Afinal, como configurar backup em nuvem? | Tec Mobile
Homem negro em uma sala de servidores com um notebook na mão
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Toda infraestrutura de TI pode apresentar problemas. Nessas horas, ter soluções que protegem a empresa de falhas é fundamental para diminuir o impacto de incidentes. Uma delas é o backup em nuvem. Ele garante que os seus arquivos estarão protegidos contra falhas de hardware e software.

Como consequência, todo o ambiente corporativo terá mais segurança, ao levar tecnologias, como tablets e notebooks para o seu dia a dia: afinal de contas, as informações críticas para o funcionamento da empresa estarão protegidas de qualquer problema.

Se você quer saber mais sobre o tema e como fazer a melhor configuração de um serviço de backup em nuvem, confira o post!

O que é o backup em nuvem?

O backup em nuvem é um serviço de cópia de arquivos que sincroniza dados estratégicos em um servidor de computação em nuvem. Em geral, ele é contratado sob demanda — ou seja, a empresa paga de acordo com a quantidade de recursos utilizados — e pode ser acessado de qualquer ambiente. Assim, o negócio consegue garantir a continuidade das suas atividades, mesmo quando há problemas graves.

Por que esse investimento é importante?

O backup em nuvem traz mais confiabilidade e segurança para empresas que utilizam tecnologia no seu dia a dia. Isso vale para aquelas que investem diretamente na sua infraestrutura ou para as que contam com recursos de TI alugados. Em ambos os casos, o negócio fica protegido contra falhas que possam afetar a integridade de seus dados.

Como o backup em nuvem ajuda a sua empresa a ter mais competitividade?

Mais agilidade na hora de restaurar dados

Por estar conectado a um servidor remoto, o serviço de backup em nuvem permite o acesso rápido a arquivos importantes. Isso traz mais agilidade ao restaurar dados: não haverá a necessidade de estar presente em um local para conseguir retomar as operações de uma empresa, o que facilita o trabalho de resposta a incidentes do time de TI.

Arquivos protegidos contra acidentes físicos

Os backups em nuvem também protegem o seu negócio de acidentes físicos. A empresa fará a sincronia automática de recursos em um ambiente remoto. Assim, casos graves como incêndios e alagamentos não afetarão a integridade de suas informações.

Alta mobilidade

A mobilidade também é um fator que é otimizado com o backup em nuvem. Isso é muito importante para instituições que contam com tablets em sua infraestrutura de TI ou regimes de trabalho remoto. Os arquivos serão sincronizados sempre que a empresa estiver conectada à web, evitando falhas nos processos de cópia.

Controle centralizado em grandes infraestruturas

A TI moderna conta com estratégias que permitem a gestão centralizada de infraestruturas, mesmo quando os equipamentos não estão no mesmo local. Isso dá aos times de tecnologia a possibilidade de manter recursos funcionais e de agir rápido, caso algo ocorra. Nesse sentido, o backup em nuvem pode ser integrado a essa metodologia com facilidade, ao contar com mecanismos centralizados de gestão.

Como investir e configurar o seu backup em nuvem?

A configuração do backup em nuvem é fundamental para o sucesso do investimento nessa tecnologia. A empresa deve adotar uma estratégia que está alinhada com o seu perfil e as suas demandas. Veja os passos básicos a seguir para investir nessa solução com sucesso!

Escolha um bom fornecedor

A escolha do fornecedor é o primeiro passo para ter sucesso ao investir no backup em nuvem. Busque um parceiro que esteja preparado para atender às suas demandas, que utilize tecnologias de ponta e tenha um bom suporte. Além disso, invista em uma ferramenta que conte com mecanismos de segurança avançada e total compatibilidade com a sua infraestrutura.

Seja abrangente

O backup em nuvem, para ter sucesso, deve ser utilizado por toda a empresa. Integrá-lo em todos os setores estratégicos amplia a habilidade dessa ferramenta de proteger a companhia. Afinal, o número de pessoas protegidas contra riscos será muito maior.

Priorize as frequências com que dados são sincronizados estrategicamente

Todo backup de dados deve ser feito considerando o nível de importância que os arquivos têm para uma empresa. Isso ajuda o negócio a definir a frequência com que eles são sincronizados, melhorando os gastos e a performance geral da ferramenta. O ideal é que arquivos mais importantes e modificados com maior frequência sejam sincronizados com maior regularidade, enquanto aqueles que são menos modificados tenham cópias feitas em intervalos maiores.

Configure aspectos de segurança de dados

A segurança de dados é um ponto crítico de qualquer operação que envolva a tecnologia. Portanto, a configuração de um serviço de backup em nuvem não deve ignorar esse fator, pelo contrário: a empresa precisa estruturar controles de acesso que reduzam as chances de contas serem comprometidas — como a autenticação em dois passos — e sempre manter os seus softwares atualizados, reduzindo o impacto que brechas podem ter na sua rotina.

Tenha o apoio de um especialista

O apoio de um especialista é a melhor estratégia para quem quer investir em tecnologia, sem sofrer riscos. A ajuda de um time de consultores permite ao negócio ter acesso a uma equipe capaz de identificar a melhor estratégia para a empresa adotar o backup em nuvem com bom custo-benefício. Por isso, não deixe de contar com essa abordagem.

O investimento em tecnologia é crucial para que empresas possam ter sucesso em suas iniciativas. E no cenário atual, em que o aluguel de dispositivos é um processo comum para empresas que fazem eventos, buscam reduzir custos e ter mais mobilidade, a qualidade desse investimento é fundamental. Escolher bons aparelhos e ter o apoio de boas ferramentas garante que a migração para uma infraestrutura flexível será mais fácil e com menos riscos.

O backup em nuvem é uma das soluções que devem ser adotadas por empresas, para que elas possam ter mais confiabilidade ao investir em equipamentos de TI. Esse tipo de sistema ajuda instituições a terem a tecnologia integrada no seu dia a dia, sem elevar os riscos existentes com o uso de dispositivos, mesmo que eles sejam alugados. Por isso, não deixe de apostar nessa estratégia!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a ter uma infraestrutura de TI de qualidade? Então, fale conosco!