Imposto sobre locação de equipamentos: como funciona e quais são?
Como-funciona-o-imposto-sobre-locação-de-equipamentos-de-informática
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Entre as várias formas de deduzir impostos – e poupar em termos financeiros – destaca-se o aluguel de computadores. Isso porque o imposto sobre locação de equipamentos pode ser deduzido.

Toda empresa deve realizar despesas para o cumprimento de sua atividade principal: máquinas, equipamentos, veículos, matérias-primas etc. Embora a lei especifique quais despesas são dedutíveis do imposto por meio da compra, essa operação também possui alguns limites.

Lembre-se que as despesas dedutíveis de impostos são aquelas necessárias para que nossa empresa gere receita. Porém, no caso de aluguel de equipamentos de informática, é possível reduzir o seu pagamento, tornando essa uma das vantagens de quem opta pelo outsourcing de TI.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como funciona o imposto sobre locação de equipamentos de informática? Então confira o artigo que compartilhamos abaixo!

Comprar ou alugar equipamento de informática?

Se você está pensando em atualizar seu equipamento ou está apenas começando seu negócio, com certeza já se perguntou se é melhor alugar o equipamento de informática ou comprá-lo. Antes de escolher, é importante considerar alguns aspectos:

1. Tempo de uso

Se você ainda não tem certeza de ficar em um lugar por diferentes motivos ou se você só precisa do equipamento por um certo tempo, o melhor a fazer é alugá-lo.

Existem opções de locação que facilitam a obtenção do equipamento ao final do contrato, caso você decida mantê-lo.

No entanto, se o seu negócio é consolidado e você tem um bom capital, provavelmente prefere fazer um investimento que garanta a propriedade do equipamento.

2. Atualizações

Quando se trata de equipamentos ou maquinários tecnológicos, deve-se considerar que, sem as atualizações mais recentes, muitos podem se tornar obsoletos. Nesse sentido, alugar o equipamento de informática pode ser a melhor opção, mesmo que você seja uma empresa estabelecida e com bom caixa financeiro.

3. Situação econômica

Comprar pode significar uma economia significativa se você pagar à vista e conseguir um desconto. Ao alugar, você poderá fazer pagamentos mensais em vez de um grande investimento.

É fundamental que você analise o custo/benefício de comprar ou alugar equipamentos de acordo com a situação financeira atual e futura do seu negócio.

4. Objetivos de crescimento

É igualmente importante avaliar as necessidades dos seus colaboradores, pois são eles que irão operar os equipamentos de informática para o cumprimento das suas funções diárias.

Os seus objetivos de crescimento também devem influenciar esta decisão, uma vez que tem de analisar qual a opção mais conveniente no futuro para benefício da empresa e de quem a compõe.

Você deve priorizar as diferentes áreas do negócio e não se descapitalizar com a compra dos equipamentos necessários para a operação. Claro, também, você deve levar em consideração o estado e as garantias do mesmo.

Como funcionam os impostos sobre locação de equipamentos de TI?

Confira o vídeo que a Tec Mobile separou explicando como funcionam os impostos de locação de TI.

Como reduzir impostos na empresa com locação de equipamentos de TI | Tec MobileComo reduzir impostos na empresa com locação de equipamentos de TI | Tec Mobile

Como reduzir impostos pagos com o aluguel de equipamentos?

A resposta para essa pergunta é igual para todo empreendedor, não é mesmo? Afinal, quem não deseja pagar menos impostos. Menos impostos significa mais lucro, e mais lucro significa mais investimentos na sua empresa, que permitirão um crescimento ainda mais acelerado.

Quando se fala em reduzir impostos, poucos pensam que a locação de equipamentos de informática pode permitir isso. Na verdade, falta bastante conhecimento e orientação contábil neste aspecto.

Um exemplo é a dedução no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, já que o aluguel se enquadra como uma despesa mensal da empresa. Dessa forma, empresas optantes pelo regime tributário do Lucro Real podem obter esse abatimento do IRPJ.

E isso vale tanto para casos no qual o computador é usado para a atividade-fim, ou mesmo se ele for usado em tarefas secundárias ou coadjuvantes da empresa.

Como deduzir o aluguel no IRPJ?

O imposto sobre locação de equipamentos de informática, como mencionamos, pode ser deduzido do IRPJ de empresas enquadradas no Lucro Real. Para isso, é necessário que os custos com o aluguel sejam lançados mensalmente no seu fluxo de caixa como despesas dedutíveis.

Como o imposto é calculado sobre o Lucro Real da empresa, o valor do aluguel entra como despesa e por isso é deduzido do imposto a ser pago.

Mas importante lembrar que nos casos de enquadramento no Simples Nacional ou Lucro Presumido, essa dedução não é possível, já que o valor pago em impostos é referente a uma tributação diferenciada.

Para ter acesso a esse benefício, porém, é fundamental contar com o assessoramento de uma contabilidade, que lhe orientará da forma mais estratégica sobre como fazer a dedução do IRPJ e com isso obter os benefícios fiscais.

Dedutível também para o CSLL

Outra forma de imposto sobre a locação de equipamentos de informática que pode ser deduzido é o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Este tipo de imposto também é cobrado sobre empresas enquadradas no Lucro Real, e refere-se a um tributo pago ao Governo Federal para financiar a seguridade social.

O fato gerador da CSLL é a apuração de lucro líquido, a partir do lucro contábil, com as adições e exclusões estabelecidas pela legislação tributária.

No caso da dedução, quando uma empresa registra as despesas mensais com a locação de equipamentos de informática, pode optar pela dedutibilidade de 100% do valor para a CSLL. Ou seja, sobre o valor da locação, a empresa não precisará pagar o tributo.

FAQ – Perguntas e respostas sobre imposto sobre locação de equipamentos de informática

Confira, abaixo, quais são as principais perguntas e respostas dos nossos leitores em relação ao imposto sobre locação de equipamentos de informática! 

Quais os impostos que incidem sobre locação de equipamentos?

A locação de equipamentos é uma prática comum em diversos setores da economia, atingindo mais de 67% das grandes corporações, e é importante compreender quais impostos incidem sobre essa atividade. 

Dentre os principais tributos que devem ser considerados na locação de equipamentos estão o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Como tributar locação de equipamentos no Simples Nacional?

No caso das empresas optantes pelo Simples Nacional, o tratamento tributário da locação de equipamentos é simplificado. A Receita Federal estabelece que a locação de bens móveis não se enquadra no conceito de serviço para fins de tributação no Simples Nacional, considerada uma atividade de locação de bens móveis para o exercício do direito de uso. 

Dessa forma, a tributação da locação de equipamentos no Simples Nacional é feita através da aplicação da alíquota do Anexo III da Lei Complementar nº 123/2006, que varia de acordo com a receita bruta auferida pela empresa.

Qual imposto incide sobre locação de bens móveis?

No caso da locação de bens móveis, o imposto que incide sobre essa atividade é o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). O ISS é um tributo municipal que tem como base de cálculo o preço do serviço prestado, no caso, a locação de bens móveis. 

A alíquota do ISS varia de acordo com a legislação de cada município, podendo ser fixa ou proporcional ao valor do serviço.

Quais impostos incidem sobre locação de equipamentos do exterior?

A locação de equipamentos do exterior também está sujeita a impostos no Brasil. Nesse caso, é necessário considerar o Imposto sobre Importação (II), que incide sobre bens importados, e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um imposto estadual. 

O II é calculado com base no valor aduaneiro do equipamento, acrescido de outros encargos, como frete e seguro. Enquanto isso, o ICMS incide sobre a entrada do bem no território brasileiro e pode variar de acordo com a legislação de cada estado.

A incidência desses impostos na locação de equipamentos do exterior pode impactar os custos da operação. Considere esses tributos ao realizar transações internacionais de locação de equipamentos e buscar orientação especializada para cumprir as obrigações fiscais de forma adequada.

Conte com a Tec Mobile ao seu lado

Como fica claro, a locação de equipamentos de informática proporciona inúmeros benefícios às empresas, como a possibilidade de ter computadores sempre atualizados, bem como reduzir os valores pagos em impostos.

Aqui na Tec Mobile temos uma vasta linha de equipamentos de informática para locação, montados de acordo com as necessidades únicas da sua empresa. Atuamos com o aluguel de celular, notebook, computador, tablet e muito mais!

Assim, você pode contar com equipamentos de ponta, tendo maior produtividade e deduzindo o valor mensal da locação do seu imposto.

Esperamos que tenha compreendido como funciona o imposto sobre locação de equipamentos de informática e, para contar com esta solução na sua empresa, converse com os consultores da Tec Mobile para um orçamento.

Deixe um comentário