Brity RPA da Samsung | Guia completo
brity rpa designer download brity works samsung trial
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 9 minutos

 

O Brity RPA, da Samsung, é o mais novo robô criado pela Samsung para transformar o mundo dos negócios. Essa inovação está posicionada para revolucionar a forma como as empresas funcionam, oferecendo uma solução para automatizar tarefas e processos que antes eram executados manualmente por colaboradores.

Dessa forma, não só agiliza as operações, mas também melhora a eficiência, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas, e menos nas tarefas repetitivas, que costumam levar um considerável tempo!

O conceito por trás desse robô é o de Automação Robótica de Processos (RPA, do inglês Robotic Process Automation). O RPA é uma tecnologia que utiliza robôs para realizar tarefas repetitivas e manuais meramente operacionais, que são comumente executadas por humanos. 

Podendo ir desde o preenchimento automático de formulários até a análise de grandes conjuntos de dados. A ideia é liberar o potencial humano para tarefas que exigem mais habilidades cognitivas e emocionais, como tomada de decisão e interação com clientes. Afinal, não devemos robotizar as pessoas. Devemos usar robôs para executar o que é repetitivo e usar o intelecto das pessoas para criar, inovar e melhorar processos.

O Brity RPA é um passo significativo para tornar o RPA mais acessível para as empresas de todos os tamanhos. Se você tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre como essa tecnologia pode beneficiar seu negócio, vem falar com a Tec Mobile!

O que é Brity RPA da Samsung?

O Brity RPA é uma tecnologia de automação que chegou para transformar o ambiente empresarial. Desenvolvido pela Samsung, esse software é uma excelente aposta para empresas que buscam escalabilidade e, principalmente, a redução de custos operacionais. 

Ele permite a criação de sistemas de execução que operam em ambientes web, interagindo com sistemas operacionais, Excel, PDF e outros formatos. Segundo Victor Kato, analista de suporte técnico da Tec Mobile, a solução é indispensável para qualquer empresa que deseje manter-se atualizada em termos de TI e segurança. 

O mecanismo do RPA da Samsung opera por meio da tecnologia de screen scraping, executando tarefas de forma semelhante ao ser humano, mas com uma precisão aprimorada. Além de mais agilidade!

Ricardo Staut, líder de marketing da Tec Mobile, também destaca o alto ROI (Retorno Sobre o Investimento) que pode ser alcançado com a implementação da automação de processos. Segundo um relatório da London School of Economics, empresas que adotam uma força de trabalho digital 24/7 esperam um ROI entre 600% e 800% em três anos. Isso se deve, em grande parte, à automação de tarefas administrativas rotineiras que não requerem julgamento humano, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas.

Além disso, a solução de RPA da Samsung está em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), armazenando todas as informações de acesso, senhas e regras de negócios dentro do ambiente do cliente, seja ele baseado em cloud ou on-premise. 

Fábio Nogueira, gerente de suporte e tecnologia, responsável pela RPA na Tec Mobile, reitera a importância da transformação digital e sugere que as empresas busquem programas de RPA que ofereçam conhecimento, flexibilidade e suporte técnico. 

Como funciona o Brity?

O Brity RPA da Samsung é uma solução tecnológica projetada para automatizar uma ampla gama de tarefas e processos de negócios. Funcionando com base na tecnologia de “screen scraping,” o robô da Samsung é capaz de interagir com sistemas operacionais, documentos Excel, PDFs e até ambientes web de forma semelhante a um humano. Só que com mais agilidade!

A agilidade que essa tecnologia oferece no dia a dia das instituições é um enorme diferencial. Tarefas que costumavam consumir horas de trabalho humano agora podem ser realizadas em uma fração do tempo. 

Isso vai desde a geração de relatórios e cadastros até a integração de diferentes sistemas empresariais e gestão de ERP (Enterprise Resource Planning). A capacidade do RPA de funcionar 24/7 também significa que as operações podem ser realizadas fora do horário comercial, permitindo que as empresas maximizem sua produtividade, sem ter hora extra dos colaboradores!

Um dos maiores benefícios do RPA da Samsung é a economia de tempo e recursos humanos, que não só reduz custos operacionais, mas também possibilita que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas que não podem ser automatizadas. 

Por exemplo, enquanto o RPA cuida de tarefas repetitivas como monitoramento de estoque e geração de relatórios, os colaboradores focam em melhorar a estratégia de negócios, engajar-se com clientes ou trabalhar em projetos de inovação.

Como usar o Brity RPA no dia a dia?

A tecnologia de Automação Robótica de Processos (RPA) tem revolucionado a forma como as empresas operam, não apenas no setor de TI, mas também em áreas como contabilidade, marketing e gestão de estoque

Aqui na Tec, por exemplo, alguns processos já foram automatizados:

  1. Setor de TI: O Teco já consegue cadastrar usuários internos e dos nossos clientes no Office, economizando 1,5 horas de trabalho manual. Além disso, gerou relatórios de chamados para clientes, poupando 400 minutos.
  2. Gestão de Equipamentos: O Teco automatizou a consulta de informações de 80 equipamentos de um cliente no site do fabricante, otimizando o tempo e aumentando a precisão.
  3. Marketing: O Teco realiza verificações semanais no desempenho do site da Tec Mobile e preenche relatórios de desempenho automaticamente, notificando a equipe sempre que ocorrer alguma alteração significativa. Um exemplo disso é a verificação semanal que ele realiza em várias páginas do site usando a ferramenta PageSpeed Insights do Google. A equipe de marketing estabeleceu como critério que, se alguma página receber pontuação abaixo de 90, um e-mail de notificação deve ser enviado, identificando a página com problema e permitindo que a equipe tome ações rápidas para corrigi-la.
  4. Gestão financeira e compras: Nosso colega de trabalho, Teco, também monitora a pasta de orçamentos e notifica a equipe quando a ação é necessária. Além disso, verifica o estoque diariamente e, se necessário, solicita orçamentos aos fornecedores, economizando pelo menos 10 (Dez) minutos por solicitação. Agora imagine quanto tempo é poupado quando multiplicamos a quantidade de solicitações centenas de vezes por ano!
  5. Logística: O Teco distribui equipamentos planilhados em ordens de serviço, economizando 10 segundos por item. Ele ainda verifica quais contratos de locação se aproximam do final avisando o responsável por aquele cliente.
  6. Cadastro de ERP: Aqui, o Teco se mostra cinco vezes mais rápido que um ser humano para cadastrar equipamentos adquiridos pela Tec Mobile no sistema ERP da empresa.

A utilização do RPA em diversos setores mostra que a automação vai muito além da tecnologia da informação. Na contabilidade, por exemplo, ele pode ser usado para conciliações financeiras e auditorias. No marketing, automatiza a segmentação de público e campanhas de e-mail.

O RPA é uma ferramenta versátil que traz economia para empresas de todos os tamanhos e setores. Ao eliminar tarefas repetitivas e manuais, possibilita que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas, aumentando a produtividade e reduzindo erros.

Benefícios do RPA da Samsung 

Confira, abaixo, quais são as principais vantagens de usar o RPA da Samsung:

1. Velocidade e precisão

Um dos benefícios mais citados do Brity é a capacidade de executar tarefas com extrema velocidade e precisão. Utilizando a tecnologia de “screen scraping,” o sistema é capaz de interagir com vários formatos de dados e ambientes, incluindo sistemas operacionais, documentos em Excel, PDFs e ambientes web. 

Essa capacidade de agir rapidamente e com exatidão em diferentes plataformas permite uma redução significativa no tempo necessário para realizar tarefas rotineiras, melhorando, assim, a eficiência geral da empresa.

2. Eleva o moral dos funcionários

Ao automatizar tarefas repetitivas e tediosas, o Brity libera os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas, que usem mais a criatividade e seus conhecimentos.

Apresentando, assim, um efeito positivo sobre a moral e a satisfação dos colaboradores. Quando as pessoas sentem que suas habilidades estão sendo melhor utilizadas e que estão contribuindo de forma mais significativa para os objetivos da empresa, naturalmente aumenta seu engajamento e motivação no trabalho.

3. Segurança

Questões de segurança são preocupações crescentes em muitas indústrias. O RPA da Samsung oferece uma vantagem substancial nesse sentido, pois a automação garante que todas as ações são realizadas de acordo com as diretrizes estabelecidas e são registradas para auditoria. 

Além disso, o sistema mantém todas as informações sensíveis (como senhas) dentro do ambiente do cliente, seja ele baseado em nuvem ou on-premise, oferecendo conformidade com regulamentos de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

4. Aumento na produtividade

O aumento da produtividade é talvez o benefício mais abrangente do Brity. Ao permitir que as empresas automatizem tarefas em diversos departamentos, desde TI e contabilidade até marketing e gestão de estoque, a tecnologia libera tempo valioso que pode ser melhor investido em áreas que realmente necessitam de intervenção humana

Leva, como consequência, a melhorias significativas em KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) importantes, impactando positivamente o resultado final da empresa.

Por exemplo, aqui na Tec, a automação conseguiu economizar 1,5 horas no cadastro de usuários do HCor, 400 minutos na geração de relatórios para clientes e 5 minutos por solicitação de orçamento a fornecedores. 

Ou seja: não apenas acelera os processos operacionais, mas também permite que os funcionários se concentrem em atividades que agregam mais valor, como engajamento com o cliente, desenvolvimento de novos produtos ou estratégias de negócios.

5. Escalabilidade e flexibilidade

O RPA foi projetado pela Samsung para ser tanto escalável quanto flexível, permitindo às empresas crescerem e adaptarem-se às mudanças do mercado rapidamente. 

O que isso quer dizer? Que a tecnologia pode ser facilmente configurada para atender a diferentes setores e tarefas, desde atividades mais simples até operações mais complexas que envolvem múltiplos sistemas e variáveis. 

Essa característica torna a solução particularmente atrativa para empresas em crescimento ou aquelas que necessitam de uma estrutura flexível para atender às demandas operacionais em constante evolução.

6. Experiência do cliente melhorada

O RPA não é apenas benéfico para as operações internas; como também tem o potencial de melhorar significativamente a experiência do cliente. Ao automatizar tarefas como atendimento ao cliente e