing digital e de influência, o press kit foi adaptado à realidade dos influenciadores digitais. Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre os tais “mimos”, certo? Estes, seja qual for a plataforma, são os conteúdos recebidos pelos influencers, ou seja, são os press kits que empresários e empreendedores enviam a essas personalidades.
Agora, para saber o que precede e os por quês desse envio, continue conosco a leitura!
Press kit se trata de presentear por presentear?
Esta ferramenta do marketing digital pode parecer simples. Afinal de contas, basta colocar o que você quer oferecer em uma caixa e enviar para alguém com milhares de seguidores, certo? Errado! Ela é mais complexa e demanda mais sutileza e criatividade do que parece!
O primeiro passo é saber para quem enviar. Por exemplo, você decide fazer um evento para atrair uma nova clientela e lançar um novo cardápio repleto de pratos veganos. A sua equipe organiza um kit com o convite, uma prévia com uma parte do cardápio e uma sobremesa vegana enfeitada com papel biodegradável, em uma caixa de folha de palmeiras trançadas.
No entanto, o destinatário é um instagramer que no último final de semana fez uma live enquanto preparava um churrasco. Ou seja, para esse destinatário em específico, a encomenda preparada terá pouca chance de despertar interesse, levá-lo ao engajamento e à divulgação de seu evento para as pessoas que o seguem, já que uma de suas parcerias é um grande frigorífico do mercado.
Portanto, o press kit exige coerência em relação à persona, ao público-alvo do seu negócio e ao perfil do influenciador. Para que algo semelhante não aconteça com o seu negócio, veja, a seguir, quais as vantagens, o objetivo principal de um press kit e do que ele precisa para atingir o sucesso.
Por que e quando enviar um press kit?
O marketing promocional, baseado em divulgação de mídia, carece de uma vantagem excepcional que todo press kit de sucesso tem: a capacidade de promover o contato físico com o produto e explorar uma oportunidade ímpar para engajamento. Por meio de uma apresentação bem elaborada, o press kit despertará o interesse de um influenciador ou de um assessor de imprensa.
Com isso, o que parecia ser uma gentileza se transformará em um retorno real e na divulgação em si. Portanto, os “recebidos” têm se demonstrado uma excelente ferramenta promocional, pelo impacto que causam, bem como pelo baixo custo e pelo seu retorno promissor. Claro, há influenciadores que cobram quatro dígitos para falar de um negócio em um feed ou stories no Instagram.
Contudo, um anúncio comercial na televisão chega a custar cerca de seis dígitos. De toda maneira, os veículos de comunicação tradicionais têm perdido muita audiência para as redes sociais. Um único instagramer pode alcançar por volta de dez ou 20 milhões de seguidores, por exemplo.
Porém, o press kit não deve ser enviado sem motivos muito claros e excepcionais. Do contrário, ele perderá o efeito e o interesse se esvairá, ou pior, pode resultar em um valor negativo para seu evento ou negócio. Dessa maneira, utilize esse instrumento apenas em ocasiões pontuais e extraordinárias, como datas comemorativas, eventos semestrais ou anuais, lançamento de uma nova linha de produto, entre outras cerimônias e ações.
Como organizar um press kit inesquecível?
Defina, antes de qualquer outra coisa, qual o propósito final da ação e sempre com vistas a quem é a persona e o público-alvo do seu evento ou negócio. A partir daí, elabore o conteúdo e o formato, estude qual o melhor veículo de comunicação, bem como o destinatário mais coerente e interessado sobre aquilo que você deseja anunciar.
No entanto, atente-se para não especificar demais. Não abra nem feche tanto o leque do público-alvo, pois isso pode limitar os possíveis alvos da remessa, assim como a possibilidade de novas conversões.
O que deve conter no press kit?
O press kit não se trata apenas de um “mimo”, ele deve conter informações suficientes para que a pessoa que o receber saiba o número ideal de detalhes sobre seu evento ou empreendimento. Não se esqueça, o objetivo é tornar a trajetória que envolve o press kit, o divulgador e a apresentação partes de um processo orgânico e espontâneo. Então, nada de pedidos excessivos, pois isto pode ser interpretado como inconveniência e gerar um resultado negativo.
Para que seu press kit seja coerente, criativo e motivador ele precisar ter: o release (uma breve apresentação) ou o convite, dados sobre os palestrantes, as atrações, cronograma, calendário, suporte para identificação e participação no evento e pode também trazer um brinde. Mas nada de canetas, chaveiros e blocos de notas! A hora de organizar um press kit, é a hora de deixar a criatividade fruir!
O envio certo para a pessoa correta pode transformar o seu evento e negócio
Por acaso o aniversário do seu negócio está se aproximando, daqui a um mês você lançará uma nova linha de produtos, seu empreendimento obteve uma parceria promissora e você deseja realizar um coquetel comemorativo? Não deixe, portanto, de considerar o press kit como estratégia publicitária de se eu evento. Uma elaboração criativa e personalizada e o envio para a pessoa certa, você e seu negócio obterão maior visibilidade, maior alcance e um verdadeiro engajamento.
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