Saiba como a saúde foi impactada pelo uso da tecnologia | Tec Mobile
saibacomoasaudefoiimpactadapelousodatecnologia
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

O uso da tecnologia em qualquer setor se tornou quase onipresente nos últimos anos. A transformação digital impulsionou a adoção de ferramentas baseadas na coleta e na análise contínua de dados. Isso tem gerado impactos em áreas que, até então, contavam com equipamentos de uso complexo, como a saúde.

Na saúde, a tecnologia tem mudado seu perfil com o apoio do Big Data e de ferramentas da Internet das Coisas. Elas permitem que os médicos entendam, com uma visão ampla, a situação de seus pacientes e identifiquem possíveis problemas com alta precisão — afinal, eles terão muitos registros para identificar o que está causando cada sintoma.

Se você quer saber mais sobre o tema e como a pandemia acelerou o uso da tecnologia na saúde, continue a leitura deste post!

Os impactos da pandemia no mundo corporativo

O uso da tecnologia sempre foi muito presente nos negócios inovadores, mas com a pandemia de Covid-19, ele se tornou uma necessidade para qualquer área. Sem a TI, negócios poderiam ter suas operações interrompidas ou simplesmente executadas de maneira intermitente.

Nesse contexto, os negócios que apostaram na TI conseguiram se destacar diante da concorrência. A presença de soluções de Cloud Computing, análise de dados e comunicação remota conseguiu garantir a continuidade de negócios mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia. Em qualquer área, profissionais conseguiram entrar em contato com os seus parceiros e solucionar pendências sem muitos problemas — isso foi visto, inclusive, na saúde.

Mesmo quando o processo de migração para um ambiente flexível foi executado com o apoio de equipamentos alugados, a transformação digital garantiu que os médicos continuassem suas rotinas — desde atendimentos psiquiátricos a consultas de rotina. Tudo mudou com o uso da tecnologia, permitindo o trabalho em home office.

Como a saúde foi impactada pela pandemia de Covid-19

Entender como o uso da tecnologia mudou o dia a dia de profissionais da saúde durante a pandemia é fundamental para se preparar para os próximos anos e os desafios que vêm pela frente. O motivo é simples: quem escolhe ser atendido por um profissional que investiu em dispositivos modernos tem mais chances de ter os problemas de saúde resolvidos rapidamente.

Veja, a seguir, alguns dos impactos da implementação da tecnologia no ambiente de saúde durante a pandemia de Covid-19.

Mais investimento em segurança de dados

O investimento em segurança de dados foi um dos pontos mais importantes para o mundo corporativo na pandemia. Com um grande número de times migrando para um trabalho em ambiente remoto, garantir que os dados fossem armazenados corretamente e com segurança era crucial, afinal, o acesso não autorizado a registros corporativos pode comprometer a segurança e causar prejuízos.

Na saúde, o cenário é ainda mais crítico. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) obriga consultórios e redes hospitalares a terem um cuidado especial com registros médicos, que são considerados registros sensíveis. Soluções de prevenção de vazamentos, backups de dados e criptografia se tornaram, portanto, investimentos estratégicos para o setor.

Cirurgias robóticas

As cirurgias são conhecidas por serem os procedimentos mais invasivos que alguém pode receber no ambiente hospitalar. Para reduzir o impacto e garantir mais chances de sucesso, a robótica tem entrado em ação. Ela reduz as possibilidades de uma decisão humana causar danos ao paciente e, ao mesmo tempo, minimiza danos que os processos cirúrgicos podem causar.

Com o apoio de robôs, o paciente é tratado por meio de um procedimento muito menos invasivo. A máquina é capaz de chegar à área a ser tratada com precisão, evitando grandes cortes ou processos de recuperação longos. Além disso, como a cirurgia demanda menos enfermeiros e técnicos de enfermagem, o custo da atividade é reduzido.

Teleconsultas

As teleconsultas foram o processo que mais demandou o uso da tecnologia durante a pandemia de Covid-19. Apoiadas em ferramentas de videoconferência, essas atividades se tornaram fundamentais para que muitos médicos continuassem suas rotinas de atendimento sem se colocarem em risco.

A partir da consulta online, médicos conseguiram solucionar atendimentos menos complexos e atender apenas os pacientes em casos de alta complexidade.

Mais uso de Big Data

O uso mais assíduo de Big Data também é algo que só pode ser impulsionado com o uso da tecnologia no ambiente da saúde. A análise de dados permite que médicos identifiquem problemas considerando milhões de casos anteriores. Isso significa que a inteligência e a competência do profissional são combinadas às de outros parceiros para tornar o diagnóstico de doenças mais rápido, precoce e seguro.

Atendimento humanizado

O atendimento humanizado é fundamental para criar vínculos entre o paciente e o médico. Devido à facilidade na comunicação, o tratamento se torna mais rápido e inteligente.

A tecnologia permite que atendimentos humanizados se tornem a norma no mundo da saúde. A abundância de dados impulsiona a facilidade de compreensão da situação do paciente. Assim, o médico é capaz de demonstrar empatia e direcionar sua atenção aos pontos que mais afetam a saúde do paciente em cada atendimento.

O poder da tecnologia para tornar a saúde mais robusta

A transformação digital está mudando todos os setores da economia rapidamente. Na saúde, como mostramos, o cenário não é diferente: o uso da TI garante tratamentos mais robustos, inovadores e precisos para os problemas de saúde dos pacientes. Para a medicina, isso representa uma grande mudança de paradigma.

A análise de dados e os novos mecanismos de coleta de informações abrem espaço para um sistema hospitalar em que o médico tem uma visão abrangente sobre o estado do seu paciente. Rapidamente, é possível identificar todo o histórico de saúde de quem for atendido e, assim, tomar o caminho mais seguro.

Independentemente do seu setor, conhecer esses avanços é fundamental. Entender como a tecnologia está mudando a nossa vida ajuda a tomar decisões mais inteligentes no nosso dia a dia, afinal, elas serão orientadas pela busca por negócios que já tenham sido atingidos pela transformação digital.

Em outras palavras, o uso da tecnologia trouxe mais inovação e inteligência para os consumidores e os profissionais. Na saúde, isso permitiu que os médicos tivesse uma visão mais ampla sobre o histórico de saúde dos seus pacientes. Isso será fundamental, nos próximos anos, para que tratamentos ganhem qualidade e sejam capazes de tratar as doenças rapidamente.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe este texto nas redes sociais, para que mais pessoas entendam o impacto da tecnologia nas suas vidas!

Deixe um comentário