Entenda como funciona o cardápio digital | Tec Mobile
Mulher em frente a um balcão de atendimento de um restaurante selecionando os pratos em um cardápio digital de tablet.
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Restaurantes precisam investir continuamente para se manterem competitivos. No contexto atual, isso é feito por meio da tecnologia: apostar em novidades como o cardápio virtual ajuda a otimizar os processos da empresa, melhora a experiência de clientes e, em longo prazo, a ampliar a lucratividade do negócio.

O investimento no cardápio virtual é um passo que aumenta a inovação da empresa e maximiza a sua habilidade de atender a demandas de consumidores de uma forma mais dinâmica e alinhada com as tendências do mercado atual.

Justamente por isso, investir nessa tecnologia é uma ótima forma de atrair novos clientes e melhorar a credibilidade da sua marca. Se você quer saber mais sobre o cardápio digital e como ele pode te ajudar a ter mais receitas, confira o nosso post!

O que é um cardápio digital?

O cardápio digital é qualquer tecnologia que dá a um restaurante a chance de fornecer o seu cardápio de maneira digitalizada para os seus clientes. Isso pode ser feito por meio de recursos como uma página web, um tablet ou até mesmo um board menu. Assim, clientes podem definir o que consumirão em um meio totalmente digital.

Como o cardápio digital funciona?

Existem diferentes tipos de cardápios digitais. Cada um deles é voltado para atender as demandas de cada tipo de empresa. Confira a seguir os principais!

Board menu virtual

Esse modelo de cardápio é tradicionalmente encontrado em redes de fast food. O board menu digital é um painel em que as opções do cardápio são exibidas para os clientes. Em geral, ele fica conectado a uma parede ou em uma TV colocada em um local de grande destaque (vídeo wall).

O board menu digital pode ser atualizado continuamente, conforme as demandas da empresa, por meio de um único computador. Como ele é 100% virtual, não há um gasto com a impressão de placas ou prazos para substituir itens do cardápio: basta dar um clique e todos os painéis da empresa são modificados.

Cardápio digital para tablets

Esse tipo de cardápio digital utiliza um aplicativo conectado a um tablet para a exibição dos conteúdos. O cliente faz o acesso por meio do dispositivo e, se existir a funcionalidade, também faz o seu pedido. Tudo isso sem precisar esperar por um atendente estar disponível.

Assim como os boards, o cardápio digital para tablets pode ser atualizado automaticamente pela empresa. Portanto, os mesmos custos com impressão e prazos são eliminados. Mas, neste caso, a empresa consegue fornecer uma experiência personalizada para o cliente, garantindo que todos possam ver os itens disponíveis para consumo sentados em suas mesas.

Cardápio digital com QR code

Esse modelo permite aos clientes saber quais são os produtos disponíveis diretamente em seus aparelhos móveis. A partir da leitura de um QR code com um smartphone, o consumidor é direcionado para uma página web. Ali, ele poderá identificar o que quer comer antes de chamar um atendente.

O cardápio digital acessível via QR code é uma opção que traz os benefícios do cardápio digital, sem que a empresa precise investir em um conjunto de tablets ou em equipamentos de vídeo wall. Porém, essa pode ser uma opção com menos recursos. Afinal de contas, a empresa não terá acesso às mesmas funcionalidades de quem investe em um aplicativo personalizável e acessível, via tablets próprios.

Por que restaurantes devem investir nessa alternativa?

O investimento em um cardápio digital pode atrair vários benefícios para a sua empresa. Juntos, eles facilitam a transformação do negócio em um restaurante competitivo e moderno. Confira os principais a seguir!

Facilita a customização dos pratos

O cardápio digital permite a clientes garantir que os pratos servidos sempre atenderão às suas demandas. Afinal de contas, será muito mais fácil exibir as opções de personalização, evitando erros durante o preparo.

Melhora a experiência de consumo

A experiência de consumo também é otimizada. Para a empresa, isso é muito importante: consumidores que se encantam com um atendimento inovador se fidelizam com mais facilidade à sua marca.

Reduz custos

Soluções de cardápio digital conseguem reduzir os custos que uma empresa tem para se manter funcional. Alguns, como a impressão de cardápios atualizados ou para reposição, serão muito menores. Além disso, o time de atendimento poderá focar em rotinas mais importantes, melhorando o seu nível de produtividade.

Otimiza o fechamento de contas

O fechamento de contas é um momento crítico do atendimento de qualquer restaurante. O cardápio digital ajuda o negócio a evitar erros e a acelerar essa rotina. Afinal, o tempo gasto conferindo os pedidos entregues para cada mesa será muito menor.

Quais outras tecnologias podem ser integradas ao dia a dia do restau