Guia completo de brand marketing que você precisa ter | Tec Mobile
guiacompletodebrandmarketingquevoceprecisater
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

Quem está por dentro das tendências de mercado sabe como a era digital transformou as formas de buscar e consumir produtos de todos os tipos. Dessa forma, o fortalecimento da relação de uma marca com seu público-alvo representa um procedimento essencial para quem deseja ganhar visibilidade e se conectar com parceiros e clientes.

A busca por recursos que atendam a essa demanda apontam para o brand marketing. Contudo, será que a sua empresa está preparada para implementar esse sistema corretamente?

Neste post, você encontrará um guia completo sobre o que é brand marketing e o que precisa ser feito para que ele produza excelentes resultados. Continue a leitura e confira!

O que é Brand Marketing?

Podemos definir brand marketing ou brand awareness — como também é conhecido —, como conjunto de estratégias de comunicação voltadas para construir uma imagem coerente com a identidade, valores e propósito de uma marca.

Para alcançar esse objetivo, a empresa deve concentrar seus esforços nos seguintes pilares fundamentais: identidade, visibilidade e credibilidade. 

Isso porque, tais elementos representam a maioria das áreas em que a empresa precisa ganhar força no mercado, permitindo um comportamento mais acertado para conquistar e engajar a sua audiência.

O pilar da identidade se concentra naquilo que a empresa produz para impactar o público, ou seja, as soluções que ela oferece, bem como dos conteúdos que ela produz para levar sua mensagem.

No caso da visibilidade, temos um pilar que se refere à maneira como a empresa é vista pelo público-alvo e a influência que a sua imagem exerce no cenário empresarial como um todo. A credibilidade, por sua vez, é um pilar fundamentado na reputação do negócio, e a segurança que ele transmite para o mercado.

Nesse contexto, os gestores devem estar cientes da importância da legitimidade das suas ações, isto é, que elas sejam baseadas na verdade. 

Não adianta, por exemplo, dizer que é sustentável, mas comprar insumos de fornecedores que poluem o meio ambiente ou exploram a natureza de maneira predatória. Outro ponto de contradição é fazer propagandas para mostrar apoio à diversidade, porém não adotar essa postura no seu quadro de funcionários.

O perfil dos novos consumidores é extremamente crítico e exigente — cada vez mais eles observam o comportamento das marcas diante de questões sociais, especialmente a maneira como elas contribuem para uma sociedade melhor.

Como fazer Brand Marketing?

O primeiro passo para desenvolver a sua estratégia de brand marketing é definir o posicionamento da organização, como oferecer motivos plausíveis para que as pessoas decidam pela sua marca em meio a milhares de concorrentes.

Nesse cenário, uma propaganda bonita, o menor preço ou a qualidade do produto não são mais suficientes para ganhar a atenção e admiração dos consumidores. É indispensável adotar uma postura que gere um sentido de identificação, além de ter um tom de voz e um discurso alinhado com as expectativas dessas pessoas.

O objetivo principal é fazer com que a sua marca represente uma ideia. Isso facilita o processo de atração e retenção. 

Outra peça importante para um bom brand marketing é a entrega de valor. Garantir que todas as interações ao longo da jornada de compra agreguem experiências positivas aos potenciais compradores — seja por meio de conteúdos, um atendimento de qualidade ou uma postura humanizada. Enfim, oferecer diferenciais que façam sentido para os objetivos da marca.

Ademais, não podemos falar em brand marketing sem destacar a importância de acompanhar a concorrência, que é uma parte bem especial da estratégia. Para que qualquer planejamento seja bem-sucedido, é preciso estar por dentro do que acontece ao seu redor e analisar a melhor forma de se encaixar nesse mercado.

Por isso, monitorar de perto a atuação das outras marcas é um detalhe tão relevante. Ao contrário do que muitos podem imaginar, o intuito por trás dessa prática não é copiar as ações dos seus adversários, mas sim coletar insights e identificar oportunidades coerentes com a realidade do seu negócio.

A partir desse procedimento, também é possível visualizar os pontos fracos dos outros players, e não cometer as mesmas falhas. Isso pode envolver a forma de dialogar com público, os valores que estão sendo transmitidos para o mercado etc.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Assim como toda metodologia valiosa e essencial, o brand marketing também apresenta motivos bem convincentes para ser implementado em qualquer empreendimento. A seguir, confira alguns dos principais benefícios.

Promove o reconhecimento da marca

A grande questão do brand marketing em torno da imagem das empresas é que essa estratégia promove a conquista de clientes pelo seu lado emocional.

Em suma, as pessoas estão interessadas em todo o conjunto de ações que expressam a missão do seu negócio, e não são atraídas, simplesmente, pelo que você está vendendo.

Então, a primeira vantagem que merece atenção nesse tipo de abordagem é que o seu propósito no mercado, a razão de ser do empreendimento tem um impacto significativo na etapa de convencimento,

Uma vez alcançada essa visibilidade para sua posição, a tendência é que o que você vende ou tipo de produto que pretende lançar no mercado passe a ter menos importância. Os clientes provavelmente vão embarcar em qualquer jornada com a marca.

Ademais, lembre-se de que consumidores fiéis são verdadeiros entusiastas, ou seja, fãs das empresas de sua preferência e acabam divulgando, naturalmente, o seu nome, atraindo novos clientes sem nenhuma vantagem em troca.

Reduz o Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Com um bom branding, a redução do Custo de Aquisição de Cliente é uma consequência direta, tendo em vista que a boa reputação da marca no mercado inspira confiança e mantém uma base de clientes engajada.

Nesse caso, a lição mais importante é que consumidores satisfeitos expõem sua preferência, e certamente vão listar alguns benefícios da experiência com as soluções da sua empresa para potenciais compradores.

Aumenta o valor dos produtos ou serviços

Que o aumento da lucratividade é uma das principais finalidades perseguidas por uma organização, não restam dúvidas.

Mas quando seus processos estão bem alinhados com uma cultura baseada na entrega de valor e na missão de oferecer experiências únicas ao seu público, o mais comum é que as pessoas não foquem no preço, mas sim na solução e na qualidade de vida que você entrega.

Quem se preocupa com a sustentabilidade, por exemplo, não vai se importar em pagar um pouco mais caro para contribuir com a causa na qual acredita. Trata-se de uma questão de princípios e convicções.

Logo, ao investir no brand marketing do seu negócio, um dos resultados colhidos a longo prazo é a valorização dos produtos e dos serviços.

Fortalece a relação entre empresa e colaboradores

Ao difundir uma missão coerente para o seu negócio, outra vantagem obtida é o fortalecimento da relação com os colaboradores. Ao contrário do que muitos podem imaginar, uma boa parte dos profissionais não trabalham pelo salário ou benefícios que a empresa oferece — eles admiram o legado da empresa e desejam contribuir com o seu sucesso.

A ideia é que, se você utiliza o brand marketing para o fortalecimento de valores, as equipes passam a ser guiadas por um propósito maior. Com isso, a motivação para desenvolvimento do trabalho cresce e a produtividade será mais alta.

Além disso, uma empresa que investe no brand marketing consegue não somente reter os seus grandes talentos, como também atrair excelentes profissionais para reforçar o time.

Como estimular o engajamento do público?

Promover o engajamento do público-alvo com a marca é uma tarefa que está longe de ser simples. Por isso, suas estratégias devem ser guiadas por um bom plano de longo prazo.

Embora não haja regras e modelos pré-estabelecidos, podemos destacar alguns elementos indispensáveis para que o brand marketing seja colocado em prática. Confira algumas dicas a seguir!

Faça o mapeamento da persona

Identificar corretamente sua audiência é uma peça fundamental para que os esforços de brand marketing não fracassem. Nesse cenário, a entrega de um resultado mais fiel à realidade depende, necessariamente, do mapeamento de personas.

Para tanto, a ideia é considerar mais que os dados demográficos básicos, dando uma atenção especial às características psicológicas que ajudem a entender seus hábitos de compra e sentimentos em relação à marca. Isso traz consistência e efetividade para suas ações.

Produza conteúdos relevantes

A maneira como a sua empresa interage com potenciais consumidores também é um pilar indispensável para um brand marketing bem-sucedido. Uma das maneiras mais eficientes para construir confiança e lealdade é a produção de conteúdos relevantes.

Nesse sentido, você pode utilizar os blog posts para nutrir e educar a sua audiência quanto ao alinhamento de valores, e sobretudo fazê-los entender o porquê investir nas soluções que a sua empresa oferece.

O uso das redes sociais também é um meio bastante propício para desenvolver um diálogo mais próximo e focado no engajamento. Independentemente do canal de comunicação que você utilize — Facebook, Instagram, Twitter, YouTube —, o mais importante é que a sua mensagem tenha uma identidade padrão.

Portanto, defina com cuidado o tom de voz, a estética visual, enfim, as características que permitam seu reconhecimento em todos os materiais compartilhados com o público.

Invista em storytelling

A contribuição do storytelling para o brand marketing de uma empresa se dá por meio de histórias em que é possível se estabelecer uma relação emocional, e, consequentemente, um impacto muito mais forte nos clientes.

A técnica traz a sensação de que as pessoas estão praticando as mesmas ações que estão sendo narradas. Por isso, são bastante eficientes na propagação de ideias e também no engajamento dos grupos desejados.

Um trabalho de storytelling bem desenvolvido é capaz de aumentar as vendas de determinado produto ou serviço de maneira significativa, permitindo a interação do público em diferentes plataformas.

Ofereça uma experiência diferenciada

A vivência de um cliente com a marca é um fator crucial para gerar satisfação e encantamento, isto é, criar memórias positivas e fazer com que ele sinta vontade de comprar novamente.

Hoje, quando falamos em experiência diferenciada, significa a necessidade de oferecer as melhores experiências ao longo de toda a jornada de compra — desde a primeira interação, até o pós-venda —, de modo que haja continuidade nesse ciclo, independentemente do canal utilizado pelo comprador.

Em outras palavras, isso quer dizer que a impressão passada no primeiro contato pode ser determinante para que a pessoa se sinta motivada e continue investindo nos seus produtos ou serviços.

Do mesmo modo, a forma como uma transação se encerra pode dizer muito sobre uma nova oportunidade de venda com aquele cliente ou não.

O consumidor moderno preza por relações cada vez mais personalizadas com suas marcas de sua preferência. Eles são bem informados e não se contentam apenas com preço mais competitivo, ou exclusivamente com a qualidade.

Não adianta, por exemplo, prestar um ótimo atendimento e não oferecer um bom suporte caso aquela pessoa tenha algum problema com o produto ou serviço — se ela tem dificuldade para realizar uma troca, se ela teve frete grátis, mas os prazos não foram cumpridos se ela pediu o cancelamento, mas não teve retorno, entre outros cenários.

Em um mundo extremamente competitivo, onde várias empresas oferecem soluções parecidas, os mínimos detalhes serão decisivos para fortalecer a sua posição e credibilidade.

Lembrando que, da mesma forma que um cliente fidelizado é um grande promotor da sua marca, a experiência ruim também pode se propagar facilmente e comprometer todos os esforços. 

Como você pode ver, o brand marketing é uma arma poderosa para gerar vantagens competitivas a uma empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Empreendimentos que se preocupam com a construção de uma identidade forte e honesta estão um passo à frente dos adversários.

O gerenciamento eficiente da marca é um dos atributos fundamentais para que se execute as ações necessárias ao aprimoramento da percepção que o público tem sobre ela, e assim transformar leads em vendas.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que é brand marketing e como ele é importante para o sucesso do seu negócio, aproveite para dividir esse conhecimento com os amigos e parceiros. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário