comootimizaragestaodeequipeemhomeofficeconfira
Publicado em 15 de junho de 2022 Por Tec Mobile

Última modificação em:

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você mantém uma boa política de gestão de equipe home office? Os últimos anos foram marcados pelo impulsionamento dos regimes de trabalho remoto ou híbrido. Nesse contexto, garantir que as equipes trabalhem com qualidade e dentro dos padrões esperados pelos clientes e parceiros comerciais, muitas vezes, pode ser um desafio.

A rotina de trabalho em home office exige cuidados especiais da equipe de gestão e de tecnologia. Além de garantir os equipamentos certos, a empresa também deve investir em boas rotinas de segurança de dados e de infraestrutura de TI.

Assim, todos os profissionais conseguirão entregar os resultados esperados. Veja como fazer a gestão de equipe home office da sua empresa a seguir!

Qual o diferencial da gestão de equipe em home office?

A gestão de equipe home office pode ser um processo muito desafiador. As empresas precisam garantir que os times consigam manter a sua produtividade e integração, mesmo que as pessoas não estejam lado a lado fisicamente. Tudo isso, sem comprometer a qualidade de seus processos ou a integridade da sua infraestrutura tecnológica.

As rotinas de gestão de equipes em home office são estruturadas com esse foco. Elas contam com o uso de tecnologias e mecanismos de trabalho que conseguem manter os times integrados, mesmo estando em locais diferentes. Como veremos a seguir, isso ajuda a marca a manter a sua competitividade e produtividade, de acordo com os requisitos de qualidade internos.

Por que é importante ter uma rotina de gestão adaptada para esse cenário?

Quando falamos em trabalho remoto, estamos falando de um processo complexo, em que há a necessidade de se manter o padrão de qualidade interno, mesmo com as pessoas trabalhando diariamente em um ambiente que não está totalmente sob controle das equipes de gestão. Portanto, os líderes de cada setor devem adotar práticas específicas para esse cenário, reduzindo riscos e vulnerabilidades.

Como os profissionais estão submetidos a um ambiente diferente do que o tradicional, os fatores que podem comprometer a sua performance são muito maiores. O mesmo vale para os pontos que ajudam a marca a ter dificuldades para entregar resultados, como ameaças de segurança digital ou problemas na infraestrutura. Em função disso, é importante adotar os mecanismos específicos para o home office, reduzindo as chances de problemas ocorrerem.

Como otimizar a gestão da equipe que trabalha em home office?

Como apontamos, existem rotinas de gestão que se alinham especificamente com o trabalho remoto. Veja quais são, a seguir!

Tenha ferramentas de comunicação corporativa

Soluções de comunicação corporativa são cruciais para a sua empresa se manter integrada, quando há uma rotina de trabalho remota. Elas ajudam na troca de dados, envio de alertas e realização de videoconferências. Além disso, contam com recursos alinhados com as dinâmicas do ambiente corporativo, como mecanismos especiais de segurança de dados e ferramentas de auditoria.

Faça uso de uma solução de gestão de tarefas

A gestão de tarefas é um dos maiores desafios de quem trabalha com o regime de home office. Como as pessoas estão em ambientes diferentes, garantir que todos tenham alta produtividade e mantenham as entregas em dia pode ser um problema. Nesse contexto, as ferramentas de gestão de tarefas centralizam a distribuição de responsabilidades, o que diminui atrasos, ao tornar mais simples a priorização de rotinas.

Invista na nuvem

Uma das tecnologias mais importantes para fluxos de trabalho remoto é a computação em nuvem. Ela auxilia profissionais a terem alta mobilidade, independentemente do dispositivo que utilizam. Além disso, reduz custos, sem comprometer a escalabilidade da empresa.

Diante disso, quando falamos em gestão de equipes remotas, o cloud computing é uma tecnologia fundamental. Fazendo o seu uso, a empresa terá meios para compartilhar dados, gerir documentos e gerenciar o seu fluxo administrativo, de maneira centralizada e acessível para toda a equipe. Tudo isso sem gastar mais do que gastaria no trabalho presencial.

Cuide da segurança de dados

A segurança de dados deve ser reforçada durante o trabalho remoto. Como os profissionais utilizarão uma infraestrutura que não foi totalmente homologada pela equipe de TI, é importante ter meios para evitar ataques e problemas. Eles envolvem passos, como os seguintes:

  • a revisão das regras de segurança e gestão de dados;
  • a implementação de soluções de monitoramento de atividades;
  • a instalação de VPNs;
  • a atualização contínua de sistemas de segurança digital.

Treine os times para esse fluxo de trabalho

Para mitigar riscos e manter a produtividade, também é importante treinar as suas equipes. Os times precisam ser capacitados para entregarem os resultados esperados e, ao mesmo tempo, evitarem situações de risco. Isso dará mais impacto para as decisões de gestão de equipes remotas e tornará o fluxo de trabalho menos sujeito a falhas.

Fique atento para a comunicação

A comunicação é um dos pontos mais importantes para o trabalho remoto dar certo. A empresa precisa estar atenta para garantir o alinhamento de todas as equipes, em relação às suas responsabilidades e metas. Assim, as chances de dificuldades acontecerem serão menores.

Alugue equipamentos de TI

O aluguel de equipamentos de tecnologia, como computadores, tablets e, até mesmo, roteadores, é uma ótima forma de migrar para o trabalho remoto, sem comprometer a qualidade das suas operações. Esse serviço garante que o negócio terá acesso a equipamentos modernos e dentro das suas demandas, sem comprometer o seu orçamento ou a confiabilidade da sua infraestrutura.

A pandemia de Covid-19 mudou radicalmente a maneira como as empresas lidam com as suas rotinas internas. Ao obrigar negócios a migrarem para um regime de trabalho remoto, ela mostrou que é possível ser eficiente, mesmo com pessoas não estando no mesmo local físico.

Agora, com a retomada das atividades presenciais, muitas marcas optaram por manter esse fluxo de trabalho ou migrar para regimes híbridos. Nesses contextos, realizar uma boa gestão de equipe home office é fundamental. A empresa precisa utilizar as melhores práticas para mitigar riscos e garantir boa performance em qualquer cenário. Por isso, não deixe de seguir as dicas deste texto!

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como manter um fluxo de trabalho de alta qualidade? Então, siga os nossos perfis no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn para sempre ter acesso às nossas novidades!