Falta inovação tecnológica no empreendedorismo brasileiro?
Quem decide iniciar o próprio negócio sabe que os desafios não são poucos. A sobrevivência das micro e pequenas empresas depende do cenário econômico nacional, da regulamentação, disponibilidade de crédito e das múltiplas crises políticas e econômicas, além da iniciativa, da preparação e do conhecimento administrativo e gerencial do empreendedor e, claro, da importância direcionada para a inovação tecnológica.
De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae em 2014, 6 em cada 10 empresas brasileiras “fecham as portas” nos primeiros dois anos de existência. Os especialistas apontam que este número está especialmente relacionado à falta de planejamento e de uma gestão bem fundamentada, focada em resultados – e a inovação tecnológica também faz parte desse processo.
O problema é que tem se dado pouca atenção à otimização e aprimoramento dos processos. Falta capacitação profissional, gestão de pessoas e gestão da inovação em empresas brasileiras de todos os tamanhos. As mudanças ocorrem cada vez mais rápido e, dessa forma, é necessário antever e estar preparado para atender às necessidades do mercado.
Primeiramente, é essencial elaborar um bom plano de negócios, considerando as principais questões como recursos, mercado potencial, concorrência e fatores tecnológicos. O segundo passo é estabelecer um ambiente que promova a inovação, desenvolver e investir em recursos humanos e capacitação tecnológica, manter contatos com fontes de conhecimento e referência, bem como estabelecer parcerias duradouras e colaborativas.
É preciso encarar a inovação tecnológica como uma oportunidade e tê-la como uma visão de longo prazo, algo que ajudará a empresa a lidar com os possíveis riscos. Independentemente do tamanho do seu negócio, encare-o como grande e aproveite todos os instrumentos que possam te ajudar a chegar mais longe; esteja por dentro das tendências para transformar a sua gestão e o seu processo de tomada de decisões.
Em um cenário com tamanha diversificação e disponibilidade de ferramentas e recursos de informação e comunicação, não aproveitar tudo isso para agregar valor ao seu negócio é mais do que um atraso – é perda de tempo e oportunidades.
Vamos seguir por um exemplo próximo: os institutos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa de mercado e opinião com 600 pessoas, são necessárias mais de 6.000 folhas de papel, sem contar outros recursos e a mão de obra para a coleta, processamento e a apuração de dados. Concorda que esta é uma opção nada econômica, otimizada, e ambientalmente correta? Para que pôr em dúvida a credibilidade, segurança e agilidade da pesquisa usando um meio de coleta ultrapassado, enquanto há disponíveis no mercado ferramentas tecnológicas que podem aprimorar todo este processo?
O Brasil é um país empreendedor, mas essa característica é muito mais quantitativa do que qualitativa. Isto acontece porque a inovação tecnológica, muitas vezes, é encarada apenas como necessidade e não como oportunidade. A partir do momento em que contamos com recursos e ferramentas acessíveis para a otimização de processos, podemos focar nossas energias no que realmente importa, agregando valor aos nossos serviços e produtos, ao invés de nos atentarmos apenas na execução de cada atividade.
Pensando no caso dos institutos de pesquisa e qualquer empresa que necessite coletar dados, preparamos o eBook “5 Dicas para tornar sua pesquisa mais rápida e barata”, com foco na importância da inovação tecnológica para as pesquisas de mercado e opinião. O conteúdo é exclusivo e traz dicas que fazem a diferença!
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