Locação de celular: como funciona, benefícios e quanto custa
[Guia Completo]: tudo sobre aluguel de celular para empresas
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 8 minutos

 

Realizar a locação de celular é uma tendência, especialmente para empresas e profissionais que trabalham em home office. Essa modalidade oferece diversas vantagens, como a possibilidade de ter acesso a um aparelho atualizado avançado, sem ter que desembolsar elevados valores iniciais. 

Além disso, muitas empresas de aluguel de celular oferecem pacotes que incluem seguro contra danos e roubos, trazendo tranquilidade para o usuário.

Essa é uma solução prática e econômica para estudantes que desejam ter acesso a um aparelho com as funcionalidades necessárias para o estudo, sem ter que desembolsar uma quantia elevada para a compra.

Empresas que buscam soluções para eventos corporativos, por sua vez, encontram nesta modalidade uma opção prática e econômica para atender a demanda temporária de aparelhos. Com opções diárias, semanais e mensais, escolhe-se a alternativa que melhor atende às necessidades do negócio.

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre esta prática, que vem se tornando cada vez mais comum no meio corporativo e que, além de tudo, assegura uma série de benefícios, como maior flexibilidade e redução de custos. 

É possível alugar celular?

Sim, é possível alugar celular! Empresas especializadas em locação de aparelhos móveis oferecem esse serviço tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. 

O aluguel de celular inclui serviços de manutenção, atualização e suporte técnico, tornando essa opção atrativa para os negócios. Diante desse cenário, vem se tornando uma estratégia para garantir a eficiência e a inovação de operações internas.

Confira as vantagens de realizar o aluguel de celular
O aluguel de celular para empresas e eventos vem se tornando uma prática cada vez mais comum – Fonte: Pixabay

Como funciona a locação de celular?

Um dos primeiros passos antes de alugar, é saber como funciona o aluguel de celular. Observe, abaixo, algumas considerações:

Funcionamento do aluguel de celulares

É um serviço oferecido por empresas especializadas que consiste na locação de aparelhos móveis por um período determinado. O cliente pode escolher entre diferentes modalidades, como aluguel diário, semanal, mensal ou por contratos de longo prazo, geralmente firmados em 12, 24, 36 e 48 meses. Tudo isso deverá ser informado no momento de elaborar um orçamento. 

Pontos importantes na hora da contratação

Antes de realizar a contratação, é necessário considerar alguns fatores, como o valor da locação, os modelos e marcas disponíveis, o suporte técnico oferecido, as condições de uso e devolução do aparelho. 

Leis sobre o assunto

No Brasil, não há uma legislação específica que regulamenta a locação de celulares. No entanto, as empresas que oferecem esse serviço seguem as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, garantindo transparência, qualidade e segurança em toda a duração do contrato.

Cuidados na hora de devolver o aparelho

Ao final do contrato, o contratante deverá se atentar a alguns cuidados na hora de realizar a devolução, como as condições de uso e possíveis danos, além de fazer backup dos dados armazenados no celular e cumprir as condições estabelecidas entre ambas as partes. Essas medidas garantem agilidade e tranquilidade, evitando problemas futuros com a locadora.

Quanto é o aluguel de um iPhone ou celular Samsung?

O da locação de um iPhone ou Samsung varia de acordo com as especificações do aparelho e os serviços adicionais oferecidos pela locadora. O preço do dispositivo é um dos fatores que interferem.

Por isso, confira nossas opções de planos, acessórios e serviços adicionais na página de orçamento do site. Descubra como podemos ajudar sua empresa a ter mais flexibilidade e qualidade no uso de dispositivos móveis.  

Quais as vantagens de alugar celular?

Confira, abaixo, uma lista com as principais vantagens que a Tec Mobile separou e que a sua empresa terá ao optar pela locação de smartphone em vez da compra de um dispositivo:

  1. Manter-se atualizado com a tecnologia mais recente;
  2. Acesso a aparelhos premium sem altos custos de compra;
  3. Flexibilidade na quantidade e tipo de dispositivos disponíveis;
  4. Opção de incluir serviços adicionais, como seguro e suporte técnico especializado;
  5. Maior facilidade para troca de aparelhos e renovação de contratos;
  6. Menor preocupação com a revenda ou manutenção de dispositivos antigos;
  7. Possibilidade de testar novos aparelhos e tecnologias antes de investir na compra;
  8. Redução de custos a longo prazo em comparação à compra de aparelhos;
  9. Maior foco no uso e desempenho do dispositivo, sem se preocupar com a propriedade do aparelho;
  10. Menor impacto ambiental, já que o aluguel de celulares contribui para a redução de resíduos eletrônicos, além de aumentar o ciclo de vida do dispositivo;
  11. Empresa não se preocupa com o descarte;
  12. Possibilidade de atender às necessidades de funcionários em home office ou em eventos corporativos;
  13. Opção de ajustar o plano de aluguel de acordo com a demanda da empresa;
  14. Eliminação de preocupações com a revenda ou perda de valor dos aparelhos;
  15. Redução de tributos fiscais;
  16. Liberação de recursos financeiros para outras áreas importantes da empresa.

Vale a pena alugar celular?

ComparaçãoComprar CelularAlugar Celular
Custo inicialO custo inicial é geralmente alto, pois é preciso desembolsar uma quantia considerável para adquirir o dispositivo.O custo inicial é muito mais baixo, uma vez que o cliente só precisa pagar pelo período em que utilizará o aparelho, em baixas parcelas mensais. 
Frequência de trocaO usuário troca com menos frequência, pois é necessário esperar até que o dispositivo esteja obsoleto ou não funcione mais.É possível trocar o aparelho com mais frequência, geralmente a cada ano, sem grandes interferências nos valores pagos mensalmente.
Flexibilidade de escolhaO usuário pode escolher o modelo, cor e características que desejar. No entanto, isso se torna limitado pelo preço do dispositivo.Ao alugar um celular, há maior flexibilidade de escolha, pois é possível optar pelos modelos mais recentes e caros, sem precisar pagar o valor integral dele.
Manutenção e reparosO usuário é responsável pelos custos de manutenção e reparos do dispositivo.As empresas de aluguel oferecem serviços de manutenção e reparos gratuitos, sem custo adicional (a não ser que quebre o dispositivo sem ter seguro).
Cobertura de seguroO usuário deve contratar uma apólice de seguro.A maioria das locadoras oferecem cobertura de proteção incluída no preço ou a combinar, com valores mais em conta pois alugam para vários clientes de uma vez.
Atualização de softwareO usuário é responsável por atualizar o software do dispositivo.As locadoras cuidam das atualizações de software, tornando o processo muito mais simples para o usuário.
Uso temporárioSe o usuário precisar de um celular temporariamente, comprar um novo dispositivo pode não ser a melhor opção.Utiliza-se o dispositivo pelo tempo que precisar e depois basta devolvê-lo, sem precisar se preocupar com a revenda.
Disponibilidade de modelosHá limitações na disponibilidade de modelos, principalmente em locais com poucas opções de lojas de eletrônicos.Há uma grande variedade de modelos disponíveis, mesmo em locais com pouca oferta de eletrônicos, pois podem chegar pelos Correios.
Flexibilidade de pagamentoGeralmente é preciso pagar o valor integral do dispositivo de uma vez, o que, em grande escala, interfere no fluxo de caixa da instituição. Há opções de pagamento flexíveis, como pagamento mensal ou por período de uso.
Custo-benefícioO custo-benefício é baixo, pois o valor do dispositivo tende a cair, além de gastos com manutenções. Paga-se menos e sempre terá acesso a tecnologia de ponta por um baixo valor mensal. 

Outra vantagem são as fiscais, já que é possível deduzir uma parte do valor do IRPF ou IRPJ!

É melhor comprar ou alugar celular?

Comprar ou alugar? Alugar um celular é uma opção vantajosa para marcas que desejam economizar e ter acesso a aparelhos atualizados constantemente, sem se preocupar com manutenção ou gastos com compra de novos dispositivos. 

Além disso, a locação possibilita maior flexibilidade e liberdade para trocar de modelo conforme as necessidades dos funcionários, aumentando, consequentemente, a produtividade da equipe. 

Ah, e claro, se preferir, há a opção de assistir um vídeo em nosso canal que se aprofunda um pouco mais sobre o assunto!

https://www.youtube.com/watch?v=Lg2RhHhUdC0&t=3s

O que acontece se não devolver o celular alugado?

De acordo com o artigo 566 do Código do Consumidor, o locatário é obrigado a restituir o objeto locado ao término do prazo estabelecido no contrato. Caso não cumpra essa obrigação, a locadora pode ingressar com uma ação de reintegração de posse para recuperar o aparelho.

O Código de Defesa do Consumidor possui disposições sobre o assunto. Segundo o artigo 14, o fornecedor de serviços responde por todos os danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. Ou seja, se o cliente causar danos ao celular durante a locação, será responsável pelos reparos ou pela substituição do aparelho.

A locadora pode incluir cláusulas específicas no contrato de locação para se proteger de eventuais danos causados pelo cliente. Essas cláusulas devem ser claras e objetivas para que o consumidor tenha ciência das suas obrigações.

É importante ressaltar que as leis e códigos de defesa do consumidor têm como objetivo proteger tanto o locatário quanto a locadora. Ao alugar um celular, o cliente deve se informar sobre todas as cláusulas e condições do contrato para evitar problemas futuros e garantir sua segurança. 

Como escolher o melhor celular para alugar?

No momento de escolher o melhor celular para aumentar a produtividade da sua equipe, é de suma importância que considere alguns fatores como:

  • Processador: opte por um modelo atualizado e potente.
  • Bateria: verifique a capacidade e duração em uso.
  • Tela: prefira modelos com alta resolução e tecnologia AMOLED.
  • Armazenamento: avalie a quantidade de espaço disponível e se há possibilidade de expansão. 
  • Câmera: qualidade das lentes e recursos extras.
  • Sistema operacional: se o modelo possui o sistema mais recente.
  • Conectividade:  suporte a Wi-Fi, Bluetooth e outras redes.
  • Proteção: resistência à água, poeira e impactos.
  • Marca: escolha marcas reconhecidas no mercado, como Apple (iPhone), Samsung e Motorola.
  • Suporte técnico: certifique-se de que a empresa de aluguel oferece suporte técnico para o aparelho.
  • Seguro: confirme se a empresa oferece opções de seguro para o aparelho.
  • Preço: avalie o custo-benefício em relação ao período de locação.
  • Termos e condições: leia e compreenda todos os termos e condições do contrato de locação.

Abaixo separamos uma lista com alguns celulares em nosso catálogo para empresas que possuem interesse em realizar a locação.

Quais são os melhores celulares para alugar?

Confira, abaixo, uma breve descrição sobre alguns celulares disponíveis em nosso catálogo para que a sua empresa utilize em eventos, meio corporativo ou qualquer outro. 

Apple iPhone 13 (128 GB)

O Apple iPhone 13 (128 GB) é um smartphone de alta performance com uma série de recursos avançados. Ele possui uma tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas, com uma resolução de 2532×1170 pixels e tecnologia OLED.

O processador A15 Bionic de seis núcleos proporciona desempenho rápido e eficiente, enquanto a bateria de longa duração permite até 19 horas de reprodução de vídeo. O iPhone 13 também possui 128 GB de armazenamento interno, câmeras traseiras duplas de 12 MP com modo noturno e uma câmera frontal TrueDepth de 12 MP com modo retrato.

Vem com o iOS 15, oferecendo um conjunto abrangente de aplicativos pré-instalados e uma interface intuitiva. O dispositivo também tem conectividade 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 e suporte a Dual SIM (nano-SIM e eSIM).

Alugar celular iPhone na Tec Mobile
Realize o aluguel de iPhone para empresas na Tec Mobile! _ Fonte: Pixabay

Samsung Galaxy S22 5G

O Samsung Galaxy S22 5G é um smartphone de alta tecnologia que oferece uma tela AMOLED de 6,2 polegadas com resolução de 1080 x 2400 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. O dispositivo é alimentado pelo processador Exynos 2200 Octa-core com GPU Mali-G78 MP18 que suporta a rede 5G.

Vem com três opções de armazenamento interno – 128GB, 256GB e 512GB – e 8GB ou 12GB de RAM. O Galaxy S22 5G também possui uma câmera traseira tripla de 108MP + 12MP + 12MP, uma câmera frontal de 10MP e uma bateria de 4.000 mAh com suporte para carregamento rápido e sem fio.

Além disso, o aparelho apresenta recursos avançados, como leitor de impressão digital na tela, reconhecimento facial, NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 e USB-C.

Samsung Galaxy S23

O Samsung Galaxy S23+ é um smartphone de alta performance com design elegante na cor creme e tecnologia 5G. Possui uma tela Super AMOLED de 6,6 polegadas com resolução de 3200×1440 pixels, permitindo uma experiência visual imersiva. Ele é equipado com um processador de última geração, juntamente com 8GB de RAM e 512GB de armazenamento.

Onde alugar celular?

Sua empresa quer contratar aluguel de celular iPhone ou Samsung? Confira, abaixo, o passo a passo! 

Contamos com um catálogo com vários modelos de celular da Apple, Samsung e Motorola para alugar. Venha conhecer!

Deixe um comentário