Alugar celular vale a pena? [lista de vantagens e desvantagens]
Aluguel de celular corporativo com ótimo custo benefício
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Alugar celular vale a pena? Como funciona o aluguel de celular? Essas são dúvidas frequentes no meio corporativo, quando as empresas estão analisando o custo-benefício da locação ou compra dos aparelhos.

Afinal, com a compra, terão custos com manutenção e descarte quando deixar de ser utilizados. Essa é uma preocupação relevante: a economia a longo prazo. Dessa forma, é visto como menos custoso deixar esse trabalho nas mãos de um terceiro, como a Tec Mobile.

Se a sua empresa está em dúvida sobre as vantagens e desvantagens de alugar um celular para uso dos funcionários, ou se vale a pena comprar um novo parcelado ou à vista, abaixo, listamos alguns pontos que devem ser considerados no momento de tomar essa decisão tão importante. 

Continue a leitura conosco e saiba mais!

Veja se vale a pena comprar ou alugar celular

Vantagens de alugar celular:

Confira, a seguir, quais são as vantagens de alugar um celular corporativo para os funcionários, em vez de ter os próprios dispositivos da empresa.

Redução de custos em relação à compra de um novo aparelho

Um novo aparelho custaria um valor elevado de entrada, afinal, existem opções corporativas custando em torno de R$ 5 a R$ 15 mil, como os iPhones. No entanto, a parcela paga mensalmente pela terceirização é consideravelmente menor, possibilitando acesso a um dispositivo robusto pagando muito menos.

Flexibilidade na escolha do modelo

Ao alugar, tem-se acesso aos melhores celulares do mercado por um baixo valor mensal, sem precisar de investimento inicial.

Empresas com elevado número de funcionários precisam desembolsar grandes valores do caixa para a compra de equipamentos. No entanto, isso não ocorre quando há o aluguel, que permite deixar uma gordura de verba para possíveis imprevistos.

A economia corporativa é uma das principais vantagens do aluguel de celular. Instituições que optam por esse modelo de contratação, reduzem significativamente os custos anuais.

Além disso, por meio desta estratégia, a marca foca em seu core business, deixando as questões de manutenção, descarte e troca de aparelhos nas mãos de terceiros especializados, como a Tec Mobile. 

Possibilidade de testar vários modelos 

É possível testar diversos modelos entre os funcionários para entender qual atende melhor às necessidades em termos de hardware. Com um catálogo amplo de opções da Samsung, Apple, Motorola e outras marcas líderes de mercado, nossos clientes têm uma gama de alternativas para escolher. 

Ausência de responsabilidade com substituições

Outra vantagem é a ausência de responsabilidade do contratante em relação à manutenção e substituição do aparelho. Quando os dispositivos se tornam obsoletos para as demandas corporativas, é possível solicitar a troca por um modelo mais atualizado. 

Liberdade com o período de locação

A liberdade para escolher o período de locação é outra vantagem do aluguel de celular corporativo. Muitas empresas optam pelo aluguel por um curto período, seja para testar a modalidade, verificar o custo-benefício, na prática ou para suprir a falta de caixa para comprar os aparelhos. Outras preferem contratos mais longos, geralmente entre 12 e 48 meses, onde se terceiriza completamente a aquisição e gestão dos dispositivos.

Dedução no imposto de renda

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem deduzir parte dos impostos ao declarar o aluguel no IRPF ou IRPJ. Isso ocorre porque a empresa terceirizada é responsável por declarar o valor e emitir notas fiscais, além de realizar o pagamento dos devidos tributos.

Redução de custos em até 20%

Uma das desvantagens do aluguel do celular são os custos da empresa para manutenção
Se a empresa contratante estragar o aparelho, terá que arcar com os custos de manutenção – Fonte: Uns Plash

Uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa de consultoria em tecnologia, mostrou que a economia corporativa ao alugar em vez de comprar celular impacta até 20% nos custos anuais das empresas. Isso se deve à possibilidade de negociar preços mais baixos na contratação de planos de telefonia e internet, além da redução dos custos com aquisição e manutenção dos dispositivos móveis.

Além disso, a pesquisa indicou que o aluguel de celular possibilita maior controle e visibilidade dos gastos, já que os custos são pré-estabelecidos e transparentes. Isso propicia planejar melhor os gastos e evitar surpresas desagradáveis na fatura.

Outro ponto destacado pela pesquisa é a flexibilidade oferecida pelo aluguel de celular. Os aparelhos são trocados com mais facilidade e rapidez, conforme a necessidade dos colaboradores, sem precisar lidar com a venda ou descarte dos dispositivos antigos (o que também demanda tempo, burocracia e profissionais).

Por fim, a pesquisa destacou que essa opção é especialmente vantajosa para marcas que lidam com altas taxas de turnover (rotatividade de funcionários), como as de varejo e serviços, onde o número de funcionários varia bastante ao longo do ano, principalmente com sazonalidades.

Desvantagens do aluguel de celular 

Abaixo, listamos quais são as principais desvantagens de alugar smartphone.

Restrições em relação ao modelo de celular

Deve-se lidar com a disponibilidade limitada de modelos de celular oferecidos pela terceira de aluguel. O que pode ser especialmente problemático se o usuário possuir preferências específicas em relação ao modelo ou se a terceira não possuir os tipos de smartphones de interesse da contratante.

Contrato de locação de longo prazo

Algumas terceiras de aluguel de celular exigem contrato de locação de longo prazo, que contabiliza como desvantagem para usuários que desejam flexibilidade e liberdade para mudar de provedor ou modelo de celular, ou, quem sabe, adquirir um próprio.

Além disso, um contrato de locação de longo prazo é visto como problemático se o cliente não estiver satisfeito com o serviço ou se suas necessidades mudarem neste período.

Afinal, vale a pena alugar celular para empresas? 

Com base em pesquisas e análises, concluímos que o aluguel de celular é uma opção atraente para empresas, especialmente aquelas que buscam flexibilidade e eficiência em seus processos de comunicação.

Embora haja algumas desvantagens em relação ao aluguel de celular, como limitações no uso do aparelho e cobranças adicionais por danos, os benefícios superam estes contras e proporcionam economia de gastos em até 20%. Então, cabe à sua empresa colocar os pontos na balança e analisar se vale ou não a pena. 

O aluguel de celular proporciona muitas vantagens a longo prazo
O processo de como alugar celular é muito prático: entre em contato conosco! – Fonte: Uns Plash

A flexibilidade no modelo de negócios é um grande benefício do aluguel de celular, facilitando que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças de comunicação, reduzindo os custos iniciais de aquisição de dispositivos móveis. Além disso, o aluguel de celular dispõe de planos personalizados e sob medida, adaptados às necessidades específicas de uma empresa.

A conveniência do aluguel de celular é outro fator relevante. As empresas que contam com uma terceira, têm acesso ao suporte técnico de qualidade e troca rápida de aparelhos em caso de problemas ou falhas, além de não lidar com o gerenciamento de dispositivos e serviços de telecomunicações.

Além disso, o aluguel de celular disponibiliza recursos avançados de segurança e gerenciamento de dispositivos, que permitem que as empresas monitorem e protejam os dados confidenciais de seus funcionários. Garantindo, assim, a conformidade com as regulamentações de privacidade e segurança de dados.

Conclusão

Em resumo, o aluguel de celular vem se tornando, cada vez mais, uma opção atraente e eficiente para empresas que buscam flexibilidade e eficiência em seus processos de comunicação. 

Apesar de algumas desvantagens, as instituições obtêm benefícios significativos, como a facilidade de gerenciamento, a adaptação rápida às mudanças nas necessidades de comunicação, recursos avançados de segurança e gerenciamento de dispositivos.

Alugue celular se a sua empresa está em busca de praticidade, agilidade, redução de custos e modernidade no dia a dia durante a realização dos processos.

Por fim, confira, aqui, o nosso catálogo completo com opções de celulares da Apple e Samsung.

E então, mais alguma dúvida se alugar celular vale a pena? 

Deixe um comentário