Tendências de tecnologias emergentes para 2024 | Tec Mobile
tendências-de-tecnologias-2023
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

As tendências tecnológicas emergentes estão evoluindo em um ritmo acelerado, permitindo mudanças e progressos mais rápidos, causando uma aceleração da taxa de mudança.

No entanto, não são apenas as tendências tecnológicas e as tecnologias emergentes que estão evoluindo, muito mais mudou nos últimos dois anos devido ao surto de COVID-19. Isso fez com que os profissionais de TI percebessem a necessidade de novas tecnologias e soluções para um mundo cada vez mais acelerado e conectado.

Nessa linha, a inteligência artificial se tornará mais prevalente em 2024 com o processamento de linguagem natural e o avanço do aprendizado de máquina.

A inteligência artificial pode nos entender melhor e realizar tarefas mais complexas usando essa tecnologia. Além disso, estima-se que o 5G revolucionará a maneira como vivemos e trabalhamos no futuro.

E para trazer quais as principais tendências tecnológicas emergentes para 2024, compartilhamos um artigo com uma seleção de 10 delas, conforme destacado pela Gartner Research. Siga a leitura e confira!

1. Sistema imunológico digital

Nos últimos anos, houve um foco inigualável no risco, tanto no mundo físico quanto no digital. As preocupações com a segurança cibernética são cada vez mais agudas, à medida que as violações de dados e outras preocupações de segurança cibernética estão se tornando cada vez mais sofisticadas.

Felizmente, os métodos de proteção contra criminosos online, spammers e outras pragas online indesejadas também estão melhorando em sofisticação. Por meio de observação, automação e os mais recentes desenvolvimentos em design, um sistema imunológico digital robusto pode mitigar significativamente os riscos operacionais e de segurança.

À medida que a utilidade dessas ferramentas se torna mais estabelecida, espere ouvir muito mais perguntas sobre a saúde do sistema imunológico digital da sua empresa no próximo ano e o que você está fazendo para fortalecê-lo e protegê-lo.

Leia também::: Migração para cloud computing: por onde começar?

2. Observabilidade Aplicada

Desde os anos de 2010, as empresas têm à disposição um universo de ferramentas e métodos para coleta de dados de seus clientes. Mas, não basta ter posse dos dados, é preciso transformá-los em ações que conduzam a resultados.

A Observabilidade Aplicada usa Inteligência Artificial para analisar e fazer recomendações para maior eficiência e precisão com base nos dados compilados de uma empresa.

Ele otimiza a implementação de dados, valorizando mais seu uso no momento certo para uma resposta rápida com base em ações confirmadas das partes interessadas, em vez de intenções.

Isso pode levar a melhorias operacionais em tempo real e uma vantagem competitiva tangível para seus negócios.

3. Gestão de Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM)

Todos nós já ouvimos muito sobre IA nos últimos anos, mas acredite ou não, muitas indústrias ainda estão nos estágios iniciais de implementação da IA.

Com o foco no risco em todos os setores pós-pandemia, não é surpresa que o AI Trust, Risk and Security Management (AI TRiSM) seja um importante ponto focal no espaço de tecnologia no próximo ano.

O AI TRiSM combina métodos para explicar os resultados da IA, novos modelos para gerenciamento ativo da segurança da IA ​​e controles para questões de privacidade e ética, tudo em apoio à governança, confiabilidade, segurança e integridade geral de uma organização.

4. Plataformas de nuvem do setor

A adoção da nuvem tem sido um componente importante da transformação digital por mais de uma década, e 2024 quase certamente será mais um ano para estratégias de adoção de nuvem mais sofisticadas, específicas do setor e da organização.

Ao combinar SaaS, PaaS e IaaS com funcionalidades personalizadas, as Industry Cloud Platforms podem ser o passo mais importante para a adoção da nuvem até o momento.

Leia também::: Saas, PaaS e IaaS: tipos de serviço de computação em nuvem

5. Engenharia de Plataforma

À medida que a adoção cresce e as plataformas digitais amadurecem, espere ver uma ênfase maior na personalização. É isso que a engenharia de plataforma oferece: um conjunto de ferramentas e recursos desenvolvidos e embalados para facilitar o uso.

Para equipes de desenvolvimento e usuários finais, isso pode significar maior produtividade e processos simplificados.

6. Realização de valor sem fio

Ainda estamos apenas começando a arranhar a superfície do valor obtido pela integração da tecnologia sem fio por meio de um ecossistema amplo e interconectado.

Nos próximos anos, veremos terminais sem fio capazes de detectar, carregar, localizar e rastrear pessoas e coisas muito além dos recursos tradicionais de comunicação de terminais.

Outro passo para a otimização dos dados coletados, as redes de realização de valor sem fio fornecem análises e insights em tempo real, além de permitir que os sistemas coletem diretamente a energia da rede.

7. Superaplicativos

Combinando os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema digital em um único aplicativo, os superaplicativos oferecem uma plataforma a partir da qual terceiros podem desenvolver e publicar seus próprios miniaplicativos.

Um usuário final pode ativar micro ou minapps dentro do superaplicativo, permitindo uma experiência de aplicativo mais personalizada.

8. IA adaptável

Usando feedback em tempo real para novos dados e metas, a IA adaptável permite uma rápida adaptação às necessidades em constante evolução do cenário de negócios do mundo real.

O valor fornecido pela IA adaptável é aparente, mas a implementação desses sistemas exige que os sistemas automatizados de tomada de decisão sejam totalmente reprojetados, o que terá um impacto dramático na arquitetura de processos de muitas empresas.

9. Metaverso

Você provavelmente já está familiarizado com o termo “metaverso”, graças a Mark Zuckerberg. No entanto, se o desempenho medíocre das ações da Meta é uma indicação, você é um dos muitos que ainda não entenderam os benefícios do metaverso.

Independentemente disso, as tecnologias do metaverso que permitem replicação digital ou aprimoramento de atividades tradicionalmente realizadas no mundo físico certamente não devem ser descartadas.

Há muito em jogo, e as possibilidades são muito intrigantes para muitas pessoas descartarem as tecnologias do metaverso ainda, mesmo que as versões piloto não impressionem.

10. Tecnologia Sustentável

Até recentemente, o mundo da tecnologia estava obstinadamente fixado em aumentar o poder das novas tecnologias.

Mas à medida que a tecnologia se torna cada vez mais integrada em todas as facetas de nossas vidas, estamos vendo novos investimentos em tecnologia com eficiência energética e tecnologia que promove práticas sustentáveis.

Software de gerenciamento de emissões e IA, rastreabilidade e análise para eficiência energética estão permitindo que ambos os desenvolvedores construam tecnologia focada na sustentabilidade. Isso permite que os líderes empresariais explorem novos mercados e oportunidades de crescimento sustentável.

Leia também::: Boas práticas de compliance em TI para sua empresa adotar

Tendências tecnológicas emergentes

E aí, está preparado para aderir às tendências tecnológicas emergentes? É claro que muitas delas, por mais que comecem a ser usadas em 2024, podem levar mais tempo para fazer parte do dia a dia das empresas.

De qualquer forma, mantê-las no radar é fundamental para qualquer negócio que deseja ter uma gestão da inovação eficiente e estar mais bem preparada para o futuro.

A boa notícia é que seguir as tendências tecnológicas emergentes nem sempre significa fazer grandes investimentos em novos equipamentos de TI. Hoje, por meio da locação de equipamentos, é possível ter os computadores, tablets e celulares mais modernos, a preços muito mais acessíveis para qualquer negócio.

E aqui na Tec Mobile somos especialistas em outsourcing de TI, oferecendo soluções completas e sob medida para qualquer empresa. Portanto, se deseja seguir as tendências tecnológicas emergentes e já preparar seu negócio para isso, clique aqui e solicite seu orçamento sem compromisso.

Deixe um comentário