Saas, PaaS e IaaS: tipos de serviço de computação em nuvem | Tec Mobile
Saas-PaaS-e-IaaS
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 6 minutos

 

SaaS, PaaS e IaaS. Quando se fala em computação em nuvem, parece uma grande sopa de letrinhas. Mas o fato é que cada um dos modelos tem seus diferenciais, que podem fazer toda a diferença na estratégia de uso da empresa.

Por isso, conhecer em detalhes o que é o SaaS, PaaS e IaaS pode fazer toda a diferença para o futuro da sua empresa em termos de hospedagem, uso de softwares, ou mesmo desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados na nuvem.

Para explicar melhor as diferenças entre cada um dos serviços de computação em nuvem, preparamos o artigo abaixo com tudo o que você precisa saber antes de tomar a melhor decisão. Siga a leitura e confira!

Quais são as diferenças entre IaaS, PaaS e SaaS?

IaaS, PaaS e SaaS significam Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como Serviço.

Cada um descreve uma maneira de como você pode usar a nuvem para sua organização. Os modelos de serviço não se opõem diretamente uns aos outros, mas cobrem um certo grau de gerenciamento de TI, oferecendo assim uma alternativa às soluções de TI autogerenciadas no local.

Por exemplo, enquanto as soluções tradicionais exigem que você gerencie sua própria infraestrutura de TI e software interno, a IaaS oferece uma abordagem de pagamento conforme o uso para armazenamento, rede e virtualização.

Além disso, o PaaS inclui ainda mais serviços como ferramentas de desenvolvimento de hardware e software disponíveis via web. E com o SaaS, você obtém o mais alto grau de gerenciamento de fornecedores ao “alugar” soluções completas de software.

Exemplos de IaaS

Abaixo estão dez empresas que fornecem plataformas IaaS para diversas necessidades de negócios (algumas delas também oferecem modelos PaaS ou SaaS):

Exemplos de PaaS

Abaixo estão dez provedores de PaaS populares que as empresas usam para criar aplicativos personalizados para as suas necessidades de negócios.

Exemplos de SaaS

Software-as-a-Service já existia antes mesmo de as empresas começarem a migrar para a nuvem. Os melhores exemplos são os serviços de e-mail baseados na Web, como Outlook ou Gmail. Abaixo estão alguns provedores de SaaS com os quais você provavelmente estará familiarizado.

IaaS vs. PaaS

A infraestrutura como serviço (IaaS) oferece a você um grande controle sobre seus sistemas operacionais. É a base do seu ambiente de computação em nuvem.

Com a Platform-as-a-Service (PaaS), por outro lado, você pode criar aplicativos sem precisar hospedá-los no local, para que você se beneficie de mais flexibilidade, mas tenha um pouco menos de controle.

Qual modelo de serviço é melhor para você, depende das necessidades da sua empresa. Por exemplo: Se você deseja construir um site, um produto IaaS como o Amazon Webs Services pode fornecer a infraestrutura para hospedar o site e seus aplicativos.

No entanto, se você deseja adicionar recursos personalizados, um produto PaaS como o Google App Engine não apenas hospeda seu site, mas também permite que seus desenvolvedores criem e implementem aplicativos personalizados.

Leia também::: Confira as 7 melhores dicas de como otimizar processos

SaaS vs. PaaS

Conforme descrito acima, PaaS é usado como uma forma de construir novos produtos em cima de sua rede já existente. Mas o Software-as-a-Service (SaaS) leva isso um passo adiante. Os produtos SaaS são totalmente gerenciados pelo fornecedor e prontos para uso por suas equipes.

Então, quando você deve escolher um produto PaaS em vez de um produto SaaS? Por exemplo, se você deseja criar um aplicativo de folha de pagamento adaptado às suas necessidades de RH, o PaaS fornece todas as ferramentas necessárias para ter sucesso.

Uma vez que seu produto esteja finalizado, ele pode ser considerado SaaS. No entanto, se você preferir facilidade de uso imediata, um aplicativo de folha de pagamento como o Quickbooks seria a melhor opção.

IaaS vs. SaaS

Com um produto SaaS, você obtém o máximo de serviço do seu provedor terceirizado em termos de gerenciamento e manutenção de software.

Por outro lado, com a infraestrutura como serviço, o provedor apenas fornece e mantém componentes principais, como servidores ou armazenamento.

Qual modelo é melhor para o seu negócio depende muito do que você está tentando alcançar.

Se você precisa de uma quantidade máxima de controle no ambiente de nuvem e deseja evitar problemas de dados de gerenciamento externos que possam comprometer a funcionalidade ou a segurança de seus dados, o IaaS é a melhor opção.

No entanto, se você não precisa de muita flexibilidade e valoriza a facilidade de uso, migrar para uma solução SaaS de pequena escala é a melhor ideia.

Prós, contras e casos de uso de SaaS

Para compreender melhor as diferenças entre SaaS, PaaS e IaaS, é preciso compreender os prós e contras de cada um. Os prós de usar SaaS incluem:

  • Fácil de acessar e usar: o principal benefício dos produtos SaaS é que as organizações podem usá-los assim que se inscreverem, pois é o modelo de nuvem mais fácil de configurar e executar. O SaaS também é o mais fácil de manter porque os provedores de nuvem gerenciam tudo.
  • Escalabilidade: para adicionar usuários, as empresas só precisam atualizar seus planos ou assinaturas existentes. Eles não precisam comprar espaço adicional no servidor ou licenças de software.

Contras de usar SaaS incluem:

  • Falta de controle: as empresas não têm controle sobre as infraestruturas de nuvem de seus provedores. Consequentemente, se o provedor tiver uma interrupção, eles também terão.
  • Problemas com integrações: as empresas podem ter problemas para integrar seu software interno existente com os aplicativos SaaS, pois suas APIs internas e estruturas de dados podem não se integrar aos aplicativos externos.

Os casos de uso de SaaS incluem aplicativos corporativos para serviços como e-mail, gerenciamento de vendas, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), gerenciamento financeiro, gerenciamento de recursos humanos, cobrança e colaboração.

Leia também::: Como gerenciar aplicativos que seus funcionários instalam? Entenda!

Prós, contras e casos de uso de PaaS

Os prós do PaaS incluem:

  • Simplicidade e conveniência: os provedores de PaaS fornecem a maior parte da infraestrutura e outros serviços de TI para organizações, que os usuários podem acessar desde que tenham uma conexão com a Internet e um navegador da Web.
  • Desenvolvimento mais rápido: as plataformas PaaS fornecem infraestruturas de computação e armazenamento, juntamente com serviços de edição de texto, gerenciamento de versões, compilação e teste que ajudam os desenvolvedores a criar softwares com eficiência. Eles também ajudam as equipes de desenvolvimento a trabalharem juntas, independentemente de onde estejam fisicamente localizadas.

Contras de PaaS incluem:

  • Falta de escalabilidade: as ferramentas PaaS são um pouco mais rígidas que as ferramentas IaaS, o que pode ser um problema para organizações que experimentam uma demanda extremamente alta por seus produtos ou serviços em vários momentos do ano.
  • Dependência do fornecedor: como os fornecedores de PaaS têm requisitos de configuração exclusivos, as organizações podem achar difícil migrar de um fornecedor para outro.

Os casos de uso de PaaS incluem:

  • Desenvolvimento de API: os desenvolvedores podem usar PaaS para desenvolver, executar, gerenciar e proteger APIs e micro serviços.
  • Internet das coisas (IoT): PaaS oferece suporte a uma variedade de ambientes de aplicativos, ferramentas e linguagens de programação usadas para implantações de IoT.
  • Análise de negócios: as empresas podem usar ferramentas de PaaS para analisar seus dados e descobrir insights de negócios para uma melhor tomada de decisão.

Prós, contras e casos de uso de IaaS

Os prós da IaaS incluem:

  • Custo-benefício: o IaaS torna mais fácil, rápido e econômico para as empresas operar cargas de trabalho porque elas não precisam comprar, gerenciar e dar suporte à infraestrutura subjacente.
  • Escalabilidade: A infraestrutura em nuvem garante que as empresas tenham acesso a todos os recursos de que precisam quando precisam.

Contras de IaaS incluem:

  • Segurança: em um ambiente IaaS, as empresas cedem o controle sobre a segurança na nuvem para o fornecedor terceirizado. Portanto, mesmo que uma violação de dados não afete diretamente os dados de uma empresa, o sistema comprometido ainda pode colocar em risco suas operações.
  • Problemas técnicos: Algumas empresas podem enfrentar um tempo de inatividade com IaaS que não podem controlar. Quaisquer problemas enfrentados pelo provedor podem limitar o acesso das empresas aos aplicativos e dados de que precisam para operar diariamente.

Os casos de uso para IaaS incluem:

  • Hospedagem de sites: as empresas podem economizar dinheiro usando ferramentas IaaS em vez de hospedagem na web tradicional para executar seus sites.
  • Implantação de software: as empresas podem usar a IaaS para implantar e executar software comercial comum, como SAP e Salesforce, por exemplo.
  • Teste e desenvolvimento: o IaaS permite que os desenvolvedores aumentem mais facilmente os ambientes de desenvolvimento e teste.

Leia também::: Conheça 6 vantagens da locação de desktop

Faça a escolha mais acertada entre SaaS, PaaS e IaaS

Conseguiu entender as diferenças entre SaaS, PaaS e IaaS? Resumindo, o modelo IaaS oferece os recursos computacionais que as empresas precisam para hospedar, construir e executar seus serviços.

O modelo PaaS fornece um ambiente para os desenvolvedores criarem e implantarem aplicativos. O modelo SaaS entrega software para usuários e empresas pela Internet.

Cada modelo de serviço de computação em nuvem oferece diferentes recursos e benefícios para as empresas.

Portanto, esses três modelos de serviço em nuvem costumam ser usados ​​simultaneamente nas empresas. Em relação ao IaaS, existem diferentes tipos de nuvem entre os quais as empresas podem escolher dependendo de suas necessidades e objetivos.

Por fim, esperamos que tenham compreendido as diferenças e quando escolher o SaaS, PaaS e IaaS. Mas se preferir, entre em contato com nossos especialistas que podem te ajudar a fazer a escolha mais assertiva para sua empresa!

Deixe um comentário