Os 13 melhores notebooks para trabalho em 2024
Melhores notebooks para trabalhar em 2023
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 11 minutos

 

Saber escolher os melhores notebooks para trabalho é fundamental para que os colaboradores consigam exercer as atividades de forma mais ágil, eficiente e produtiva. 

Investir em aparelhos de qualidade diminui a possibilidade de as empresas perderem documentos importantes, em função de uma falha no sistema, por exemplo. Além disso, com bons equipamentos, é possível otimizar processos de trabalho de todos os funcionários.

Quer saber como escolher os melhores notebooks para trabalho e quais as opções ideais para usar na sua empresa? Então, continue a leitura do artigo que preparamos para você. Vamos lá!

Saiba como escolher o melhor notebook para trabalho

Na hora de escolher os melhores notebooks para trabalho, é preciso levar em consideração as atividades realizadas pela sua empresa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes que podem ajudar você na hora de escolher seus equipamentos. Confira!

1. Verifique o processador

O processador é considerado o cérebro do notebook. Ele deve ser rápido para executar várias atividades ao mesmo tempo, assim como precisa ser eficiente no uso de energia, para economizar a bateria do seu equipamento.

Existem modelos que são mais ágeis do que outros e que impactam diretamente na velocidade do consumo de energia da bateria. Para escolher os melhores notebooks para trabalho, é sempre bom usar os processadores de empresas que são referência no assunto, como a Intel

Se você procura por um notebook mais simples e barato, apenas para usar programas leves como Word e Excel, ou acessar a internet, o processador i3 da Intel é para você. Além disso, ele foi desenvolvido para economizar o máximo de energia possível, ou seja, sua bateria vai durar mais tempo.

Para quem deseja um melhor custo-benefício, o processador i5 é ideal. Os usuários que procuram algo mais avançado que o i3, mas que não têm necessidade de tanta potência, podem escolher essa alternativa, pois conseguirão realizar as tarefas com tranquilidade. Esse modelo oferece um bom desempenho, sem investir muito.

Já os processadores i7 e i9 oferecem maior potência e velocidade. Eles são indicados para empresas que trabalham com programas pesados de entretenimento.

Os processadores estão em constante evolução. Por isso, se você deseja o máximo desempenho no seu equipamento, é importante escolher os notebooks mais avançados e que estejam de acordo com as necessidades das atividades exercidas pelos colaboradores da sua empresa.

2. Observe a memória RAM

A memória RAM influencia diretamente nas atividades desenvolvidas nos notebooks, assim como no desempenho dos softwares e programas usados pelos funcionários. 

O objetivo dela é “segurar”, de forma momentânea, os dados do computador para um processamento posterior. Assim, ela tende a ser mais rápida do que o HD, servindo como uma memória de curto prazo para o equipamento.

Quanto maior for a memória RAM, mais atividades podem ser executadas ao mesmo tempo no aparelho. Com isso, não será preciso solicitar mais dados ao HD, evitando que a máquina trave com frequência.

Para escolher os melhores notebooks para trabalho e proporcionar maior eficiência e agilidade no trabalho dos colaboradores, é importante conhecer as diferentes opções de memória RAM. Confira!

  • 2GB: quem procura por economia e trabalha com produção de texto, por exemplo, um notebook com 2GB de memória RAM consegue atender as necessidades diárias, mas pode trazer problemas de lentidão no futuro. Por isso, é indicado usar um equipamento com pelo menos 4 GB;
  • 4GB: essa é uma ótima opção para ter na sua empresa, pois apresenta bons preços e é recomendada para realizar funções mais simples, mas sem prejudicar a experiência de uso. Com essa memória, é possível utilizar programas um pouco mais pesados;
  • 6GB: essa alternativa apresenta o melhor custo-benefício. No entanto, poucos notebooks saem com essa configuração de fábrica. Caso você encontre, vale a pena adquirir, pois conseguirá realizar atividades com facilidade e que suportem programas maiores, como edição de fotos e vídeos;
  • 8GB: com essa memória, o usuário consegue usar jogos pesados e programas como AutoCAD, Blender e Sketchup, que exigem mais do equipamento para rodar;
  • 16GB ou mais: para quem busca um notebook rápido para trabalho e capaz de suportar grandes programas de design, engenharia e arquitetura, por exemplo, optar por essa memória é a melhor alternativa. Apesar de também existir máquinas com 32GB, os preços ainda são muito superiores.

4. Verifique a vida útil da bateria

A bateria é um ponto muito importante na hora de escolher os melhores notebooks para trabalho na sua empresa. Para quem pensa em trocar o computador da empresa, o ideal é adquirir um equipamento que os funcionários consigam aproveitá-lo ao máximo, sem precisar carregar com frequência. Ou seja, a vida útil da bateria influencia na qualidade do seu computador.

No geral, as baterias duram entre 3 e 7 horas, mas existem modelos que ficam ligados entre 9 a 10 horas. Por isso, é essencial adquirir uma máquina que se adeque a sua demanda de trabalho.

Para escolher a bateria ideal de acordo com sua necessidade, é preciso saber o que analisar na hora de comparar os modelos existentes. É importante levar em conta itens como quantidade de carga que é capaz de armazenar e o número de células que ela possui.

A quantidade de carga é medida por mAh (miliampere/hora). Quanto maior este valor, maior será o tempo de duração da bateria. Já a quantidade de células, varia de 3 a 12, e é proporcional à capacidade de energia que pode ser armazenada na bateria, além de estar relacionada ao seu peso e tamanho. Portanto, quanto maior for o número de células, maior será o armazenamento de energia.

5. Tenha atenção a segurança

Ter um sistema de segurança que proteja as informações armazenadas no notebook é algo indispensável para quem trabalha em uma empresa. Por isso, é importante adquirir um aparelho que tenha, como recursos básicos, elementos de administração remota de dados criptografados. 

Dessa forma, será possível utilizar leitores com impressões digitais na hora de autenticar os usuários, como também fazer o rastreamento e recuperação dos notebooks, caso seja necessário.

Veja 13 opções de notebook que podem ser usados no trabalho

Agora que você já domina como escolher os melhores notebooks para trabalho, é hora de saber quais são as melhores opções para você ter na sua empresa. Veja!

1. ThinkPad Lenovo E14

O ThinkPad Lenovo E14 é um notebook inovador da geração 2, que contribui com a melhora da produtividade no trabalho, uma vez que é possível iniciá-lo com apenas um toque. Além disso, é um equipamento isento de ruído, devido o microfone ser embutido, o que proporciona uma melhora na comunicação dos colaboradores durante as reuniões.

Referência em qualidade e inovação, o ThinkPad Lenovo E14 possui um processador i5, da 11ª geração, com até 32 GB de memória DDR4.

Outras funções que se destacam neste notebook são o modo espera Modern Standby e as teclas de controle de chamadas que oferecem maior agilidade durante as longas jornadas de trabalho.

2. Dell Inspiron 3000 (i15-3501-M45)

Notebook Dell Inspiron 15 3000

Com o notebook Dell Inspiron 3000, você não precisa se preocupar com travamento de lentidão, pois ele tem o processador E5, da 11ª geração, que já vem preparado para rodar diferentes tipos de programas, desde os mais leves até os mais pesados. Além disso, ele tem uma tela de 15,6 polegadas, com tecnologia antirreflexo, 3 entradas USB e teclado numérico.

3.ThinkPad X1 Carbon

O ThinkPad X1 Carbon é um notebook de 14 polegadas, da 9ª geração, com processador i7, da 11ª geração. 

Pesando apenas 1,1kg, esse modelo tradicional combina leveza; design requintado; o melhor desempenho premium, garantindo mais agilidade nas atividades de trabalho; e ainda possui a melhor conectividade da categoria. 

A bateria é um ponto que merece destaque, pois oferece energia por até 18 horas, permitindo que os funcionários desfrutem de longas horas de trabalho, sem precisar carregar a máquina. Além disso, a tecnologia de carregamento rápido abastece sua bateria com 80% de capacidade por uma hora. 

Em relação ao armaze