conhecaasmudancasqueapandemiatrouxenasformasdetrabalhar
Publicado em 1 de julho de 2021 Por Tec Mobile

Última modificação em:

Tempo de Leitura: 4 minutos

A pandemia de Covid-19 mudou radicalmente as formas de trabalhar de vários profissionais. De um dia para o outro, muitas pessoas tiveram que migrar para regimes remotos. Nesse contexto, quem estava preparado conseguiu se adaptar rapidamente e, assim, manter bons níveis de produtividade.

As mudanças nas formas de trabalhar causadas pela pandemia podem ser mantidas por muitas empresas, afinal, um ritmo de trabalho mais flexível traz mais agilidade para os processos corporativos. Manter uma estrutura operacional compatível com o trabalho remoto e que integre as mudanças causadas pela pandemia será fundamental para o seu sucesso no médio e no longo prazo.

Quer saber mais sobre o tema e como integrar as mudanças da pandemia no seu dia a dia? Continue a leitura deste post!

Como a pandemia mudou o dia a dia de vários negócios?

A pandemia de Covid-19 foi recebida por muitas empresas com apreensão. Negócios viram as suas atividades interrompidas de um dia para o outro. Para se manterem funcionais, era necessário migrar para modelos de trabalho remoto e, assim, garantir a continuidade das operações.

Para muitas empresas, portanto, a pandemia impulsionou novas formas de trabalhar. Elas foram marcadas pelo uso intensivo de tecnologia, a centralização de dados na nuvem e a comunicação por meios digitais. Times utilizaram, cada vez mais, ferramentas de gestão integrada, softwares de videoconferência e o cloud computing para entregar os resultados esperados.

Essas mudanças não devem deixar de fazer parte da rotina das empresas. Conforme as atividades são retomadas, é fundamental que times estejam preparados para manter um fluxo de trabalho flexível. Isso permitirá que benefícios como a redução de custos, o aumento da agilidade e a produtividade sejam integrados ao dia a dia de todos.

Por que é importante se preparar para mudanças como essas?

O mercado muda continuamente. Seja por novas tendências, seja por mudanças macroeconômicas, as dinâmicas corporativas são modificadas e, quando isso acontece, se adaptar é fundamental. São esses ajustes que fazem a empresa se manter competitiva, garantindo sucesso no médio e no longo prazo.

Mesmo que o negócio não saiba como prever situações futuras, ele deve estar pronto para se adaptar a qualquer mudança. A empresa precisa contar com uma estrutura em que todos os times entendam o que é demandado e estejam alinhados a essas novidades rapidamente. Isso garante que o negócio seja sempre ágil nas respostas ao que os seus consumidores precisam, conseguido manter o alinhamento em relação às necessidades do público.

O que fazer para ter uma estrutura corporativa mais flexível?

A adaptação a mudanças nas formas de trabalhar como as que a pandemia trouxe demanda um conjunto de práticas internas que tornem o negócio receptível a essas novidades. Isso significa que a empresa deve ter a flexibilidade como uma parte integral de sua filosofia. Veja como fazer isso a seguir!

Tenha times adaptáveis

A cultura de gerenciamento de equipes deve ser orientada por metodologias que estimulam a adaptabilidade. Diante disso, não deixe de integrar as metodologias ágeis ao dia a dia da sua empresa. Assim, quando mudanças forem feitas, o empreendimento já estará pronto para incorporá-las rapidamente.

Mantenha suporte tecnológico ao trabalho remoto

Uma empresa que busca montar uma equipe flexível e com rotina híbrida deve contar com uma infraestrutura de TI compatível com esse modelo de trabalho. Não deixe de investir em soluções tecnológicas que possam ser utilizadas para esse fim. Elas conseguem agilizar a adaptabilidade das equipes a novos fluxos de trabalho e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Entre as principais soluções que podem ser utilizadas para esse fim, podemos apontar:

  • as ferramentas de cloud computing (como as de gestão de dados);
  • os programas de gestão de equipes e dados administrativos integrados à nuvem;
  • as ferramentas corporativas de comunicação via texto, vídeo e voz;
  • soluções de gestão integrada de tarefas.

Adote jornadas híbridas

Um meio simples de manter times com alta flexibilidade e aproveitar os benefícios das novas formas de trabalhar em ambientes mais engessados é o estímulo às jornadas híbridas. Nesses casos, os profissionais passam apenas parte do seu tempo trabalhando em casa. Assim, reuniões importantes, o atendimento a clientes estratégicos e outros momentos críticos podem ser resolvidos pessoalmente.

Utilize canais de comunicação digitais

A comunicação corporativa tem ganhado muito com os avanços da tecnologia. Hoje, reuniões podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo com um bom nível de interatividade. Isso garante aos negócios a habilidade de manterem as suas operações mesmo quando os times estão em diferentes locais do globo.

Não deixe de investir em plataformas de videoconferência. Busque aquelas com recursos de interatividade e que permitam a troca rápida de dados. Além disso, aposte nas que contam com boa usabilidade e aplicativos mobile — o que será fundamental para reuniões objetivas.

Ajude os seus times a manterem um cuidado firme com a saúde mental

A saúde mental jamais pode ser ignorada pela sua empresa. Sempre tenha mecanismos de suporte psicológico às equipes, garantindo que os profissionais possam se expressar livremente e desabafar com especialistas quando for necessário. Isso garantirá um ambiente de trabalho mais organizado e com alto nível de bem-estar.

A tecnologia deu abertura para várias pessoas que buscavam maneiras mais flexíveis de trabalhar terem um ambiente funcional para executar suas operações. O cloud computing, os tablets e os avanços da Internet móvel são os principais pontos dessa mudança. Juntos, eles contribuíram para facilitar o dia a dia de quem precisa ser produtivo em qualquer lugar.

Para muitas empresas, as mudanças no fluxo de trabalho vieram com a pandemia da Covid-19, que fez negócios auxiliarem os seus times a buscarem novas formas de trabalhar. Nesse cenário, sai na frente quem está mais preparado. Não deixe, portanto, de investir no seu negócio, para que ele esteja sempre preparado para se manter funcional e com alta flexibilidade.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como utilizar a TI para manter o seu negócio eficiente? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros conteúdos!




Clique para ver mais
Mapa do Site