ESG e aluguel de computadores: sua empresa mais sustentável | Tec Mobile
vetores decorativos
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Uma das formas de melhorar os índices ESG das empresas é por meio do outsourcing de tecnologia. É por isso que vemos cada vez mais ESG e aluguel de computadores por aí.

Por exemplo, de acordo com dados da International Data Corporation – IDC Brasil de 2021, o mercado de locação de computadores cresceu cerca de 24% no país. Para este ano, a previsão da mesma consultoria é de expansão de 21%, com investimentos na casa dos US$ 100 milhões até o final do ano.

O principal motivo para esse aumento na locação de computadores e outros ativos de tecnologia é tornar as empresas mais sustentáveis. Afinal, assim as empresas reduzem sua quantidade de itens tecnológicos que são descartados todos os anos pela obsolescência, contribuindo significativamente com a melhora do meio ambiente.

Para explicar melhor essa relação entre ESG e aluguel de computadores, preparamos o artigo abaixo detalhando o que são os critérios ESG, e como o outsourcing de TI pode tornar sua empresa mais sustentável. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é ESG?

O termo ESG (environmental, social and governance / ambiental, social e governança) foi cunhado pela primeira vez em 2005 em um estudo histórico intitulado “Who cares wins”.

Ele consistia em recomendações específicas de membros do setor financeiro sobre como integrar investimentos ambientais, sociais e baseados em governança em suas atividades.

ESG é comumente usado para se referir a pontuações ESG, uma avaliação da consciência de uma corporação em relação aos seus efeitos sociais e climáticos. É uma pontuação compilada a partir de dados coletados de indicadores dos processos da empresa e de seus resultados.

As pontuações ESG se enquadram na definição de ativos intangíveis e são usadas ativamente pelos investidores para medir o valor de uma empresa em termos de sua responsabilidade social. Pense nisso como uma espécie de “pontuação de crédito social”.

Esse tipo de estratégia de investimento é conhecido como investimento ESG. E embora colocar seu dinheiro onde estão seus valores não seja uma prática nova, a forma como o ESG é medido definitivamente é. Uma coisa é manter valores e outra é usar indicadores para mostrar que você está agindo de acordo com esses valores.

Leia também::: Saiba o que é outsourcing de telecom e sua importância para a empresa

ESG no dia a dia das empresas

Hardware as a Service com ESG | Tec MobileHardware as a Service com ESG | Tec Mobile

Embora o termo ESG seja frequentemente usado no contexto de investimento, as partes interessadas incluem não apenas a comunidade de investimento, mas também clientes, fornecedores e funcionários. Todos eles estão cada vez mais interessados ​​em quão sustentáveis ​​são as operações de uma organização.

  1. Ambiental

Os critérios ambientais referem-se ao(s) impacto(s) ambiental(is) de uma organização e às práticas de gestão de risco. Isso inclui emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, administração de recursos naturais e a resiliência geral da empresa contra riscos climáticos físicos (como mudanças climáticas, inundações e incêndios).

  1. Sociais

O pilar social refere-se às relações de uma organização com seus stakeholders. Exemplos de fatores com os quais uma empresa pode ser medida incluem métricas de Gestão de Capital Humano (como salários justos e métricas de engajamento de funcionários), mas também o impacto de uma organização nas comunidades em que opera e nos parceiros da cadeia de suprimentos, particularmente aqueles em economias em desenvolvimento onde as questões ambientais e as normas laborais podem ser menos robustas.

  1. Governança

Governança refere-se a como uma empresa é liderada e gerenciada. Os analistas de ESG procurarão entender melhor como os incentivos da liderança estão alinhados às expectativas das partes interessadas, como os direitos dos acionistas são vistos e que tipos de controles internos existem para promover a transparência e a responsabilidade da liderança.

Importância da economia circular

Desde a década de 1970, as pressões sobre o planeta ultrapassaram sua capacidade de regeneração. A superexploração da terra e do mar é tal que estima-se que 1,75 Terras seriam necessárias para fornecer os recursos naturais e serviços ecológicos que usamos.

Esse excesso ecológico é uma função não apenas do aumento da população mundial, que deve atingir 8 bilhões até 2023, mas de um modelo econômico esbanjador que depende da extração insustentável de recursos naturais finitos.

Para abordar questões ambientais prementes, como perda de biodiversidade e poluição plástica, é vital que nos afastemos do modelo linear de “pegar, fabricar e desperdiçar”.

Devemos avançar para uma economia mais circular, na qual o crescimento seja totalmente dissociado dos processos extrativos e de desperdício.

Além de maximizar as taxas de reciclagem e recuperação, isso envolve manter os produtos e materiais em uso pelo maior tempo possível e, idealmente, evitar o desperdício por meio de um melhor design e novos modelos de negócios.

Aí entra em cena o aluguel, permitindo que empresas possam ter equipamentos que precisam, apenas no momento que precisam, sem que ele fique ocioso ou obsoleto. Da mesma forma, reduz a quantidade de equipamentos novos sendo fabricados, melhorando a sustentabilidade geral do planeta.

Neste caminho, empresas que optam pelo aluguel de computadores mostram uma preocupação maior do ponto de vista ambiental, o que melhora sua pontuação ESG e permite que tenha acesso a investimentos mais facilmente.

Leia também::: Conheça 6 vantagens da locação de desktop

Aluguel de computadores é mais sustentável

O aluguel é um modelo inerentemente sustentável. Ao alugar equipamentos, empresas e pessoas podem contribuir para um mundo mais sustentável de várias maneiras.

A indústria de aluguel, por definição, opera em um modelo de negócios circular. Cumpre todos os princípios da economia circular e, ao fazê-lo, minimiza o impacto ambiental negativo dos equipamentos.

O aluguel aborda os seguintes aspectos da economia circular:

Uso compartilhado

Empresas podem acessar equipamentos quando necessário, melhorando a eficiência e o gerenciamento de ativos de aluguel leva a um uso mais frequente e, portanto, mais eficiente dos equipamentos.

Reparabilidade

As locadoras contribuem para um projeto de produto que facilite as atividades de manutenção e reparo, concentram-se no gerenciamento de peças de reposição e solicitam mais informações sobre o reparo do produto aos fabricantes de equipamentos.

Uso de recursos

As locadoras buscam equipamentos para oferecer a opção mais sustentável aos seus clientes e ministram treinamentos teóricos e práticos aos seus clientes para otimizar o uso dos equipamentos.

Reutilização

Componentes de equipamentos desmontados podem ser reutilizados.

Reciclabilidade

As locadoras cuidam de seus equipamentos por meio de reparos, quando ainda possível, e reciclagem, quando estão no fim de sua vida útil.

Eles também usam seu poder de barganha para exigir que os fornecedores de equipamentos limitem o uso de material não reciclável e assumem a responsabilidade pelo gerenciamento do fim da vida útil, coletando, reutilizando ou reciclando os equipamentos.

ESG e aluguel de computadores

Como fica claro até aqui, a relação entre ESG e aluguel de computadores é bastante íntima, e visa melhorar pontuações gerais de sustentabilidade das empresas. Mas os benefícios do aluguel de equipamentos de informática são maiores.

Quando você escolhe o aluguel de computadores, algumas vantagens vêm à mente. Em primeiro lugar, você não precisa pagar uma grande quantia antecipadamente.

É claro que muitas empresas oferecem linhas de crédito para financiar a compra, mas para quem não tem uma classificação de crédito alta, essa opção pode não estar disponível.

Outro lado positivo do aluguel é que você não precisa se preocupar com a manutenção do computador. Ao contrário de comprar, um computador alugado não exige que você pague por atualizações ou software de segurança, taxas de serviço ou outros serviços básicos.

Tudo isso vem de fábrica com o aluguel do PC e pode economizar centenas de reais por ano.

Além disso, quando a nova tecnologia substitui a tecnologia mais antiga, a acessibilidade pode se tornar uma preocupação. Esta é uma grande preocupação para as grandes empresas, que podem exigir muitos computadores para oferecer aos seus funcionários. Nesse sentido, alugar um laptop é uma boa ideia.

Leia também::: Aluguel de notebook: benefícios, melhores fornecedores, vale a pena?

A locação como caminho para a sustentabilidade

Então, o que tudo isso significa? Que a locação de computadores além de contribuir para reduzir os custos financeiros da empresa, também proporciona melhores resultados de sustentabilidade. Logo, a ligação entre ESG e aluguel de computadores é maior do que se imagina.

Por meio dele as empresas podem ter acesso a tecnologias de última geração, apenas durante o tempo que considerarem necessário, ao mesmo tempo que reduzem sua pegada de carbono.

Afinal, caso comprassem o computador, ele deixaria de ter utilidade quando não fosse mais necessário, aumentando assim o lixo eletrônico no planeta.

Portanto, se você deseja melhorar sua pontuação ESG, ao mesmo tempo que posiciona sua empresa como sustentavelmente responsável, a locação de computadores mostra-se uma excelente opção. E aqui na Tec Mobile somos referência na área, com clientes satisfeitos em todas as regiões do Brasil.

Esperamos que tenham compreendido a ligação entre ESG e aluguel de computadores. Agora, é hora de seguir o caminho da sustentabilidade na sua empresa. Conheça nossas soluções em aluguel de computadores.

Deixe um comentário