A importância da pesquisa de mercado e por que usar tablets | Tec Mobile
aimportanciadapesquisademercadoeporqueusartablets
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você teve uma boa ideia e quer fazer o lançamento do produto? Um dos passos mais importantes é, antes disso, fazer a pesquisa de mercado. Com ela, você poderá se certificar de que o produto está pronto para ser lançado ou se há ainda alguma ação para ser realizada.

Nesse sentido, se a empresa usar tablets, ela poderá obter resultados mais rápidos e seguros. Para entender melhor, você verá qual a importância da pesquisa de mercado e como esses dispositivos podem ajudá-lo.

Quer mais eficiência? Então, veja agora por que é tão interessante investir em tablets. Boa leitura!

Qual a importância da pesquisa de mercado no lançamento de produtos?

Para que um produto seja lançado, é essencial que exista um planejamento por trás. Assim, depois de todas as etapas cumpridas, pode-se entender que o item está pronto. A pesquisa de mercado é uma forma de entender se tudo que estava planejado realmente funcionará na prática. 

Algumas vezes, por exemplo, as empresas acreditam que o produto tem um grande diferencial e seria útil para muitas pessoas. Ao fazer a pesquisa de mercado, entretanto, descobrem que outros aplicativos podem ser usados para o mesmo fim e que as pessoas não estariam dispostas a comprar ou usar outros tipos de produto ou serviço.

Por isso, essa fase é tão importante, já que testa se a opinião da empresa sobre o produto é igual à dos consumidores. Com os resultados, o negócio terá a chance de fazer pequenas alterações, começar do zero ou mudar a abordagem atual.

Caso a abordagem seja errada, por exemplo, as campanhas de marketing não surtirão o efeito desejado, já que tratará do sentimento ou desejo incorreto do consumidor ou não inspirará vontade de consumo.

Com a pesquisa, a empresa estará pronta para saber, então, qual será o próximo passo rumo ao lançamento.

Como o uso de tablets auxilia na pesquisa de mercado?

Você viu como a pesquisa é importante no processo de criação e lançamento do produto. Para fazer com que o processo seja mais simples e otimizado, é interessante utilizar tablets. Veja agora quais são as principais vantagens disso.

Otimização do tempo

A tecnologia veio para ficar. Uma das principais vantagens dela é a otimização do tempo. No caso de pesquisas, há o problema do retrabalho, já que quem faz as perguntas precisará, depois, fazer a contabilidade dos votos de maneira manual ou passar as informações para um programa digital.

Com a utilização de tablets, todas as informações já são inseridas diretamente nos sistemas que, posteriormente, farão a análise dos dados que gerarão as interpretações desejadas. Dessa forma, menos tempo é necessário para o processamento de informações.

Entretanto, isso não é tudo. Outra vantagem em relação ao tempo está na possibilidade de que cada registro seja feito mais rapidamente. Dessa maneira, mais pessoas podem ser entrevistadas em um período mais curto, fazendo com que o projeto seja concluído com menos horas de duração, se comparado com as metodologias tradicionais.

Mensuração da pesquisa

Como você viu, o processo de mensuração é mais rápido e eficaz, já que não é necessário perder tempo fazendo a contagem das respostas. Com a utilização de aplicativos, é possível que o próprio programa faça gráficos e relatórios sobre o desempenho de cada questão proposta.

Nesse sentido, abrem-se mais oportunidades para a utilização dos dados e informações extraídos das entrevistas. E o melhor de tudo é que os resultados são mais confiáveis. Veja agora por quê.

Maior segurança das informações

Quando a pesquisa é realizada de maneira manual, há mais chances de erros. Para começar, o colaborador pode se confundir e marcar incorretamente a resposta do usuário. Entretanto, isso pode acontecer de novo na hora em que as informações são repassadas para algum programa manualmente.

Nesse caso, qualquer erro pode comprometer a eficácia da pesquisa. Caso os resultados não sejam fiéis à realidade, o principal motivo de executar a ação será perdido, e a empresa poderá errar nas ações a serem seguidas.

Com a utilização de tablets e aplicativos, a inserção das informações fica mais fácil. Além disso, elimina-se a etapa de tratamento de dados, já que tudo é realizado automaticamente pelo sistema.

Organização e praticidade

Os tablets também são importantes para melhorar a organização e praticidade das pesquisas. Em vez de andar com uma quantidade de folhas considerável, os colaboradores precisam portar apenas o dispositivo, nada mais.

Com isso, todo o processo se torna mais prático. Além da etapa de obtenção de respostas, os relatórios também são gerados de forma mais rápida, economizando outras etapas de tratamento de informações.

Para que elas aconteçam, mais folhas de papel ou planilhas precisariam ser usadas, o que dificultaria a organização necessária para que a empresa otimize o tempo e os recursos que tem à disposição. Mais um ponto para os tablets.

Bom custo-benefício

Se comparado com os demais métodos, o uso de tablet apresenta um bom custo-benefício. Para começar, a empresa precisará de menos recursos para obter as mesmas informações, o que diminui os custos. Além disso, terá menos gastos com papel e tempo dos colaboradores para o tratamento das informações.

Nesse caso, a empresa precisará decidir se vai alugar ou comprar os dispositivos. No caso do aluguel, por exemplo, os processos ficarão ainda mais práticos e organizados, já que a sua empresa não terá que cuidar de aspectos importantes, como a configuração e manutenção dos tablets.

Mais do que isso, os itens serão alugados de acordo com a necessidade da empresa, o que faz com que os custos sejam ainda mais reduzidos, já que são evitados os gastos desnecessários com a aquisição de dispositivos com capacidade maior do que a necessária no momento.

Agora que você sabe como o lançamento de produto é importante para sua empresa e como o uso de tablets pode ser útil, é hora de entender mais sobre o assunto e decidir se quer mais comodidade e segurança na obtenção dos seus dados. Para isso, basta procurar uma empresa especializada no assunto.

A Tec Mobile é líder em soluções para tablets e softwares. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar você. Esperamos sua mensagem.

Deixe um comentário